Traçar estratégias para economizar combustível em frotas demanda tempo e dedicação dos gestores. Por isso, essa tarefa pode ser um desafio em meio a tantas outras atividades diárias, como estudo sobre leis, controle de manutenção e acompanhamento de motoristas.
Mas há solução para simplificar! Com o uso de tecnologias como o cartão frota para abastecimento, essa tarefa se torna mais rápida e menos sujeita a erros. Muito mais que um meio de pagamento, o cartão permite um controle mais preciso de gastos, além de fornecer relatórios que facilitam a gestão. Entenda mais a seguir!
Antes de aplicar qualquer tecnologia para economizar combustível, é necessário explorar boas práticas na condução e no gerenciamento dos carros utilitários, motos ou até mesmo caminhões. Veja algumas dicas importantes que precisam fazer parte da rotina:
O cartão frota, além de ser um meio de pagamento em postos, é uma ferramenta feita para facilitar o controle e gerenciamento do consumo de combustível. Ele funciona como um cartão exclusivo, permitindo que as empresas e gestores de frota adquiram combustível em postos credenciados sem a necessidade de utilizar dinheiro ou cartões comuns.
Entre os principais objetivos dessa tecnologia, estão o controle de despesas, uma vez que os gestores podem limitar quando e onde os combustíveis podem ser adquiridos, controlando assim os gastos da frota; além da segurança e praticidade, pois evita o uso de dinheiro em espécie, reduzindo o risco de fraudes e roubos.
Outro ponto em destaque é a facilidade na gestão, sendo possível visualizar as transações, acompanhar o consumo diário e mensal, verificar a localização dos postos de abastecimento e monitorar o comportamento de consumo de cada motorista – tudo isso, por meio de uma plataforma online e geração de relatórios detalhados.
Com esses dados em mãos, os gestores podem tomar decisões informadas, como a escolha de combustíveis mais econômicos e a identificação de motoristas que necessitam de treinamento para melhorar a eficiência do consumo.
O uso do cartão frota gera dados que são convertidos no relatório de consumo de combustível. Essa ferramenta é essencial para que os gestores possam analisar quantidades abastecidas, postos por onde os motoristas passam e a média de consumo para cada veículo.
Mas para obter bons insights, o gestor deve possuir bons critérios de avaliação sobre este relatório. Nesse sentido, os principais KPIs de combustível são:
💡 Confira nosso guia completo sobre Cartão Combustível!
O cartão combustível para frotas não só ajuda a economizar combustível, mas também poupa tempo dos gestores ao simplificar a coleta de dados e a análise de desempenho da frota. Para saber mais sobre essa tecnologia poderosa e como ela pode beneficiar sua gestão, continue lendo as nossas dicas!