9 segredos do processo de recrutamento e seleção de pessoas impecável

Sem Parar Empresas: 9 segredos do processo de recrutamento e seleção de pessoas impecável

O processo de recrutamento e seleção de pessoas é uma das ferramentas mais importantes (se não a mais) de toda a gestão de Recursos Humanos. É a partir daí que gente talentosa pode entrar na empresa, o que é vital para o sucesso de um empreendimento no mercado.

Por isso, é indispensável ter todo o processo bem definido e contar com um RH estratégico, que seja capaz de enxergar os profissionais de maneira sistêmica, tomar decisões acertadas e utilizar tecnologia de ponta nos seus processos.

Pensando nisso, elaboramos este post especialmente para você. Fique por dentro dos 9 segredos para tornar seu processo de recrutamento e seleção impecável!

Qual é a diferença entre recrutamento e seleção?

Antes de iniciar o processo para o ingresso de novos funcionários na empresa, é importante entender a definição das terminologias para começar o trabalho com segurança e confiança.

Recrutamento e seleção, apesar de serem conceitos interligados, não representam a mesma coisa: cada um tem suas atividades e objetivos distintos, embora caminhem com a mesma finalidade de preencher a vaga em questão. Entenda melhor esses conceitos a seguir.

Recrutamento

É a etapa anterior à seleção e consiste no sistema para encontrar o candidato com perfil adequado para ocupar determinada vaga. Nesse momento, é importante atrair o maior número de pessoas para a vaga — respeitando as necessidades especificadas da posição a ser ocupada.

Para que o resultado do processo seja adequado ao quadro da empresa, é indispensável que a equipe de RH tenha em mãos a descrição das atividades da vaga e o perfil do colaborador a ser selecionado.

Seleção

Essa é a parte do processo em que, efetivamente, é feita a escolha do candidato mais bem preparado para a posição, que já foi pré-selecionado no recrutamento. Nessa etapa são feitas entrevistas, dinâmicas e testes para comprovar se o candidato tem realmente as qualificações para a função e se o perfil dele está de acordo com o da organização e o do futuro gestor.

Ainda é importante ressaltar que o recrutamento e a seleção feitos de maneira eficaz resultam em contratações que realmente colaboram para o cumprimento das metas da empresa. Além disso, diminuem a rotatividade de funcionários (o chamado turnover).

Quais são os segredos do sucesso para o processo de recrutamento e seleção?

Antes de mais nada, contar com um RH estratégico é o começo de um processo de recrutamento e seleção mais assertivo. Afinal, permite enxergar os pretensos colaboradores com base em dados reais, o que aumenta muito as chances de uma boa contratação. Confira agora algumas dicas!

1. Tenha uma Requisição de Pessoal bem elaborada

A Requisição de Pessoal (RP) é um documento que deve ser preenchido pelo gestor responsável pela vaga em aberto. Precisa informar todas as características necessárias para ocupar o cargo em questão, como escolaridade, segunda língua (se for preciso) e experiências anteriores.

2. Crie uma descrição detalhada da vaga

Com base na RP, crie uma descrição detalhada da vaga. Essa iniciativa contribui para a assertividade do processo de recrutamento e seleção, atraindo perfis mais adequados à função a ser preenchida, o que facilita todo o restante do processo. Por isso, atente aos itens básicos de uma boa descrição de vaga:

  • nome do cargo;
  • funções a serem desempenhadas;
  • habilidades necessárias;
  • formação mínima;
  • experiência solicitada;
  • diferenciais (conhecimento em línguas);
  • horário de trabalho;
  • local de trabalho;
  • tipo de contratação (CLT, PJ, freelancer);
  • salário;
  • benefícios.

3. Escolha onde encontrar os melhores candidatos

Agora que você já tem em mãos a descrição detalhada da vaga, é hora de decidir como divulgá-la. Como as possibilidades são inúmeras, desde jornal impresso até redes sociais, é bom ter em mente o perfil do candidato a ser selecionado para entender quais são os melhores meios.

Então, leve em consideração a formação exigida, a idade, os hábitos e os meios de comunicação aos quais esse possível candidato tem mais acesso. Vale avaliar se ele tem LinkedIn, se pode ir até a empresa para entregar o currículo, se precisa ter um portfólio, se utiliza redes sociais e quais seriam etc. Enfim, utilize as estratégias de RH para selecionar o melhor meio de publicação.

4. Reúna um maior número de candidatos

O Brasil está dentre os países que tem menos mão de obra qualificada. Em uma pesquisa divulgada pelo Fórum Econômico Mundial, realizada com 132 países, nossa nação ficou em 80º lugar no ranking geral, número considerado muito abaixo do ideal.

Por isso, é ideal que haja mais candidatos para o processo de seleção, a fim de aumentar o número de perfis disponíveis para análise. Entretanto, o objetivo não é atrair qualquer tipo de pessoa, pois é preciso contar com candidatos que têm as competências e habilidades necessárias para participar do processo seletivo. Assim, é muito mais provável encontrar um candidato que tenha aderência ao cargo.

5. Avalie a adequação à empresa, equipe e gestor

Um novo candidato não deve ter aderência apenas ao seu cargo, mas ao seu chefe, à sua equipe de trabalho e à companhia como um todo. Portanto, avalie se as características desse candidato estão de acordo com a cultura organizacional. Por melhor que seja um candidato, ele não ficará muito tempo na empresa se não conseguir se adaptar a ela.

6. Elabore um pequeno cronograma para o processo

Um cronograma ajuda a realizar todas as atividades, sempre dentro do período esperado. É uma ferramenta simples e bastante prática para o dia a dia. Além de ajudar a planejar e definir melhor cada etapa, o cronograma também trará uma visão mais integral de todo o processo de recrutamento e seleção. Ele pode ser alterado em casos de imprevistos.

7. Crie uma entrevista estruturada e anote as principais informações

A entrevista é considerada o momento mais importante do processo de recrutamento e seleção. É a etapa em que o recrutador e o candidato ficam cara a cara, seja presencialmente ou por meios virtuais.

A entrevista estruturada é aquela em que as perguntas já estão elaboradas de forma estratégica. Elas não devem ser fechadas, de modo que o candidato possa responder simplesmente com “sim” ou “não”, mas devem induzi-lo a falar das suas ambições e experiências.

Também é importante anotar as informações ao final da entrevista. Faça isso antes de conversar com qualquer outra pessoa, pois você pode se esquecer de muitas coisas. Além disso, dê uma nota para o candidato — de 1 a 5, por exemplo. Caso ainda tenha que realizar outras entrevistas no mesmo dia, essa será uma boa forma de ajudar a avaliar todos os candidatos.

8. Tenha o currículo do profissional em mãos

Outra dica muito importante é ter o currículo do profissional em mãos durante a entrevista — não se esqueça disso. Esse documento pode facilitar bastante a fluidez da conversa. Tendo acesso rápido a essas informações, é possível tirar suas dúvidas sobre os pontos mais importantes (como os empregos anteriores, qualificações, formações etc.).

9. Utilize dinâmicas interativas

Além das entrevistas e testes psicológicos (que devem ser aplicados e corrigidos apenas por psicólogos), também é possível trabalhar com dinâmicas durante o processo de seleção. Elas permitem observar na prática algumas habilidades dos profissionais, inclusive a capacidade de trabalhar em equipe.

Uma ideia é simular uma situação que faz parte da realidade da empresa e observar como o candidato reage. Há a possibilidade de ter indícios sobre sua proatividade, como toma decisões, a forma como lida com circunstâncias adversas, como age com os colegas diante de um episódio de estresse, entre outros pontos essenciais para o RH estratégico.

As características a serem avaliadas devem depender do perfil desejado para a vaga. A timidez, por exemplo, nem sempre tem que ser percebida como algo negativo, de acordo com as funções a se desempenhar no cargo. É preciso saber quais são as características e o que se deseja observar com a dinâmica, inclusive para escolher as técnicas mais adequadas.

Seja qual for a prática escolhida, é importante propiciar um ambiente confortável, com muita naturalidade, buscando deixar os candidatos mais à vontade. É preciso ter em mente que, por se tratar de um processo seletivo, a situação já é estressante por si só. Isso pode prejudicar o desempenho dos profissionais, ou eles podem até mesmo fingir algo, tentando se sair bem.

Tudo deve ser conduzido e avaliado com respeito, tomando cuidado para não gerar constrangimento em ninguém. Separamos a seguir alguns tipos de dinâmica para exemplificar.

9.1 Desafio

É possível utilizar uma dinâmica que ofereça um desafio ou que apenas faça parecer que isso acontecerá. A ideia é observar como os candidatos reagem diante dessa possibilidade.

Um exemplo que costumava ser utilizado é o da caixa misteriosa, que supostamente guardava um desafio. Nas circunstâncias atuais, no entanto, com a pandemia do Coronavírus, é necessário descobrir outras alternativas, que não envolvam o contato próximo das pessoas nem a circulação de um objeto entre os participantes. Isso vale para qualquer dinâmica.

9.2. Apresentação e relaxamento

E interessante realizar uma dinâmica divertida ou relaxante antes de passar para uma mais específica, direcionada para o cargo em questão. As técnicas de quebra gelo são um exemplo disso, buscando aliviar ao menos um pouco da tensão dos participantes.

Também existem as dinâmicas de apresentação, nas quais os candidatos podem comentar algo sobre si, além de se apresentarem uns para os outros. O RH pode definir quais aspectos as pessoas devem falar sobre si, como hobbies e interesses, ou deixar a escolha livre. Essas dinâmicas já permitem observar certos comportamentos, como extroversão.

9.3. Simulação de vendas

É possível realizar simulações de diferentes cargos. No caso de vendas, por exemplo, pode-se dividir as pessoas em grupos e pedir que pensem em uma estratégia para vender certo produto, ou realizar uma simulação individual, na qual o candidato fará o papel de vendedor e o aplicador será o cliente. Nesse segundo caso, é importante enviar previamente um roteiro com uma situação de vendas específica, para a pessoa se preparar.

Em qualquer um desses casos é preciso ter em mente o que deve ser avaliado. Para uma avaliação mais justa, é importante levar em conta se foram recrutados candidatos com ou sem experiência na área, pois não se deve exigir que iniciantes conheçam certos conceitos, por exemplo.

O processo de recrutamento e seleção de pessoas deve ser conduzido com muita seriedade, levando em consideração sua importância para todos os envolvidos — empresa, gestor e candidatos. Por meio dele, toda a organização pode ser beneficiada.

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