Com o preço da gasolina nas alturas e sem qualquer previsão de baixa, é hora de pensar em como economizar combustível, não é mesmo? Por isso, vale a pena considerar algumas mudanças de hábitos no volante e no gerenciamento do carro.
Neste post, a gente separou uma lista de boas práticas para poupar combustível de verdade. Agora é só seguir a leitura para aprender alguns dos principais truques de economia!
1. Mantenha a rotação adequada
Você sabia que a rotação ideal do motor garante não só a diminuição do desperdício de gasolina, mas também evita desgastes desnecessários nos pneus e na embreagem? Assim, a primeira dica tem a ver com a aceleração do carro e a troca de marchas no momento correto.
A sugestão, portanto, é que você mantenha a aceleração suave e garanta que o automóvel se mantenha na rotação de torque máximo. Assim, você conquista um maior desempenho do carro, evita acelerações bruscas e minimiza o consumo de combustível.
2. Calibre os pneus
A diminuição do arrasto do veículo também proporciona economia de combustível e isso tem a ver com a calibragem dos pneus (a cada 3 psi de pressão a menos, o aumento é de 2%). Assim, basta ficar de olho na calibragem e seguir os números recomendados pela montadora do automóvel.
3. Faça manutenções preventivas
Diversos pequenos problemas no carro prejudicam o consumo de combustível, já que diminuem a eficiência do motor. Por isso, é importante que você evite essa e outras dores de cabeça fazendo manutenções preventivas no carro seguindo sempre o prazo indicado pelo fabricante.
4. Adote a direção defensiva
Dirigir de maneira defensiva garante uma experiência muito mais segura para você e para quem divide a estrada contigo, certo? Porém, há diversos outros impactos ao construir esses hábitos tão necessários no volante: menor desgaste do carro, aumento da vida útil das peças do automóvel e redução do consumo de combustível.
Esses resultados positivos estão relacionados à maneira de conduzir o veículo, portanto, ao aplicar a direção defensiva (manter-se distante dos carros, ampliar a visão no trânsito e manter-se presente na ação de dirigir), você evita acelerações desnecessárias e freadas bruscas.
5. Evite usar o ponto morto
Por último, a dica é que você evite utilizar o ponto morto como maneira de poupar combustível. Isso porque esse hábito não passa de um mito e oferece riscos ao motorista, como o prejuízo nos freios, que passam a diminuir a sua ação.
Mesmo em congestionamentos, quando você perceber que o carro ficará preso no trânsito por 2 ou 3 minutos, o ideal é que você desligue o motor. Assim, você poupa a gasolina que antes gastaria em ponto morto.
Ufa! Chegamos ao final da lista de boas práticas para economizar combustível! Vale reforçar que esses cuidados tornam a experiência no volante mais econômica (o seu Cartão Combustível certamente dura mais com essas dicas!) e mais segura.
Se você curtiu este post e as dicas apresentadas por ele, certamente vai gostar dos demais conteúdos produzidos pelo Blog Sem Parar Empresas. Para acessar materiais como este e outros em primeira mão, basta seguir a gente no LinkedIn e no Facebook e assinar a nossa newsletter!