Além de acompanhar uma infinidade de estatísticas e custos, o gestor da frota ainda precisa desempenhar uma última função: o monitoramento da conduta de seus funcionários. Pensando nisso, preparamos este artigo, em que explicamos a importância do rastreamento de carga para as empresas e também mostramos como ele funciona.
Como perceberá nesta leitura, os rastreadores são dispositivos cada vez mais indispensáveis a esse segmento, que precisa conciliar soluções de segurança com iniciativas de produtividade, protegendo a carga, o motorista e a eficiência da operação. Acompanhe!
Tratando-se de rastreamento, não existem segredos! Esse método consiste na instalação de um dispositivo, equipado com alguma antena de geolocalização, que, por meio dessa aplicação tecnológica, permite o gestor acompanhar o progresso das unidades ao longo das rotas.
Tecnologicamente, existem três soluções que dominam o mercado, cada qual com uma vantagem específica. Veja só!
Mas, independentemente da tecnologia utilizada em um rastreador, no segmento das frotas, todos eles cumprem a mesma função: acompanhar o veículo, permitindo que o gestor identifique abusos, desvios ou negligências por parte do colaborador.
No fim das contas, o rastreamento acaba oferecendo benefícios às operações que contam com essa tecnologia. Como perceberá a seguir, o gestor ganha mais controle sobre a frota, entendendo o que está acontecendo nas estradas, sem que, para isso, precise sair do escritório. Veja!
A roteirização, também conhecida como planejamento de rotas, é uma das etapas mais importantes para o sucesso das operações de transporte. Pois como você bem sabe, é fundamental garantir que os motoristas percorram os trajetos mais rápidos, seguros e inteligentes. Mas infelizmente, não é sempre que se pode contar com a colaboração de todos.
Nesse cenário, o rastreamento acaba sendo uma ferramenta eficaz de monitoramento e correção de conduta, possibilitando que o gestor acompanhe os trajetos de seus funcionários, identificando transgressões, como fuga às rotas, excessos de velocidade e afins.
Também se fazendo valer do monitoramento, os rastreadores entregam outra ação corretiva na mão dos gestores. Afinal, assim, eles podem observar os horários e durações das paradas de seus funcionários, identificando se o colaborador está sendo ocioso ou indisciplinado, como ao rodar pela noite, quando foi expressamente orientado a evitar essa prática.
Para além disso, também vale lembrar do papel dos rastreadores ao ampliar a segurança da operação, tanto em seu faturamento como para o motorista. Isso acontece porque os rastreadores são acompanhados por grandes adesivos de advertência, sobretudo nos modelos satélite, que expõem uma cúpula no teto do caminhão.
Esse simples fato costuma ser o suficiente para desestimular a ação criminosa, que tende a perceber que aquela frota não consiste em um alvo vulnerável. Ainda vale destacar que os rastreadores também diminuem o preço das apólices de seguro, que consideram, estatisticamente, mais fácil recuperar os veículos e cargas com essa tecnologia, — reduzindo, assim, os riscos calculados no contrato.
Por fim, cabe a você, gestor da área, analisar as várias opções presentes no mercado para modernizar a sua frota com essa solução. O mais importante é que se filtre a pesquisa nas empresas com boa reputação no segmento, contratando dispositivos e plataformas que estejam sempre à mão.
Gostou deste conteúdo esclarecendo suas dúvidas sobre o rastreamento de carga? Então, continue a se aprofundar em temas tecnológicos, lendo o nosso artigo sobre a inovadora Logística 4.0!