Monitoramento veicular: como utilizar na gestão de frotas?

original-b0efc52d2d93cdea584eae55e8ef00fd-780x450

O transporte rodoviário de cargas move o Brasil, correspondendo a 60% de todo transporte de mercadorias do país. Mas como garantir rapidez e segurança nos deslocamentos? O monitoramento veicular é uma maneira de proteger a carga, o veículo e motorista com eficiência e em tempo real.

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre o funcionamento, importância e implementação desse tipo de controle? Continue a leitura do post e descubra!

Conheça o monitoramento veicular

O monitoramento veicular é um sistema que permite obter a localização atualizada de um veículo. Ele é feito por meio da instalação de um dispositivo de rastreamento que conta com duas tecnologias para seu funcionamento: o GPS e o GPRS. Enquanto primeiro recebe sinais de satélite com dados de posicionamento (latitude, longitude, posição), o segundo envia sinais para a central.

Com o rastreador, é possível obter dados como a localidade do veículo e qual a sua situação. Dá para saber se ele está estacionado ou em movimento, o local do mapa (estrada, rodovia), a direção em que ele se encontra no momento (trajeto de ida ou volta), entre outros.

Saiba a importância de monitorar a sua frota

O monitoramento veicular é um elemento importante tanto para a segurança quanto para a gestão eficaz de frotas. Ele ajuda no rastreamento de veículos perdidos, aumentando consideravelmente a taxa de recuperação de automóveis roubados, furtados ou extraviados.

Monitorar também auxilia no resgate de motoristas que necessitam de algum socorro. Há empresas que, inclusive, oferecem o serviço de assistência contínua e que, caso percebam uma atitude atípica (parada abrupta ou alteração da rota), entram em contato com as autoridades.

Outro benefício do monitoramento é a economia e administração do serviço prestado. A partir dos dados obtidos, o gestor de frotas pode verificar e comparar as rotas usadas para economizar no combustível, acompanhar as atividades de cada motorista (obediência à rota, às paradas e à velocidade) e, no caso de alguns dispositivos, é possível até mesmo instalar um sistema de escuta no interior do veículo.

Por fim, ele é uma garantia extra para o cliente, que pode acompanhar a entrega dos produtos adquiridos, evitando cair em golpes de falsos entregadores.

Aprenda a usar monitoramento veicular na sua empresa

Elaboramos um passo a passo simples direto para que você possa implementar o monitoramento da frota no seu negócio. Confira!

1. Elabore o planejamento de rotas

O primeiro passo é estabelecer os padrões de deslocamento dos veículos em todas as rotas. Ouça os motoristas sobre itens como segurança, qualidade da via e pedágios. Pode ser interessante estabelecer testes periódicos para confirmar ou ajustar caminhos.

2. Adote um sistema especializado

O ideal é ter um sistema de monitoramento veicular especializado em frotas empresariais. Além de terem experiência no segmentos de logística, essas empresas costumam oferecer produtos e serviços diferenciados, que vão garantir maior transparência e facilidade para o acompanhamento dos veículos.

3. Promova melhorias no controle

Otimizar e automatizar para ampliar a produtividade. Além do acompanhamento remoto, procure maneiras de facilitar a rotina da empresa e do motorista, adotando o cartão combustível, o vale-pedágio e outros meios de pagamento especializado para transporte.

4. Treine a equipe

A melhor de maneira de garantir o uso do monitoramento veicular com eficácia é por meio do treinamento da sua equipe. Faça uma parceria com a empresa contratada para oferecer cursos aos setores que serão beneficiados, mostrando as responsabilidades de cada um e benefícios no uso adequado da ferramenta.

Dessa forma, torna-se mais fácil que a novidade seja absorvida como uma rotina positiva dentro do negócio, promovendo a melhoria. Gostou de saber mais sobre o monitoramento de frotas? Esperamos ter resolvidos suas dúvidas e que, a partir das informações contidas aqui, você possa implementar o sistema na sua empresa, tirando proveito de todas as vantagens para a sua empresa.

Que tal aproveitar sua visita em nosso blog e conhecer algumas dicas fantásticas para gerenciar as despesas da frota? Afinal, conhecimento nunca é demais!

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios