A sustentabilidade é um dos temas mais debatidos na sociedade nos últimos anos e isso tem feito com que a sociedade mude diversos dos seus hábitos e preferências, buscando alternativas que estejam em melhor sintonia com as necessidades da natureza. Por isso, preparamos um post mostrando quais são os carros menos poluentes e suas vantagens.
As montadoras não perderam tempo e estão atentas a essa nova demanda, focando na criação de modelos que gerem menores problemas ao meio ambiente, alterando os projetos desde a fabricação até o menor consumo de combustível, entre outras medidas.
Continue lendo o conteúdo e aprenda mais sobre o assunto!
Os carros menos poluentes, como o próprio nome já diz, são veículos que produzem menores quantidades de poluição, sendo projetados para serem menos nocivos ao meio ambiente. Para isso, os fabricantes vão agregando uma série de tecnologias e recursos, que permitem economizar no combustível ou, preferencialmente, use fontes energéticas limpas.
Com isso, os modelos compatíveis com eletricidade e gás natural estão em alta, ganhando uma participação muito relevante dentro do setor automobilístico. Há uma redução na quantidade de partículas e gases tóxicos emitidos, deixando o ar das grandes cidades muito mais puro, evitando alterações no clima local e ajudando no bem-estar dos cidadãos.
O mercado dos carros menos poluentes, como dissemos, está crescendo muito nos últimos tempos e esta situação está se acelerando. Grande parte disso é por conta dos veículos elétricos, ou seja, que são movidos a partir de eletricidade, não precisando de combustíveis. Eles são alimentados por células de bateria, que são recarregadas em uma tomada.
Também existem os híbridos, que usam energia elétrica e gasolina em trabalho conjunto no motor. Eles têm boa aceitação em muitos locais, inclusive no Brasil, pois apresentam melhor autonomia e suas baterias podem ser recarregadas automaticamente no percurso, enquanto o automóvel vai se movimentando e freando.
Não é difícil perceber que a maior vantagem dos carros menos poluentes está justamente no menor impacto ao meio ambiente. No entanto, existem outros benefícios que não podem ser minimizados. Via de regra, eles pagam menores cargas tributárias, uma vez que diversos governos estão incentivando a sua aquisição por meio da redução de impostos.
Além disso, os veículos elétricos são muito mais eficientes na hora de se movimentar e contam com motores incrivelmente silenciosos, com menos componentes mecânicos. Os proprietários relatam que a direção é mais confortável, especialmente em altas velocidades ou em locais nos quais as condições da estrada não são as melhores.
Agora você já sabe como funcionam os carros menos poluentes e suas principais vantagens. Basta escolher o modelo de sua preferência e se dirigir até uma concessionaria, para guiar em perfeita sintonia com o princípio da sustentabilidade!
Gostou de aprender um pouco mais sobre os carros menos poluentes e suas principais vantagens? Quer conferir mais posts como este? Então, não deixe de curtir nossa página no Facebook!