Quais as vantagens de um sistema TMS? Conheça 5 principais

 

Sem Parar: Quais as vantagens de um sistema TMS? Conheça 5 principais

Que a tecnologia pode apoiar a produtividade e a segurança do seu setor você já sabe, não é? O assunto deste nosso bate-papo é como aplicar a inovação na gestão de transporte.

Sim! Conversaremos hoje sobre o Sistema TMS (sigla em inglês que corresponde a Transport Management System, ou, em português, Sistema de Gerenciamento de Transporte).

Essa ferramenta trabalha para garantir a integração dos processos de distribuição de carga, indicando custos, simulando os melhores cenários para as entregas e até verificando NF-es e CT-es.

Descubra nos próximos tópicos quais são as principais vantagens de investir no Sistema TMS!

1. Aumento da produtividade

Automatizar é quase um sinônimo direto de aumento de produtividade, certo? Quando tratamos de TMS a ideia é a mesma. Tal ferramenta colabora para a agilidade no processamento de pedidos, rapidez na entrega e redução do retrabalho na equipe. 

2. Diminuição de erros

Já passamos do tempo em que as planilhas ou anotações manuais eram a melhor estratégia de gestão de fretes. O controle de dados por sistema torna os procedimentos rotineiros mais assertivos e menos burocráticos. 

3. Mais agilidade ao processar pedidos

Antigamente, os processos eram manuais e presenciais, demandando de uma equipe maior e diversos pontos de retrabalho (erro na entrega, pacotes extraviados ou até a ausência do cliente). Em um cenário no qual o sistema TMS é implementado, tais detalhes são de responsabilidade do programa, o que torna as etapas mais diretas e ágeis.

4. Elevação da disponibilidade da frota

Já imaginou prever potenciais problemas mecânicos da sua frota? Com a integração do software TMS isso é possível, pois há ainda a funcionalidade de monitoramento de manutenção nos automóveis. Assim, além de você trabalhar com informações detalhadas sobre os carros da frota, poderá agregar agilidade na sua tomada de decisões.

5. Aperfeiçoamento das negociações 

Sim, o sistema TMS torna a gestão de frotas e fretes mais simples e impacta a gestão de colaboradores e de clientes da empresa. Com a implantação dessa tecnologia, você consegue visualizar quais são os clientes atendidos, como está o desempenho de cada colaborador para, então, aprimorar a negociação, conquistando melhores valores.

Observe, então, que o investimento em um sistema TMS é necessário para que a empresa trabalhe de maneira mais ágil e assertiva. Dessa forma, a sua rotina de atuação fica mais tranquila, sem surpresas nem perdas. É claro que, para a adesão do programa, é válido tomar alguns cuidados importantes. Confira algumas dicas rápidas:

  • observe qual é o domínio e relevância do fornecedor no segmento;
  • analise a possibilidade de personalização para as fórmulas de cálculo de frete;
  • reconheça a facilidade da transmissão de dados para o setor fiscal que atende a sua empresa;
  • confira a relação entre custo e benefício.

Chegando até aqui, você descobriu quais são as principais funcionalidades do sistema TMS, além de ter conferido as vantagens desse investimento e como escolher uma boa solução para a sua empresa. 

Gostou de saber mais sobre o sistema TMS? Curta nossa página no Facebook. Lá há diversas outras postagens relevantes para a sua solução.

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios