10 passos para desenvolver bons relacionamentos com fornecedores
VB - 6/3/2020
O relacionamento com fornecedores é um dos aspectos mais importantes no desenvolvimento da empresa. Fazendo isso, você fornece produtos e serviços de qualidade aos clientes e aos colaboradores do negócio. Para ter uma relação saudável, é fundamental que ambas as partes contribuam de maneira significativa no sucesso do outro.
Prezar por uma parceria amigável com as empresas que fornecem produtos e serviços resulta em vários benefícios e evita problemas em sua empresa. É válido aplicar ações que sejam positivas e colaboram para uma comunicação cordial e que estimulem a ajuda mútua.
Selecionamos 10 sugestões certeiras para você ser bem-sucedido no relacionamento com os fornecedores. Confira o post a seguir!
1. Crie relações de parceria
Os fornecedores podem ser vistos como parceiros da empresa. Para isso, é necessário construir uma comunicação amigável e eficiente entre ambas as partes. Dessa forma, a cooperação precisa existir para que consiga estabelecer uma parceria sólida e duradoura.
Quando os dois lados colaboram um com o outro, fica mais fácil solucionar problemas e imprevistos. Por isso, busque criar uma relação de confiança e transmita credibilidade aos fornecedores.
Uma maneira eficaz é a divulgação dos serviços e produtos, pois, ao fazer isso, você promove uma troca benéfica para os dois.
2. Seja transparente
A transparência é essencial para que a parceria com os funcionários perdure e seja vantajosa. Assim, manter uma comunicação clara e coesa ajuda no bom relacionamento, já que, em qualquer tipo de negócio, é importante prezar pela ética e legalidade.
Então, opte pela transparência ao fazer pedidos ou realizar outros tipos de negociações, sempre deixando claro a realidade de sua empresa e considerando a demanda do dia a dia.
3. Alinhe todos os processos
Uma parceria de sucesso envolve a comunicação entre os fornecedores e a empresa com o objetivo de alinhar os processos. Fazer isso engloba acertar detalhes sobre o funcionamento de entregas, a qualidade dos produtos que serão ofertados e o controle do estoque.
Entender todos estes pontos colabora para processos mais otimizados e eficientes, além de evitar problemas e impasses.
4. Estabeleça canais de comunicação
Se você quer garantir um bom relacionamento com os fornecedores, é fundamental investir em canais de comunicação que facilitam a troca de informações e o contato. Nesse sentido, é possível optar por softwares ou outros meios que auxiliem no diálogo entre as partes.
Outro fator importante é a padronização da comunicação, ou seja, para facilitar o relacionamento com os fornecedores, os gestores podem fixar com antecedência quais serão os canais usados para o contato, o que agiliza os processos.
5. Acompanhe KPIs
O relacionamento com os fornecedores impacta de maneira direta a performance da empresa. Por isso, analisar periodicamente desempenho com a ajuda de KPIs (Key Performance Indicator ou, em português, Indicadores-Chave de Desempenho) é uma etapa relevante para alcançar o crescimento que você espera para o negócio.
Dessa forma, utilize indicadores para compreender mais sobre o que está sendo entregue tanto pela equipe interna quanto por parceiros e se há a necessidade de trocar de fornecedor.
6. Negocie com os fornecedores
Se você tem um bom relacionamento com os fornecedores, pode conseguir condições diferenciadas e, consequentemente, ser beneficiado em vários aspectos. Isso gera oportunidade para negociações mais atrativas, com descontos ou disponibilidade para mais formas de pagamento, por exemplo.
Negociar preços, volume de pedidos e outros pontos contribui para uma parceria cada vez mais positiva, principalmente quando há benefícios para ambos os lados.
7. Valorize os bons fornecedores
Os fornecedores que têm um bom relacionamento com a empresa precisam ser reconhecidos pela parceria que demonstram. Existem algumas maneiras de valorizá-los, sendo que algumas ações bastante simples já são suficientes para promover um clima harmonioso e amigável.
Uma forma é expressar em palavras a gratidão de todos os colaboradores pelo serviço prestado, destacando pontos positivos, como pontualidade na entrega e qualidade dos produtos ofertados.
Além disso, é possível demonstrar que valoriza o fornecedor por indicá-lo a outras empresas ou, até mesmo, oferecer brindes e descontos.
8. Fixe objetivos em longo prazo
Ao contratar o serviço de determinado fornecedor, é importante pensar em construir um relacionamento em longo prazo, isto é, estabelecer uma parceria que perdure e que seja positiva para ambos. Geralmente, os fornecedores que estão por mais tempo auxiliando sua empresa são aqueles que mais conseguem ajudá-lo, pois já conhecem o funcionamento de todos os processos e entendem as suas necessidades.
Lembre-se de analisar com frequência se os fornecedores estão alinhados com os objetivos do negócio e o que pode ser aprimorado para alcançar melhores resultados.
9. Considere unificar os fornecedores
Ter uma rede grande de fornecedores pode ser exaustivo e trabalhoso, além de criar uma comunicação mais rápida e distante. Uma sugestão é unificar suas parcerias, ou seja, contar com uma quantidade menor que consiga suprir a sua demanda, ofertando um maior número de produtos ou serviços por meio de uma única empresa fornecedora.
Fazer isso ajuda na gestão de fornecedores e colabora para um relacionamento mais próximo com aqueles que você mantém uma parceria de negócio.
10. Seja flexível
As empresas que são flexíveis têm um relacionamento saudável com os fornecedores, porque são capazes de construir uma parceria em que os dois se ajudam mutuamente. Então, se você deseja ter um diálogo eficiente e amigável, é preciso ser flexível em algumas situações, como em condições de pagamento, prazos e assim por diante.
Entenda que imprevistos acontecem e que a cooperação precisa fazer parte do seu relacionamento com os fornecedores.
O bom relacionamento com fornecedores é indispensável para ter produtos de qualidade, prazos que atendam à demanda das atividades produtivas e credibilidade no mercado. Mantenha uma comunicação clara e transparente, acompanhe os resultados e realize um alinhamento dos processos para ter uma melhor negociação. Portanto, coloque em prática as ações que foram apresentadas durante o post para garantir parcerias de sucesso.
Com as dicas acima, você terá bons fornecedores de serviços e produtos, alcançando um relacionamento eficaz com eles e proporcionando o melhor atendimento possível ao seu cliente.
O que achou da leitura? Continue conhecendo mais sobre o tema e leia também sobre a como fazer a unificação de fornecedores e quais são os benefícios disso em sua empresa!
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