Empresas que possuem frotas precisam investir em tecnologia de controle e praticidade de processos para garantir eficiência na sua operação. E um dos principais pontos nesse sentido é o abastecimento, uma vez que o combustível representa um dos maiores gastos na manutenção dos veículos.
Sabendo disso, surge uma dúvida comum: dentre as soluções disponíveis para controle, qual implementar, o cartão combustível pessoa física ou para pessoa jurídica? Vamos entender as diferenças e suas aplicações em frotas.
É comum ter dúvida sobre a aplicabilidade do cartão combustível pessoa física nas frotas, afinal, o uso é individual para cada motorista. No entanto, o termo não é adequado neste caso, pois esta solução se aplica para pessoas que desejam fidelizar seu consumo em um determinado posto de combustível. Ou seja, os compradores podem ser qualquer pessoa com CPF - diferente da solução para empresas, as quais exigem cadastro em CNPJ e possuem finalidades diferentes.
Na prática, o cartão combustível pessoa física funciona de forma bem semelhante aos cartões exclusivos de supermercados e lojas de departamento, por exemplo. Seu grande diferencial é que ele é direcionado a postos para veículos particulares e alguns deles oferecem vantagens como descontos, cashback ou benefícios com parceiros.
Essa é a opção desenhada para empresas que desejam proporcionar benefícios de mobilidade aos seus colaboradores, sendo uma solução versátil que atende tanto às necessidades individuais quanto às operacionais da empresa. Entenda mais sobre as suas aplicações:
Existem diversos desafios no dia a dia de empresas que fazem gestão de frotas, principalmente no que diz respeito aos gastos com veículos. E dentro dessa tarefa, há inúmeros pontos de atenção – dos custos com combustível até a manutenção correta dos veículos. Felizmente, existem ferramentas que podem trazer mais eficiência, e o cartão combustível é uma das principais nesse sentido.
Conheça mais sobre as suas vantagens a seguir:
🚗 Confira as melhores práticas para sua gestão do cartão combustível!
Quando o assunto são os cartões de combustível, cada um tem seu objetivo: o cartão pessoa física é de uso particular, ideal para fidelização em postos; já o cartão para pessoa jurídica serve como benefício corporativo e como cartão frota para carros da empresa. Sem dúvidas, oferecer a alternativa adequada é uma prática que faz a diferença na administração de veículos.
Se você deseja aprimorar os cuidados com sua frota, não deixe de entender mais sobre as melhores práticas para administrar o combustível, a manutenção e a documentação dos veículos. Uma gestão eficiente começa com escolhas bem informadas e estratégicas.