Empresas que realizam entregas de produtos, pequenos fretes ou prestam serviços que exigem o deslocamento frequente dos funcionários e seus equipamentos se beneficiam de carros utilitários para garantir a eficiência das operações. Esses veículos são projetados para transportar cargas leves e atender necessidades logísticas, sendo importantes para o bom andamento de negócios como padarias, distribuidoras e empresas de manutenção.
O consumo de combustível desses veículos tão importantes pode representar uma parcela significativa dos custos operacionais. Com isso, uma gestão cuidadosa e a adoção de boas práticas podem fazer toda a diferença para garantir que o insumo seja utilizado de forma inteligente. Pensando nisso, trouxemos dicas para aplicar na sua frota leve!
Um carro utilitário é aquele projetado para transportar cargas ou equipamentos, além de pessoas, com foco em bom aproveitamento de espaço e funcionalidade. Esses veículos são muito utilizados por empresas que precisam estar em diversas localidades e, geralmente, transportam produtos, pessoas e/ou equipamentos.
Há duas categorias principais de utilitários: o tradicional e o leve. O utilitário tradicional é destinado a operações que demandam maior volume de transporte de carga. Geralmente, são picapes e furgões. Já o utilitário leve é mais indicado para empresas que precisam de agilidade, mas um bom espaço interno, permitindo lidar com entregas rápidas ou deslocamentos de colaboradores com ferramentas pequenas. Geralmente, são SUVs compactas e tradicionais.
Na prática, ambos são ferramentas úteis em diversos tipos de operações logísticas e ajudam a garantir que o serviço seja realizado de forma flexível e econômica.
Já imaginou prestar serviços com manutenção de ar-condicionado e não ter como transportar ferramentas como escadas e compressores, por exemplo? É por isso que esses veículos são verdadeiros divisores de águas em diversas operações, como mercados, eletricistas e pequenos fabricantes.
Investir em carros utilitários é vantajoso para empresas que realizam serviço de entrega ou movimentam equipamentos. Estes carros oferecem independência, permitindo controlar o próprio fluxo de entregas, sem depender de terceiros. Além disso, garantem operações mais rápidas, uma vez que as entregas podem ser feitas conforme a demanda.
Outra vantagem importante é a segurança percebida pelos clientes, que confiam mais em negócios com frota própria. O controle sobre a carga também é maior, evitando danos ou perdas. Para negócios como padarias, supermercados, distribuidoras e prestadores de serviço, os utilitários são essenciais para aumentar o serviço de delivery.
O consumo dos utilitários varia de acordo com o modelo e o tipo de operação. Em média, picapes podem consumir cerca de 7 a 10 km/l na cidade, vans entre 6 a 9 km/l, e SUVs compactas, entre 8 a 12 km/l . É claro que esses números variam, também, conforme a potência do motor, por isso, é essencial saber o modelo exato dos veículos da sua frota e o consumo médio de cada um.
Independente do consumo, a gestão do combustível é indispensável para empresas que utilizam carros utilitários. Para otimizar os gastos, então, é fundamental adotar práticas de economia, como:
🚗 Saiba mais em nosso guia do Cartão Combustível!
Os carros utilitários transformam a rotina de empresas que dependem de serviço de entrega ou transporte de equipamentos, oferecendo flexibilidade, eficiência e controle sobre as operações. Ao adotar boas práticas, como a manutenção regular, planejamento de rotas e o uso de um cartão combustível para frota, existe a possibilidade de reduzir custos e otimizar a performance.
Investir na gestão eficiente desses veículos significa entregas mais rápidas, maior segurança para os clientes e um controle detalhado sobre as cargas. Se você é um gestor de frotas, explore soluções que possam ajudar na administração de carros utilitários e seu consumo de combustível, garantindo que estejam sempre em pleno funcionamento, prontos para atender as demandas do negócio.