Manutenção preditiva: saiba o que é e como aplicá-la em sua frota

original-2de78b00c5a086e40ec6d76316008b6f-780x450

Manter a frota em bom estado é uma das principais funções do gestor moderno, que usa de várias técnicas, planejamentos e cronogramas para atingir esse objetivo. Sendo assim, elaboramos este post especial sobre a manutenção preditiva, que é um procedimento fundamental para os veículos de uma empresa.

Reunimos os principais aspectos do tema, apresentando a importância da manutenção preditiva, os seus benefícios e os métodos de implementação no cotidiano da frota. Portanto, não perca a oportunidade de alavancar a produtividade da sua equipe. Acompanhe esta leitura!

A importância da manutenção preditiva

Antes de entender esse procedimento, precisamos desfazer uma confusão comum sobre o assunto. Primeiro, existe a manutenção preventiva. Como o nome indica, esse é um procedimento periódico, que analisa os desgastes no veículo de maneira a corrigir ou substituir qualquer peça, evitando o avanço do desgaste e o surgimento de um problema.

A preditiva também age com antecedência e periodicidade. No entanto, os métodos são diferentes, já que ela emprega uma série de ferramentas tecnológicas para alcançar um diagnóstico ainda mais preciso e confiável.

Tecnicamente, o veículo passa por uma bateria de exames — analisando estrutura, vibrações e comportamento dinâmico — para, então, apontar os problemas que estão ocorrendo ou que poderão ocorrer no curto, médio ou longo prazo.

Os 3 maiores benefícios desse procedimento

Como pôde ver, a preditiva é uma verdadeira “carta na manga” para os gestores, tornando toda a operação mais transparente e organizada. Por isso, compilamos as três maiores vantagens que esse procedimento pode entregar à sua operação. Veja!

1. Confiabilidade

Esqueça aqueles problemas com paradas de emergência, quando os motoristas ligam relatando uma quebra inesperada, paralisando toda a operação, gastando o dinheiro, o tempo e a paciência dos envolvidos. A preditiva faz com que os veículos operem de maneira mais confiável, embasada no diagnóstico eficaz de que a unidade está em plenas condições de pegar a estrada.

2. Durabilidade

A preditiva é um complemento da preventiva. O gestor responsável reconhece o valor de ambas as manutenções veiculares, respeitando o calendário de revisões e substituições programadas. Por conta disso, as unidades rodam nas melhores condições, sem nenhuma sobrecarga causada pelo desgaste individual de um componente. No longo prazo, isso é convertido no aumento da vida útil do veículo em questão.

3. Previsibilidade

Conhecer o arco de durabilidade dos seus veículos e obedecer aos calendários programados são as duas melhores soluções para ganhar previsibilidade na operação. Com ambas as práticas, o gestor evita a ociosidade de linhas e entregas, remanejando as unidades para cobrir os serviços daquelas ausentes nas oficinas.

Os 3 pontos para a implementação da preditiva na sua frota

Mas todas essas vantagens não caem do céu! Na realidade, a empresa precisa desenvolver um esforço coletivo em torno desse objetivo, investindo na operação para que tudo dê certo. Entenda!

1. Treinamento

A capacitação é o primeiro passo. A manutenção preditiva opera com ferramentas especiais de diagnóstico, exigindo experiência e cuidado no seu manuseio. Além disso, também é interessante investir no treinamento dos motoristas, estimulando uma condução mais econômica, suave e defensiva.

2. Equipamentos

Caso você conte com uma equipe exclusiva para a manutenção dos caminhões, será necessário adquirir os equipamentos para a oficina interna. Dessa maneira, o time mecânico estará equipado para analisar ruídos, vibrações e realizar o ultrassom das máquinas.

3. Planejamento

A preditiva é a manutenção mais especializada. Por conta disso, é normal concluir que uma frota preocupada já tenha um cronograma bem elaborado para todos os procedimentos de rotina. Seja como for, você precisa elaborar um novo plano de manutenção para as unidades, adicionando os intervalos da preditiva na sua frota.

No fim das contas, esse procedimento é apenas um dos inúmeros outros que podem alavancar os resultados da sua equipe. Ainda assim, é muito importante que, para além dos resultados profissionais, você enxergue o papel social das manutenções, garantindo a segurança dos terceiros nas estradas.

Gostou deste artigo explicando a importância da manutenção preditiva? Então continue mergulhado no tema, aprendendo como realizar um bom plano de manutenção para a sua frota!

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios