Gestão de frete: saiba como torná-la mais eficiente

O valor do frete impacta bastante na preferência do cliente por uma ou outra empresa, podendo fazê-lo desistir de alguma compra se for muito alto. Assim, as empresas que não dispõem de frota própria sempre procuram as transportadoras que oferecem os menores preços de frete.

Os valores geralmente são negociáveis, mas existem critérios que são determinantes, como distância, volume da carga, natureza da carga e outras coisas. Por isso, convém realizar uma gestão de frete cuidadosa e esclarecida. Neste post vamos mostrar como tornar essa gestão mais eficiente. Acompanhe!

O que é gestão de frete?

A gestão de frete consiste em controlar todas as etapas que constituem a entrega de uma mercadoria. Quanto mais bem estruturada for essa organização de etapas, mais competitiva será a empresa. Automatizar a gestão é uma forma eficaz de otimizar os fretes, oferecendo muitas vantagens para a transportadora.

Qual é a importância da gestão de frete?

Em um país em que a infraestrutura logística é uma das mais complicadas, a manutenção da competitividade é uma tarefa complexa. As rodovias apresentam infraestrutura precária, há riscos de assaltos, incidência de tributos elevados e muitas questões burocráticas devem ser resolvidas. Todos esses fatores contribuem para que os valores de frete no Brasil sejam uns dos mais altos do mundo.

Gerenciar o frete ajuda a encontrar soluções que podem ajudar a reduzir custos, como fazer a cotação e o cálculo de fretes, realizar o rateio de valores, faturar o frete e outras coisas. Tudo será otimizado se o gestor contar com um sistema automatizado. Gerenciar o frete, portanto, é a melhor maneira de enfrentar os desafios que o transporte brasileiro oferece.’

Como otimizar a gestão de frete?

Listamos alguns critérios que você deve considerar na gestão de frete para a aperfeiçoar suas etapas, tornando o processo mais eficiente.

Antecipe a demanda

O gestor logístico precisa estar ciente de que é relevante se manter à frente dos problemas. Assim, a antecipação da demanda é uma estratégia que assegura melhor qualidade no gerenciamento do frete.

O planejamento é o principal alicerce de toda estratégia corporativa, sendo assim também no setor logístico. Para acabar com as falhas e reduzir transtornos que atrasam as entregas, é recomendável uma administração dos estoques fundamentada na demanda estimada para as semanas seguintes.

Tenha um bom relacionamento com os fornecedores

Para que o setor opere com boa qualidade, é preciso contar com fornecedores eficientes, que mantenham um nível satisfatório de comunicação. Assim, os parceiros logísticos, fornecedores ou prestadores de serviço contribuem para programar melhor a atividade, reorganizando também o grupo de colaboradores para trabalhar junto aos terceirizados.

Identificando falhas e limitações nos processos dos fornecedores é possível se organizar para evitar prejuízos e problemas com a produção e os lucros. Se um fornecedor não tem capacidade para apresentar toda a matéria-prima necessária para conservar a estabilidade da produção, por exemplo, ele pode ser questionado na sua qualificação.

Monte uma boa estratégia de entrega

Para montar uma boa estratégia, convém que o gestor compreenda melhor suas necessidades, planejando o tipo de transporte mais adequado. No Brasil, o modal rodoviário é o mais utilizado, mas a escolha do parceiro que vai transportar a carga deve ser criteriosa, considerando principalmente sua especialidade em determinada área, como agronegócio, transporte de carga fracionada, transporte de produtos perigosos e assim por diante.

Finalmente, considere sempre a infraestrutura do negócio, o uso de embalagens adequadas, a oferta de prazos satisfatórios e a realização de operações distintas.

Faça um monitoramento em tempo real

A gestão de frete precisa de boa tecnologia que seja incorporada à rotina dos profissionais e torne o trabalho deles mais seguro e rápido. O monitoramento da carga em tempo real é uma forma de aperfeiçoar o relacionamento com os profissionais que estão fazendo a entrega.

Além de resolver a demanda sempre crescente das empresas por segurança, o monitoramento em tempo real gera vantagens para o consumidor final, que pode rastrear seu pedido e acompanhar as atualizações sobre a entrega.

A gestão de frete é uma ferramenta valiosa para o setor logístico crescer e se tornar mais competitivo, satisfazendo as necessidades dos consumidores, que poderão contar com propostas mais acessíveis.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então aproveite para aprender como fazer o pagamento eletrônico de frete!

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