Para a maioria dos condutores, trafegar próximo a um caminhão é motivo de preocupação. Afinal, são inúmeros os relatos envolvendo esse tipo de veículo que teria perdido a frenagem, causando uma catástrofe compatível ao seu tamanho. Segundo o SOS Estradas, o impacto de um acidente envolvendo caminhões é tão grande que o perigo de morte é maior que o de apenas se ferir.
Mas é importante perceber a principal causa para esse tipo de situação. Por isso, elaboramos este post, em que falamos sobre a manutenção dos freios. Sem mais demoras, acompanhe!
A importância da manutenção dos freios
Os freios são os componentes mais importantes para a segurança ativa dos veículos, uma vez que a sua ineficiência pode ser catastrófica em qualquer uma de suas categorias (carro, moto ou caminhão). Porém, é justamente pelo potencial destrutivo desse último que a sua manutenção recebe tanta preocupação.
Com isso em mente, o gestor deve obedecer aos períodos indicados pela montadora, respeitando o arco de durabilidade estimado para o conjunto mecânico. Assim, você garante a segurança dos motoristas e, também, a proteção do seu caixa operacional, que não será drenado por reparações devidas após uma fatalidade envolvendo os seus colaboradores nas estradas.
A periodicidade da manutenção preventiva
De maneira geral, o desgaste varia drasticamente de um motorista para outro por fatores como perfil de condução e frequência de uso. Por conta disso, a ampla recomendação sugere que a preventiva seja realizada uma vez a cada 5 mil quilômetros. Essa é uma marca que pode ser atingida rapidamente, sobretudo pelas carretas que realizam tiros longos, em deslocamentos gigantescos pelo território brasileiro.
Antes de tudo, entendemos que esse prazo pode gerar receio nos gestores que, por um período tão curto, precisariam atualizar a maneira como trabalham a ociosidade da frota, além de aumentarem as suas despesas com manutenção. Mas é justamente aqui que nós reforçamos a importância ética e financeira dessa decisão.
As 3 melhores dicas de manutenção para esse sistema
Agora, veja três orientações pontuais para simplificar a manutenção desse componente!
Prazo
O sistema de freio é composto por uma série de componentes que, inclusive, contam com arcos de desgaste diferentes entre si, ainda mais quando são substituídos individualmente ao longo do tempo. Por conta disso, é importante que você esteja ciente de prazos e recomendações especificados pela fabricante de cada peça.
Para tanto, você precisará manter um controle detalhado dos procedimentos realizados, especificando todos os componentes instalados e, quando possível, armazenando os seus manuais de instrução para uma consulta posterior. Apesar disso, vale lembrar que já existem soluções tecnológicas que auxiliam você no acompanhamento do calendário de manutenções, notificando automaticamente sobre todos esses períodos.
Inspeção
É fundamental que você entenda a importância do auxílio técnico na manutenção de caminhões, evitando a prática do “faça-você-mesmo”. Existem cinco pontos a serem investigados no sistema de freio:
- existência de vazamentos nas mangueiras que canalizam o fluido, já que elas precisam estar intactas para garantir a eficiência da frenagem;
- condição estrutural da coifa protetora, que não pode apresentar rasgos, furos e demais sinais de desgaste;
- deslocamento da pinça, que deve apresentar uma movimentação sem engasgos em sua pista de trabalho;
- fixação das sapatas, que precisam ser parafusadas até a marca de 30 mm;
- desgaste das buchas, que devem apresentar uma espessura de 2 mm nos modelos de borracha, e 0,9 mm nas em DU.
Conscientização
Para além das boas práticas de condução, listamos apenas as dicas que têm um impacto direto na eficiência da frenagem do caminhão nas estradas e, por consequência, na durabilidade dos componentes desse sistema. Veja:
- respeitar as indicações máximas de carga sugeridas pelas montadoras, evitando a sobrecarga do conjunto de freios;
- conduzir dentro dos limites de velocidade das vias, evitando desacelerações vigorosas;
- utilizar o freio motor para complementar a desaceleração em declives, sem depender apenas dos convencionais;
- quando perceber a falta de pressurização no freio principal, dosar o acionamento do freio de estacionamento, evitando uma desaceleração abrupta.
Por fim, você precisa reafirmar um compromisso com a segurança dos seus motoristas, para só em um segundo momento se comprometer com o faturamento da operação — o que também será beneficiado no longo prazo, por uma frota mais previsível, eficiente e confiável.
Você entendeu mais sobre a manutenção dos freios neste conteúdo? Então, continue nessa jornada sobre o tema e acompanhe o nosso post sobre o rodízio dos pneus dos caminhões!