Um dos grandes desafios de empresas do setor de logística ou até mesmo de muitos cidadãos está em ficar em dia com eventuais penalidades que surgem nos trajetos urbanos e nas estradas. Por essa razão, preparamos este post para que você entenda qual o passo a passo para parcelar multas de trânsito.
Infelizmente, elas são muito comuns no Brasil, embora algumas mudanças recentes tenham sido feitas no sentido de adequar as exigências à realidade da população, especialmente para quem trabalha no ramo e não pode ter problemas com a habilitação. Continue sua leitura e aprenda mais sobre o tema.
O primeiro passo para parcelar multas de trânsito está em identificar suas infrações. Para isso, você deve ter em mãos os documentos do seu veículo e sua CNH. Depois, é só pegar um dispositivo com acesso à internet, como um computador ou seu smartphone, entrar no site do Detran do seu estado e acessar a área reservada para consulta de multas.
Feito isso, você poderá ver se existem penalidades no Renavam do seu carro. De uma forma geral, multas leves, médias, graves e gravíssimas podem ser parceladas, desde que ainda estejam no prazo de pagamento. As exceções ficam para aquelas inscritas em cobrança administrativa ou aquelas registradas em outro estado.
Você levou sua multa na estrada ou em alguma rua da cidade. No entanto, para pagá-la, sequer precisa sair de casa. Nos dias de hoje, é muito mais prático usar os serviços por meio da internet, e o Detran disponibiliza tal opção para os cidadãos. Para isso, você apenas necessita de um dispositivo com conexão e entrar no site do órgão mais uma vez.
Por lá, você vai visitar a aba de consulta aos débitos e, depois de preencher um breve cadastro com senha e login, poderá checar as autuações disponíveis para pagamento. Existem instituições credenciadas para isso, que variam de acordo com o estado, mas que, de um modo geral, permitem a alternativa de parcelamento.
Se você não conseguiu parcelar suas multas pendentes pela internet ou não é muito afeito ao ambiente digital, saiba que há a opção de tentar resolver tudo presencialmente. Algumas pessoas, inclusive, preferem que as coisas sejam realizadas dessa maneira e podem ficar satisfeitas em saber que o procedimento assim também é viável.
Para isso, você deve se dirigir à unidade do Detran mais próxima da sua casa, portando sua CNH e os documentos do seu veículo. Por lá, vai conversar com um atendente e esclarecer sua preferência pela realização do pagamento parcelado. O profissional consultará o sistema e oferecerá as alternativas disponíveis.
Como pôde ver, é possível parcelar multas presencialmente e pela internet. Porém, caso você venha tendo dificuldades para isso, não deixe de contar com a ajuda especializada!
Gostou de aprender a parcelar multas de trânsito? Agora, no aplicativo Sem Parar, você tem mais facilidade de pagar todos os débitos do seu veículo, de forma simples e sem complicações! Clique aqui e conheça o ZAPAY!