8 ações de endomarketing para aplicar em sua empresa
VB - 24/4/2023
Você sabe qual é a importância das ações de endomarketing? Pois bem, investir na estratégia é interessante para diminuir o turnover e aumentar a motivação e o engajamento dos colaboradores, além de melhorar a competitividade da empresa. É por isso que vale a pena aplicar algumas táticas no seu negócio.
Só para esclarecer, o endomarketing também é conhecido como marketing interno. O objetivo da estratégia é estabelecer um relacionamento de qualidade com o capital humano da empresa para reter colaboradores e alcançar o potencial máximo de produtividade.
Interessou-se pelo assunto e quer saber como aumentar o engajamento dos funcionários? Então, confira 8 ações de endomarketing fundamentais para qualquer negócio.
1. Onboarding
O onboarding é o processo de integração de novos funcionários. Aliás, é nesse momento que a empresa apresenta a cultura organizacional aos recém-contratados, faz um alinhamento a respeito dos objetivos de negócios e mostra as funções ao novo colaborador.
Esse trabalho de adaptação é fundamental para diminuir a curva de aprendizado e acelerar o desenvolvimento dos colaboradores na empresa. Dessa forma, ele pode contribuir para os resultados do negócio mais rapidamente. Nesse contexto, é importante:
- orientar os colaboradores sobre a nova contratação;
- apresentar a infraestrutura da empresa;
- realizar reuniões de alinhamento;
- oferecer materiais de apoio;
- promover eventos de integração, como café da manhã de boas-vindas;
- solicitar e dar feedbacks.
2. Treinamento e desenvolvimento
Os treinamentos servem para ensinar e manter os colaboradores atualizados sobre habilidades, competências e conhecimentos necessários para exercer suas funções. Com isso, é possível melhorar o desempenho dos funcionários, além de reduzir erros e retrabalhos. Aliás, lembre-se de incluir treinamentos no processo de onboarding, combinado?
Já o desenvolvimento de pessoas está mais ligado ao preparo dos colaboradores para o futuro. Nesse sentido, as capacitações são voltadas para promover o crescimento pessoal e profissional dos funcionários. Além disso, o desenvolvimento serve para capacitar colaboradores para novas funções.
3. Comunicação interna
Antes de tudo, vale esclarecer as diferenças entre comunicação interna e endomarketing, pois o conceito causa muitas confusões. Veja bem: conforme já explicamos, o endomarketing é o marketing interno. Na prática, é um conjunto de estratégias para alinhar expectativas e melhorar o engajamento do profissional.
Por outro lado, a comunicação interna é uma ferramenta de comunicação. Isto é, por meio desses canais, as informações são trocadas na empresa. Por exemplo: intranet, rede social corporativa, mural de recados, caixa de sugestões, jornal interno, entre outros.
Sendo assim, a comunicação interna é uma ferramenta importante para o endomarketing porque organiza o processo de troca de informações corporativas. Então, vale a pena criar canais oficiais internos para promover o alinhamento estratégico e divulgar as ações de endomarketing.
4. Plano de carreira
O plano de carreira é uma espécie de “mapa do tesouro” que mostra o caminho que o colaborador precisa percorrer para melhorar a remuneração e subir de cargo. Aliás, vários fatores entram nessa conta, como tempo de casa, capacitações, metas alcançadas, desempenho profissional, entre outros.
De toda forma, investir na estratégia é uma forma de fornecer perspectivas de futuro ao colaborador e incentivar o desenvolvimento.
5. Clima organizacional
O clima organizacional nada mais é que a percepção que os colaboradores acumulam a respeito do ambiente de trabalho. Quando a equipe vive amedrontada por causa do temperamento dos gestores e devido às constantes ameaças de demissão, por exemplo, significa que o clima não é muito amistoso.
Nesse caso, além de perder colaboradores e afetar a motivação do profissional, a imagem da empresa também fica prejudicada. É por isso que as estratégias para melhorar o clima organizacional fazem parte das ações de endomarketing.
Para resolver essa questão, vale investir em táticas para melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho, oferecer recursos necessários para executar as tarefas com eficiência, dar feedbacks, estimular a cooperação etc.
6. Satisfação do colaborador
Atrasos, faltas, atestados, queda na produtividade e baixa qualidade das entregas. Esses são alguns indícios de que o colaborador não está muito feliz no trabalho. Entender o motivo da insatisfação é crucial para buscar soluções de endomarketing e reengajar os funcionários.
Uma boa forma de fazer isso é por meio das pesquisas de satisfação. Afinal de contas, nesse momento, é possível analisar fatores como clima organizacional, eventuais assédios, forma de atuação das lideranças, instalações, equipamentos disponíveis, carga horária, modalidade de trabalho, entre outros.
7. Reconhecimento profissional
De modo geral, os colaboradores não trabalham apenas para ver o salário cair na conta no fim do mês. Na verdade, para vestir a camisa da empresa, o colaborador espera que o seu trabalho seja valorizado.
Sendo assim, promover ações de reconhecimento profissional é importante para aumentar a motivação e o engajamento dos colaboradores. Nesse contexto, vale investir em:
- elogios públicos;
- promoções;
- premiações por desempenho.
8. Benefícios corporativos
A gestão de benefícios corporativos está entre as ações de endomarketing mais importantes. Isso porque a ferramenta tem impacto direto na produtividade, no engajamento e na satisfação dos colaboradores.
No entanto, muito além do básico — como vale-transporte e vale-alimentação —, é importante estudar o comportamento dos funcionários e oferecer vantagens alinhadas aos seus gostos e estilo de vida.
Em vez de dar um mimo genérico no dia do aniversário do colaborador, por exemplo, que tal oferecer um vale-presente? Dessa forma, o consumidor pode gastar o saldo como quiser.
É nesse contexto que nós, da Sem Parar Empresas, entramos como facilitadora do trabalho com a gestão completa de benefícios. Aliás, entre as nossas principais soluções, podemos citar:
- Vale-refeição e alimentação em apenas um cartão;
- Transporte: vale-transporte;
- Multi: cartão para despesas corporativas, como viagens ou transporte;
- Presente: vale-presente;
- Auto: vale-combustível;
- Clube Sempre Bem: convênio para descontos em medicamentos e itens de perfumaria, higiene e beleza;
- Odonto: plano odontológico;
- +Saúde: convênio para obter descontos na rede particular de saúde;
- Gympass: acesso a academias e aplicativos de bem-estar;
- Orienta: convênio para assistência psicológica, jurídica, financeira e social.
Por fim, investir em ações de endomarketing é fundamental para garantir colaboradores de alto desempenho. Afinal de contas, além de aumentar a motivação e o engajamento, a estratégia também deixa o clima organizacional mais agradável e reduz a rotatividade de colaboradores. Nesse contexto, o destaque vai para os benefícios corporativos que melhoram a satisfação interna.
Gostou da ideia e quer saber mais sobre as soluções da Sem Parar Empresas? Então, entre em contato conosco e veja como potencializar os resultados da sua empresa com os benefícios corporativos.
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