Dicionário de logística: conheça os principais termos usados no setor

Sem Parar: Dicionário de logística: conheça os principais termos usados no setor

Todo departamento e setor tem seus termos específicos, que nomeiam os processos executados. Com o controle de materiais e suprimentos é a mesma coisa. É necessário conhecer o dicionário de logística para organizar o trabalho da melhor forma possível, especialmente o gerenciamento de entregas.

Por isso é importante conhecer as palavras do ramo. Dessa forma, você conhece mais técnicas e recursos que podem ser implementados no seu cotidiano. Por consequência pode montar estratégias operacionais relevantes para a sua empresa.

Será que você conhece os principais termos do dicionário de logística? Confira este conteúdo para tirar a prova e se atualizar sobre o assunto. Vamos lá?

Cross docking

Esse termo tem dois significados:

  1. refere-se a uma movimentação rápida de mercadorias. Os produtos já finalizados são despachados para a expedição, sem passar pelo armazém;
  2. quando a compra em um site promove o envio do item para um centro de distribuição, que entrega ao cliente por meio de uma redistribuição organizada.

Essas duas práticas estarão consolidadas na logística-pós pandemia, pois as demandas dos compradores se tornaram imediatistas, ou seja, quanto mais rápido, melhor. A empresa que oferece essa praticidade tem grandes chances de obter destacar no mercado.

Drop shipping

Também chamado como “estoque na fonte” é uma conduta logística em que o armazenamento e o envio de produtos ficam a cargo dos fornecedores, e não dos revendedores.

Funciona assim: o consumidor realiza o pedido por telefone, e-commerce, e-mail, loja física etc. A empresa recebe o pagamento e repassa o pedido para o fabricante ou fornecedor, que cuida do estoque e envia a mercadoria.

GIS (Geographic Information System)

Sistema que capta, armazena, analisa e compartilha as informações sobre as áreas e regiões do planeta. Como o próprio nome diz, ele é voltado para a gestão de dados geográficos. É um recurso indispensável para identificar as características dos trajetos logísticos a fim de planejar rotas estratégicas para entregar as mercadorias.

AD Valorem

Tarifa que representa o custo do seguro da carga. Ela é cobrada dentro da tabela de fretes. Seu cálculo é feito por meio do porcentual do produto sobre a nota fiscal e o valor do frete.

Vale dizer que o ressarcimento do AD Valorem é exclusivamente monetário (dinheiro em espécie) e corresponde ao valor do bem transportado, isento de impostos. Ou seja, não há devolução da mercadoria sinistrada no trajeto.

APS (Advanced Planning Scheduling)

É um programa de programação e planejamento avançado. Ele foi criado para aprimorar o processo de produção de uma empresa e otimizar seus recursos (insumos, energia, tempo, mão de obra etc.).

Quando uma empresa aumenta seu catálogo de produtos, ampliam-se as demandas na fabricação, o que dificulta o planejamento e a priorização de ordens de produção. É para resolver esse gargalo que o APS surge para tornar as operações mais eficientes e lucrativas.

Aduana

Instituições da Agência da Receita Federal que ficam em portos e aeroportos. Elas fiscalizam a entrada, movimentação e saída de mercadorias do Brasil. Coletam impostos relacionados a esses trânsitos e liberam navios e aeronaves de cargas.

WMS

O WMS é um software logístico integrado à cadeia de suprimentos. Ele gerencia e automatiza os processos logísticos (de ponta a ponta) de um armazém ou centro de distribuição. Assim, a gestão que era realizada por diversos colaboradores em cada etapa, agora é feita pelo programa, que faz tudo, desde os registros de entrada até a expedição.

Conhecer os principais termos do dicionário de logística é a melhor forma de aprimorar o gerenciamento do setor para torná-lo mais eficiente e competitivo no mercado. Ao colocar os conceitos abordados em prática, você eleva as chances de superar a concorrência e fidelizar clientes. Teste e comprove!

Se você gostou do nosso conteúdo, não deixe de nos seguir nas redes sociais (Facebook e LinkedIn) e assinar a nossa newsletter!

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios