3 vantagens de fazer o cálculo de impostos de forma automática

Sem Parar Empresas: dois homens em um armazém de logística fazendo o cálculo de impostos de forma automática em seus tablets

No transporte e logística há uma atividade de extrema importância para a operação: o cálculo de impostos. A atividade de frete tem a incidência de algumas taxas, como TRT (Taxa de Restrição de Trânsito), ICMS (Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte) e o GRIS.

No entanto, não são somente esses os impostos cobrados. Sendo assim, realizar isso de forma manual expõe o seu negócio a erros de implementação e cálculo que podem custar caro para a gestão de contas e contabilidade. Por isso, é fundamental conhecer as taxas aplicáveis e contar com a automação para realizar o cálculo de impostos com alta performance.

Pensando nisso, preparamos para você este artigo apresentando 3 vantagens de fazer o cálculo de impostos de forma automatizada. Vamos lá?

 

1. Otimização dos processos

A operação de fretes é onerosa e qualquer desvio de processos tende a aumentar esse custo. Ou seja, erros devem ser exceção, não a regra. Assim, ao investir na automação do cálculo de impostos no transporte e logística, o seu negócio está atuando de maneira estratégica. Afinal, isso gera otimização das rotinas operacionais e permite escalabilidade.

Nesse sentido, vale destacar a importância de ter sabedoria na hora de escolher o software para digitalizar essa rotina. O ideal é contar com um parceiro que seja referência no segmento e que tenha foco no cliente, porque o produto tende a ser submetido por melhoria contínua. Então, faça benchmarking com outras empresas e liste quais são as necessidades da sua operação para escolher a ferramenta mais adequada.

 

2. Diminuição de erros

Todo processo manual está mais exposto a erros. Agora, quando a atividade é complexa, cheia de detalhes, é natural que a probabilidade de falhas seja maior. É nesse contexto que o cálculo de impostos de frete está. Assim, quando há erros de preenchimento, o seu negócio perde dinheiro, seja um preenchimento para mais, seja para menos.

Afinal, as contabilidades parceiras não devem aceitar a nota, o que vai gerar retrabalho. E mesmo que o erro passe despercebido, a nota baterá na Receita Federal e isso pode configurar como sonegação de impostos, por exemplo.

 

3. Redução de custos

A matemática é simples: se o seu negócio precisa refazer rotinas produtivas, ele vai gastar mais. Além disso, todo empreendedor já deve ter ouvido a expressão “tempo é dinheiro”, e isso é verdade, já que a equipe poderia estar focada em outra atividade em vez de refazer algo.

Além disso, problemas com o fisco tendem a sair bem caros para os empreendedores. Multas podem ser aplicadas pela Receita Federal. No caso de situações que configurem como sonegação de impostos, a multa é de 75% do imposto devido mais o valor da taxa atualizada em juros compostos. Então, não vale a pena deixar sua empresa exposta a isso, não é verdade?

Aqui na Sem Parar Empresas nosso time está focado em oferecer aos nossos clientes as melhores soluções em transporte e logística. O Cartão Frete, por exemplo, é aceito em mais de 1,8 milhão de estabelecimentos e, por meio de uma integração, conta com vantagens como:

  1. crédito de valores para outras despesas;
  2. geração de CIOT, conforme leis e normas;
  3. contratação de TAC Agregado de acordo com a Lei.

Então, o que você achou deste artigo? Ao longo deste post vimos a importância de investir na automação do cálculo de impostos para potencializar os resultados da sua empresa.

Destaques

Passo a passo da transferência de veículos para CNPJ
Sem Parar Empresas: chave sendo entregue ao comprador que fará a transferência de veículos para seu CNPJ
1 - Novembro - 2023

Passo a passo da transferência de veículos para CNPJ

Empresas que possuem seus próprios veículos para operações externas precisam estar atentas à regularização dos automóveis. Afinal, eles são …

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios