Gestão de conflitos: entenda como aplicar na empresa

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Cada vez mais as empresas vêm se preocupando em manter um bom clima organizacional. Estabelecer boas relações interpessoais e investir em formas inteligentes de resolver conflitos é muito importante para manter a coesão entre os membros da equipe e evitar prejuízos no longo prazo.

Afinal, um pequeno problema mal resolvido pode se transformar em uma grande crise no futuro. Por outro lado, um conflito bem administrado é uma boa oportunidade para fortalecer seu time e alcançar soluções criativas e inovadoras.

Nesse contexto, este conteúdo é focado em ajudar você a aplicar uma boa gestão de conflitos na empresa. Continue acompanhando o post para conferir!

Entenda o que é a gestão de conflitos

Basicamente, a gestão de conflitos é uma área relacionada à gestão empresarial que tem como foco principal estabelecer a conciliação entre partes com interesses conflitantes e chegar a uma solução satisfatória para todos os envolvidos.

Para isso, o profissional que trabalha nesse segmento precisa de conhecimentos específicos em gestão de pessoas, além de dominar técnicas de mediação de conflitos.

Em uma empresa maior e com um grande número de colaboradores, é interessante ter um profissional contratado para esse tipo de demanda junto ao departamento de RH. Existem ainda empresas que prestam consultoria e podem trabalhar em divergências pontuais.

Por outro lado, mesmo que não exista um profissional exclusivo para essa função na sua empresa, cabe aos profissionais de RH estabelecer formas de mediar essas questões, seja fazendo a ponte de maneira vertical ou horizontal.

Além disso, investir em treinamentos e ações que visem melhorar o relacionamento, bem como a comunicação interna, são medidas que fazem parte da gestão de conflitos. Afinal, permitem que todos se expressem de forma mais assertiva e sem agressividade.

Descubra a importância da gestão de conflitos nas empresas

Os talentos de hoje em dia são muito mais focados na qualidade de vida do que efetivamente nos salários. Assim, um clima organizacional ruim adoece seus colaboradores e aumenta o turnover.

Nesse contexto, aplicar a gestão de conflitos é muito importante para quem deseja estabelecer uma convivência harmoniosa e manter o bem-estar das pessoas. Afinal, é essencial ter em mente que são elas que movimentam os negócios.

Um bom clima organizacional aumenta o engajamento e abre portas para a criatividade e as soluções inovadoras. Mas isso não quer dizer que não possam existir conflitos, especialmente quando estamos falando de pessoas qualificadas e com opiniões fortes. Contudo, se forem gerenciados corretamente, podem render bons frutos e mudanças relevantes.

Por outro lado, se você não investe na gestão de conflitos, o ambiente pode se tornar extremamente nocivo, resultando em faltas, atrasos, distrações, redução na produtividade, rotatividade de colaboradores e adoecimento.

Veja como fazer um bom gerenciamento de conflitos

Saber administrar situações de conflito é mais um aspecto de grande relevância. Veja a seguir algumas dicas que podem ajudar você a mediar situações divergentes dentro da empresa.

Analise os fatos

Antes de agir, o primeiro passo para gerenciar um conflito é entender o que aconteceu. Converse com todos os envolvidos e escute o ponto de vista deles. Não tome partido nem alimente a divergência. Apenas procure ouvir de forma imparcial antes de se posicionar.

Coloque-se no lugar dos envolvidos

Tenha empatia. Saber se colocar no lugar do outro é uma habilidade muito importante na gestão de conflitos. Em alguns casos, a situação pode parecer banal para você, mas afeta diretamente a outra pessoa.

Busque compreender as frustrações do outro, os eventos anteriores que possam ter culminado no problema, suas expectativas e seu perfil. Pode ser que a causa do problema seja muito mais profunda ou diversa do que aparenta.

Mantenha o foco no problema

É comum que o conflito possa ser resultado de um problema externo. Algumas pessoas não conseguem separar a vida profissional da pessoal e descontam suas frustrações externas nos colegas.

Por isso, é conveniente manter o foco no problema pertinente à empresa. Se o conflito foi gerado por problemas externos, não há muito a ser feito. No entanto, é bem importante pontuar que eles não devem influenciar nas questões profissionais.

Desenhe possíveis soluções

Um dos pontos centrais da gestão de conflitos é buscar soluções que sejam satisfatórias para todos os envolvidos. Por isso, um bom profissional estuda os cenários possíveis e tenta mapear possibilidades.

Vale observar que ele consegue prever problemas em andamento ou situações que podem resultar em conflitos. Com isso, é possível agir antes que eles ocorram ou se agravem.

A partir desse mapeamento, você consegue apresentar aos superiores um projeto com diversas ações que demonstram uma visão estratégica e um cuidado com a gestão dos conflitos. Veja algumas dessas ações.

  • cultura de feedbacks;
  • avaliação de desempenho;
  • desenvolvimento de normas e boas práticas de convivência;
  • seleção com foco na integração ao ambiente organizacional da empresa;
  • treinamentos regulares;
  • criação de canais de comunicação eficientes;

Muitos problemas podem ser evitados com ações estratégicas dos gestores de pessoas. Isso contribui para um clima organizacional positivo, melhorando seus resultados.

Veja os principais benefícios da gestão de conflitos

Atuar no gerenciamento de crises traz diversos benefícios para a empresa e os seus colaboradores. Elencamos a seguir alguns dos mais evidentes. Confira.

Aumenta o engajamento

Um ambiente harmonioso e leve favorece o desenvolvimento da criatividade e da autonomia profissional. Quando o colaborador gosta dos colegas e se sente valorizado pela empresa, automaticamente se sente mais engajado e motivado, mesmo em situações desafiadoras.

Reforça a cultura organizacional

A aplicação da gestão de conflitos também é um fator que reforça a cultura organizacional. Ela promove a comunicação, fortalece os valores da empresa e incentiva a colaboração. Com isso, todos passam a agir de forma mais coesa, fortalecendo a cultura organizacional.

Melhora o diferencial competitivo

Os conflitos criam um clima ruim e comprometem a produtividade da sua equipe. Quem não investe em gestão pode sofrer com atrasos, faltas, turnover e até adoecimento dos colaboradores.

Por outro lado, ao trabalhar as divergências, você conquista um time mais engajado, que sabe administrar conflitos e atuar em equipe com eficiência. Com isso, a produtividade aumenta e você conquista um diferencial competitivo no mercado.

Diminui o turnover

A rotatividade de funcionários pode ser bastante prejudicial para a empresa. Afinal, há custos para contratar e treinar colaboradores novos, bem como para realizar a rescisão de um contrato. Além disso, a equipe não tem tempo de se integrar, já que sempre há alguém novo saindo ou entrando.

Nesse contexto, a gestão de conflitos torna o ambiente mais harmonioso e demonstra que a empresa valoriza as expectativas e os posicionamentos de todos os envolvidos.

Seja junto ao RH ou em um setor autônomo, a gestão de conflitos tem papel estratégico dentro das empresas. Ela é responsável por criar estratégias para prevenir divergências e lidar com elas de forma construtiva, sempre valorizando o clima organizacional e o bem-estar do seu time.

E aí, essas dicas foram úteis para você? Então, aproveite para conferir também os 5 principais motivos de desligamento de funcionários.

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