Gestão de riscos: saiba o que é e como fazer em um posto de gasolina!

Sem Parar Empresas: Gestão de riscos: saiba o que é e como fazer em um posto de gasolina!

A segurança do trabalho é um tema que precisa ser debatido e colocado em prática, afinal, não envolve somente os colaboradores, mas todo o ciclo produtivo. Nesse sentido, pensando em postos de gasolina, a gestão de riscos precisa ser bem planejada e segura a fim de oferecer serviços de qualidade que obedeçam as normas e leis vigentes.

Diante disso, algumas atitudes precisam ser tomadas com o intuito de tornar as relações trabalhistas mais seguras, protegendo a saúde do funcionário por meio da análise dos processos de fabricação e gestão ambiental.

Está gostando do conteúdo? Então, prossiga a sua leitura e fique por dentro de mais informações!

Por que é importante fazer gestão de riscos em posto de gasolina?

Qualquer tipo de empresa que busca um sucesso nas suas vendas e aumentar a visibilidade da sua marca, precisa criar uma estratégia de prevenção de riscos para prever possíveis problemas e evitar qualquer tipo de imprevisto ou contratempo.

Dessa maneira, criar um mapa de risco é um instrumento importante pois consegue identificar de maneira precisa as intensidades de problemas que podem existir no ambiente laboral e como fazer para evitá-los.

Logo, por meio de uma representação feita através de gráficos e desenhos informa quais são os locais e atividades que apresentam maior chance de acidentes, contaminações e perigos em geral que ameaçam a vida dos colaboradores e clientes.

Como reduzir os riscos em um posto de gasolina?

Um dos primeiros passos que precisam ser tomados é a utilização de Equipamentos de Proteção Individual por todos os trabalhadores do estabelecimento, como botas, macacões e luvas. Além disso, é preciso que extintores de incêndio, chuveiro lava olhos e kit de primeiros socorros também sejam equipamentos existentes nesses postos para que em caso de qualquer eventualidade sejam utilizados.

Somado a isso, outro ponto importante é manter os funcionários dos postos de combustível bem treinados a fim de que eles saibam reagir a toda e qualquer situação. Isso porque além de ser obrigatório para o cumprimento da NR20, treinar os trabalhadores para que eles estejam capacitados para prevenir certos tipos de acidentes também é de fundamental importância.

É preciso comentar também sobre as medidas de segurança voltadas para os clientes. Estou falando daquelas placas educativas de “proibido fumar”, placas de produtos tóxicos, entre outras informações que precisam ser reforçadas dentro dos postos para que os consumidores se conscientizem e evitem transtornos nesse ambiente.

Quais são as melhores práticas para uma melhor gestão de um posto de gasolina?

Em primeiro lugar destacamos o layout do local, ou seja, elaborar uma planta do posto de gasolina que mostre de forma detalhada os espaços que o compõem, como é o caso dos banheiros e lojas de conveniência. Desse modo, você terá uma noção maior do ambiente, quantos funcionários poderão trabalhar e quantos e quais equipamentos podem ser colocados.

Por fim, uma das melhores práticas que podem ser frisadas se refere a gestão ambiental. Isso pode ser feito por meio de inspeções frequentes para avaliar vazamentos ou possíveis problemas nas máquinas que por acaso geram contaminação e poluição ao meio ambiente por conta dos seus gases.

Gostou do conteúdo? Aproveite para entrar em contato conosco e ficar por dentro de mais novidades desse assunto!

Destaques

Passo a passo da transferência de veículos para CNPJ
Sem Parar Empresas: chave sendo entregue ao comprador que fará a transferência de veículos para seu CNPJ
1 - Novembro - 2023

Passo a passo da transferência de veículos para CNPJ

Empresas que possuem seus próprios veículos para operações externas precisam estar atentas à regularização dos automóveis. Afinal, eles são …

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios