7 dicas para ter um ambiente colaborativo na sua empresa
VB - 9/3/2020
Já pensou contar com colaboradores que tragam ideias inovadoras com bastante frequência? Ou com equipes alinhadas, proativas e que ainda se ajudam entre si? Ou quando há problemas e toda a empresa se une para colaborar? Pois, então, isso tudo faz parte de um ambiente colaborativo, onde todos estão dispostos a ajudar sempre que possível.
E não estamos falando apenas em ajudar, estender a mão naqueles momentos de urgência, mas também de colaboração em busca de objetivos em comum, de alcançar mais e mais sucesso, e ainda conseguir fazer a empresa crescer. Esse tipo de ambiente é muito importante para qualquer tipo de empresa, seja ela pequena, média ou um grande grupo.
Se você está entrando no mercado, com vontade de crescer e ter uma equipe incrível à sua volta, apostar no ambiente colaborativo é um ótimo caminho. Quer algumas dicas? Confira!
1. Defina expectativas realistas
O primeiro passo para um ambiente colaborativo é ter expectativas realistas, baseadas em um estudo profundo do seu negócio e do mercado. Afinal, como crescer sem saber exatamente de que forma e o que deve ser feito? Além disso, é fundamental compartilhar com toda a equipe quais são essas expectativas e montar uma estratégia para chegar até lá.
Indo um pouco mais à frente, quando falamos em expectativas, também queremos dizer metas. Você já sabe quais são as metas e os objetivos necessários para que a empresa cresça e tenha o seu destaque no mercado? Isso também faz parte do que é realidade para que seja buscado e construído ao longo do tempo.
2. Invista em treinamentos e capacitações
Outro fator que contribui bastante para um ambiente colaborativo é, sem dúvidas, investir no treinamento e na capacitação dos seus colaboradores. É bom lembrar que, com tantas mudanças no mercado e na sociedade, o que era importante ontem pode já não ser mais hoje. Estar atualizado é um dos grandes diferenciais competitivos entre empresas.
Para isso, sempre que houver um novo projeto entrando em ação, convoque a equipe responsável para um treinamento. Ou, a cada 3 ou 6 meses, faça isso com a empresa geral, envolvendo todos os departamentos. Quanto mais os profissionais estiverem capacitados e treinados, mais tranquilo será o trabalho e mais confiantes eles estarão para os desafios.
3. Engaje os colaboradores em objetivos em comum
Será que a sua equipe está trabalhando de forma conjunta, em busca do mesmo objetivo? Uma das grandes características de um ambiente colaborativo é que todos os profissionais atuam na mesma direção, uns ajudando aos outros, para que consigam bater determinada meta. Isso se chama ter objetivos em comum.
É sempre bom verificar como anda o alinhamento da sua equipe. Uma dica é fazer reuniões periódicas para analisar o andamento dos projetos, o que cada um tem feito, ou como cada um pode contribuir com ideias e práticas que ajudem naquele objetivo. Você verá que, em pouco tempo, as pessoas trabalharão mais engajadas e em busca do mesmo objetivo.
4. Tenha lideranças fortes
Sabia que uma grande liderança pode levar sua empresa longe, bem longe? É essencial contar com profissionais que saibam liderar, engajar e se mostrar fonte de ajuda para a equipe quando ela mais precisar. Além disso, um líder que consegue manter uma ótima comunicação com os colaboradores também facilita o ambiente colaborativo da melhor maneira possível.
Imagine, por exemplo, quando um dos profissionais da equipe está passando por problemas de saúde e não pode comparecer alguns dias ao trabalho. Se o restante da equipe estiver alinhado, e o líder estiver ciente de tudo o que está sendo feito, será bem mais tranquilo remanejar outro profissional para ajudar nesse momento. É colaboração visível.
5. Garanta um ambiente de confiança mútua
Um profissional que trabalha confiante trabalha melhor. Seja no seu trabalho ou acreditando no líder, por exemplo, esse colaborador não terá dúvidas quando tiver que conversar sobre dificuldades ou anseios com algumas dessas pessoas. Ao mesmo tempo, é importante que a chefia demonstre confiar na sua equipe. Isso dá ainda mais força de vontade de trabalhar.
Não se esqueça também de que, para gerar uma confiança mútua, um ambiente colaborativo precisa estimular a honestidade e a lealdade na empresa. Para alcançar esse objetivo, é preciso criar um ambiente livre, ou seja, em que as pessoas se sintam à vontade, possam se expressar, tenham abertura para serem ouvidas e possam atuar com a diversidade.
6. Invista em tecnologia colaborativa
Você já reparou que praticamente toda empresa tem uma área de TI, de comunicação ou de desenvolvimento de práticas inovadoras? Pois bem, essas áreas são ótimas para o exercício do ambiente colaborativo, no sentido de investir em tecnologia colaborativa. Explicamos: quando você deixa claro que todos podem participar, isso é ainda mais estimulante.
Por exemplo: vocês atuam com muitos arquivos de clientes e processos internos. Que tal deixar tudo isso organizado na nuvem? Essa ferramenta, por si só, já é colaborativa, e faz com que todos tenham acesso às áreas em comum e estudem sobre a empresa como um todo, aprendendo mais e mais sobre como crescer juntos.
7. Proporcione um espaço de trabalho confortável
Hoje em dia, as pessoas passam praticamente mais tempo no trabalho do que em casa. A média do trabalhador brasileiro dentro de um escritório é de 8h por dia. Já pensou trabalhar em um local desconfortável? Não dá. Se você quer investir mesmo em um ambiente colaborativo, comece oferecendo uma empresa confortável para os seus colaboradores.
Há inúmeras formas de fazer isso: cadeiras acolchoadas, sala de refeição ampla ou minimamente confortável, salas de descanso, ambiente com luz natural, entre outros. Pense que isso não é um gasto, e sim um investimento para que todos, inclusive você, se sintam animados para ir todos os dias ao trabalho. Que tal dar atenção ao bem-estar dessas pessoas?
Depois de conferir essas 7 dicas, chegou a hora de tirar as ideias do papel e contribuir para uma empresa com um ambiente colaborativo ideal para toda a sua equipe. Mãos à obra!
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