4 características para a logística pós-pandemia

Sem Parar Empresas: homem de máscara retirando pacote de van que está fazendo logística pós-pandemia

O novo coronavírus mudou drasticamente a vida de todos nós. Graças a ele, um pensamento norteia a mente de quem trabalha com transporte de cargas: o que vai mudar na logística pós-pandemia?

Os meses de isolamento e a diferente dinâmica de vida já trazem ensinamentos e mudanças necessárias nas empresas que pretendem sobreviver ao momento de crise.

Por isso, criamos este artigo com as transformações que já estão acontecendo, as tendências que elas apontam para o setor de logística no mundo e como isso vai afetar o futuro do transporte de cargas, após superarmos a Covid-19. Boa leitura!

 

O novo normal na logística

O termo já deve ter passado pela sua frente em alguma rede social, noticiário ou mesmo entre colegas de trabalho. Estamos vivendo um novo normal. Desde março de 2020, todos precisaram se adequar a uma maneira distinta de viver. Empresas passaram a adotar o trabalho remoto, escolas fecharam, setores inteiros ficaram em suspensão (como os shopping centers, cinemas e teatros) e todos tiveram de consumir de forma diferente.

A compra por meio de e-commerce subiu vertiginosamente durante a quarentena. Foi registrado um aumento de 40% nas vendas on-line desde março, com destaque para os setores de calçado, moda, bebidas, eletrodomésticos, autopeças e supermercado.

Com o crescimento do e-commerce e a digitalização tornando-se cada vez mais difundida na vida das pessoas, o novo consumo — impulsionado pelo isolamento social — coloca a logística no papel de protagonista das empresas.

Segundo previsões da OMS (Organização Mundial de Saúde), a vacina ainda vai demorar a chegar para toda a população. Com isso, a dinâmica do novo normal tende a ser incorporada ao cotidiano de todos, mesmo quando o vírus for controlado.

As empresas que querem continuar prosperando precisam entender como será o futuro do transporte de cargas e como a logística pós-pandemia vai funcionar para atender ao novo perfil de consumo mundial.

 

4 características da logística pós-pandemia

 

1. Produção local e desaceleração na globalização

A pandemia mostrou ao mundo como é arriscado depender e centralizar produções em apenas um local, como a China. Com a chegada do novo coronavírus, a paralisação das operações fez com que as empresas passassem a buscar outros polos industriais e fornecedores.

Descentralizar a produção buscando fornecedores mais próximos é uma tendência que já estava em andamento desde a crise de 2008, mas que, a partir de 2020, começou a acontecer mais rapidamente.

O mundo não deixará de ser globalizado, mas a logística está se ajustando para trabalhar cada vez mais com fornecedores locais ou de países mais vizinhos. Isso distribui a cadeia de suprimentos e agiliza o processo de logística, que é um fator importante para atender a nova demanda de consumo.

 

2. Transparência da cadeia de suprimentos

As empresas que tinham uma boa visibilidade da cadeia de suprimentos conseguiram se adaptar mais rápido, minimizando a crise da pandemia. Saber onde estão os gargalos possibilita uma resposta mais veloz aos problemas. E esse mapeamento eficiente só é possível quando toda a cadeia colabora.

 

3. Colaboração com fornecedores

Uma das grandes tendências que deve seguir no mundo da logística pós-pandemia é o maior entrosamento entre empresas e fornecedores. Conhecer como está a segurança em armazéns e o controle de estoque são dados importantes para que logística possa auxiliar nas falhas críticas dos fornecedores fortalecendo a cadeia de suprimentos como um todo para criar maior resiliência em momentos de crise.

 

4. Digitalização

A pandemia escancarou a vantagem competitiva da transportadora digital. A inteligência artificial e o machine learning (aprendizado da tecnologia por meio de dados históricos da empresa) são fundamentais para a tomada de decisão e ajustes ágeis que podem reduzir crises e evitar prejuízos.

A pandemia trouxe o novo normal para a vida de todos nós e, apesar de acarretar isolamentos, também nos aproximou com a tecnologia. Como você viu, adequar-se aos novos tempos e à logística pós-pandemia é um trabalho necessário, que vai gerar bons frutos. O mundo não será mais o mesmo, a sua empresa também não pode ser.

Se você gostou deste artigo sobre logística pós-pandemia, compartilhe com seus amigos nas redes sociais para que eles também possam entender como se adaptar ao novo normal.

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios