Quem tem veículos na empresa sabe que chegará um momento em que a renovação de frota será necessária. Nesse cenário, existem diversas situações que podem antecipar ou retardar a compra. Além disso, é preciso planejamento para efetuar o melhor negócio e, assim, garantir maior eficiência e lucratividade para o negócio.
Quer fazer a renovação de frota da sua empresa? Neste post, separamos alguns detalhes que você precisa conhecer antes de planejá-la. Confira!
Por que a renovação de frota é necessária?
Por mais que o gestor de frotas seja cauteloso e realize a manutenção preventiva, os veículos naturalmente sofrem desgastes. As substituições passam a ser custosas, além de demandarem tempo para o serviço. O resultado é aumento das despesas e atraso por causa do automóvel parado.
Além disso, veículos novos são mais econômicos, ajudando na redução das despesas com combustível. Para completar, passam uma imagem positiva aos clientes, por perceberem o investimento da empresa em infraestrutura moderna.
Como saber se está na hora de renovar a frota?
Apesar das vantagens da renovação de frota, trata-se de um processo que acarreta despesas elevadas para a empresa. Portanto, deve ser feito apenas quando necessário, no momento certo. Para acertar a hora de renovar a frota, analise os seguintes pontos:
- verifique se houve aumento nas despesas e nas paradas para manutenção;
- avalie se as manutenções corretivas aumentaram;
- veja se o valor dos prêmios de seguro estão aumentando;
- compare o consumo de combustível dos veículos da sua frota com similares mais novos.
Com base nessa análise, você perceberá facilmente se vale a pena manter os veículos atuais ou se compensa trocá-los.
Renovando frota no momento correto, a empresa vai se beneficiar a longo prazo por diversos motivos. Os mais relevantes são: redução nos gastos com combustíveis, diminuição das despesas com manutenção corretiva, aumento da produtividade, pois serão necessárias menos paradas, e melhora na gestão da frota, já que é mais fácil administrar veículos novos.
Quais são os passos para renovar a frota?
Agora que você já sabe a importância da renovação de frota e como identificar o momento ideal para realizá-la, chegou o momento de saber como proceder na prática.
1. Estude os tipos de veículo
Para fazer o melhor negócio, é necessário saber o porte adequado do veículo, se o fabricante tem fornecimento de peças regular e se os acessórios necessários são de série ou devem ser comprados à parte. Para completar, analise os custos de manutenção de cada opção.
2. Analise a taxa de ocupação
Esse passo é importante para saber se será necessária a alteração na quantidade de veículos. Se boa parte deles tem ficado ociosa, talvez seja interessante reduzir o número de unidades. Por outro lado, caso haja atrasos e reclamações por falta de veículos, considere aumentar a frota.
3. Busque veículos com mais tecnologia
Muita gente é resistente quanto à evolução tecnológica de veículos, por acreditar que haverá aumento no custo de reparação. Porém, ao realizar a manutenção preventiva, esse risco é minimizado. Para completar, a empresa contará com veículos mais eficientes e econômicos
4. Encontre o melhor fornecedor
Por envolver altos custos, a renovação deve ser realizada com muito zelo. Portanto, não hesite em pesquisar diversos fornecedores para encontrar as melhores condições de pagamento. Aproveite para negociar os serviços de pós-venda, pois terá maior poder de negociação para isso.
5. Aguarde o melhor período para fazer negócio
Depois de tudo encaminhado, chegou a hora de fazer a aquisição. Porém, é preciso ter calma para não se precipitar e acabar fazendo um negócio não tão vantajoso. O ideal é fazer a renovação de frota no segundo semestre do ano, quando estão chegando às lojas os modelos do ano seguinte. Assim, as condições das versões anteriores ficam mais atraentes.
Percebeu que não é complicado fazer a renovação de frota? Com planejamento e seguindo os passos acima, esse processo proporcionará diversas vantagens para a empresa.
Quer receber outros materiais que poderão auxiliar na gestão de frotas? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter!