Você está em busca de novas maneiras para otimizar os seus gastos com logística e transporte? Então, saiba que esse é um dos maiores desafios de gestores e empreendedores dos mais variados segmentos do mercado. Por isso, preparamos um conteúdo para você entender melhor o que é o controle de manutenção de frota e como ele pode impulsionar o seu negócio.
Trata-se de uma estratégia extremamente assertiva e fácil de ser implementada, que aposta em medidas preventivas para assegurar o melhor desempenho dos veículos e garantir que a operação esteja sempre em pleno funcionamento, com menos quebras ou imprevistos. Continue a leitura e conheça mais sobre o assunto!
Como o próprio nome sugere, o controle de manutenção de frota diz respeito aos processos de obtenção, gerenciamento e análises de dados referentes aos veículos de uma empresa. O objetivo é que tais formações sejam empregadas para aprimorar a eficiência logística, reduzir o número de problemas, agendar consertos e datas de revisão, de maneira correta. Para isso, é preciso considerar diversos fatores vitais para a operação de transporte, como:
Todos esses aspectos devem ser gerenciados e avaliados, seguindo um fluxo estratégico estabelecido.
De uma forma bastante resumida, podemos dizer que um bom controle de manutenção de frota permite obter o máximo de produtividade pelo menor custo operacional. Ou seja, na prática, ele possibilita que você faça escolhas mais inteligentes e gaste menos, agindo de maneira preventiva, de modo a não perder os veículos por quebras, falhas ou grandes consertos.
Como a rotina empresarial é desafiadora nos mais variados segmentos, vale ressaltar que o controle de manutenção de frota se configura em uma prática associada à redução de riscos associados. Isso porque ele disponibiliza informações precisas, que podem trazer embasamento para a tomada de decisões e auxiliar no aumento da competitividade no mercado.
Existem muitas maneiras pelas quais uma empresa pode otimizar o controle de manutenção de frota. É fundamental, por exemplo, realizar um rígido acompanhamento do consumo, especialmente em um momento no qual o mundo vem experimentando uma tremenda alta no preço do petróleo e, consequentemente, nos seus principais derivados, como gasolina e óleo diesel.
Outro ponto que merece atenção são os pneus, itens imprescindíveis para desempenho e segurança. Uma forma eficaz de fazer tudo isso, é utilizar um software específico. O sistema pode ficar conectado ao carro ou caminhão, recebendo dados por meio de comunicação direta, centralizando elementos relevantes para a tomada de decisão.
Agora que você já sabe como fazer o controle de manutenção de frota, é importante considerar que existem grandes desafios nesse sentido, especialmente se você tem uma operação complexa ou conta com muitos veículos. Porém, tudo se torna mais simples com o uso da tecnologia e de soluções inteligentes, como cartão de combustível, vale-pedágio e pagamento de frete.
Gostou deste artigo? Caso queira acompanhar conteúdos como este, sugerimos seguir as nossas redes sociais. Estamos no Facebook e LinkedIn! Você também pode assinar a nossa newsletter gratuita para receber informações diretamente na sua caixa de e-mail.