Pedágio aceita cartão? Entenda agora as alternativas

Sem Parar: Pedágio aceita cartão? Entenda agora as alternativas

A dúvida se o pedágio aceita cartão é muito comum. Especialmente nos últimos anos, em que houve o aumento da adesão dos pagamentos por cartão de crédito e débito, é natural imaginar que a tarifa pode ser paga por meio desses métodos mais modernos.

Apesar dessa conclusão habitual, é preciso adiantar que nem todas as concessionárias permitem esse tipo de pagamento. Infelizmente, em muitas ocasiões ainda é preciso transitar com o dinheiro vivo (preferencialmente trocado) para poder utilizar a rodovia com cancela.

Nesta postagem, explicaremos o porquê dessa falta de padronização e falaremos como você pode contornar o problema de forma prática. Se você tem interesse no assunto, recomendamos a leitura desta postagem até o final!

É possível pagar pedágio com cartão?

A resposta para essa pergunta é: depende. Por conta da pandemia e da pressão pela modernidade no pagamento das tarifas, o pagamento por cartão de crédito ou débito já pode ser efetuado em alguns pontos específicos do país.

Entretanto, essa não é uma norma e, no momento, há um Projeto de Lei (PL 4643/2020) que tramita no Senado Federal para que o pagamento com os cartões se torne um padrão a ser seguido nas rodovias federais. Em relação às vias estaduais, é preciso ficar atento ao seu estado para ter total certeza de que medidas semelhantes estão sendo tomadas pelos políticos locais.

Toda essa circunstância faz com que não seja possível garantir o trânsito sem o uso do dinheiro vivo. Essa é uma dúvida que sempre estará presente até as mudanças na legislação acontecerem.

Como evitar essa dúvida?

Uma das maneiras de evitar essa dúvida é conhecendo a via. Com a vivência é possível identificar rapidamente quais são os pedágios que aceitam ou não os cartões como método de pagamento.

Caso você não tenha conhecimento ou nunca tenha passado pelo local, recomenda-se entrar em contato com a concessionária anteriormente para ter uma resposta apropriada sobre os meios de pagamento. Lembre-se que a falta do dinheiro não permite que o condutor faça a evasão do pedágio e, por isso, é preciso estar atento antes de efetuar o percurso.

Para quem deseja eliminar totalmente essas questões e ainda quer ter o benefício de não enfrentar filas, recomenda-se o uso de uma TAG de pedágio. O pagamento pode ser feito tanto pelo boleto quanto pelos cartões, o que traz mais segurança e tranquilidade para o condutor.

Quais são as vantagens de uma TAG de pedágio?

As vantagens do pagamento de pedágio automático são inúmeras. Em primeiro lugar, elimina-se a dúvida sobre os métodos de pagamento na hora da cancela. Aqueles que utilizam uma TAG podem simplesmente optar pela via expressa e evitar as filas que ocorrem naturalmente ao longo do dia.

Além disso, o motorista escolhe como prefere pagar sua TAG. Existem diferentes planos e diferentes modos de pagamento, o que ajuda na organização financeira e no controle dos gastos ao longo do mês.

Optando pela TAG da Sem Parar, por exemplo, o usuário ganha acesso a uma rede de parceiros que garante inúmeros benefícios, que podem se estender para estacionamentos e outras áreas importantes do seu trânsito na cidade.

Além de ficar livre da dúvida se o pedágio aceita cartão ou não, o condutor passa a ganhar tempo e tranquilidade para transitar do seu jeito, sem restrições ou preocupações. Lembrando que nossos planos englobam Empresas, MEI e autônomos que desejam utilizar nossos serviços!

Quer saber mais sobre nossas TAGs? Entre em contato conosco e conheça mais sobre nossos planos!

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios