Separamos 10 benefícios do benchmarking que você precisa conhecer
VB - 15/1/2020
Para os que não estão habituados com o termo ou desconhecem, o benchmarking consiste em um processo que compara as melhores práticas do mercado associadas à produção de um produto ou serviço, com a finalidade de conquistar aperfeiçoamento contínuo na companhia. É um método de investigação entre empresas do mesmo segmento para analisar o seu desempenho perante a concorrência.
Esse termo ficou conhecido nos anos 1970, e o processo passou a ser adotado por várias companhias dos mais diversos setores desde então. Essa ferramenta de gestão vem se tornando conhecida no dia a dia das empresas, pois ela trouxe inovação e melhoria nos métodos de qualidade.
Sabe quando você percebe que, em uma empresa, há sempre alguém fazendo algo melhor do que você, pois desempenha um processo de forma mais eficaz e, a partir daí, você tenta entender os motivos que fazem a performance dele melhor e tenta implementar o mesmo sistema? Isso é benchmarking! Continue a leitura e veja as dicas que separamos para você!
Por que o benchmarking é importante para as empresas?
O mercado corporativo é altamente competitivo. Por isso, conhecer novos métodos de operar determinados processos de negociação é imprescindível para garantir competitividade. Nesse sentido, o benchmarking contribui para que as organizações absorvam as boas práticas em produtos, serviços e processos dos adversários ou de outros segmentos.
Quais são os 10 benefícios do benchmarking?
As organizações estão sendo beneficiadas de diversas maneiras. Separamos para você 10 vantagens que a sua empresa precisa conhecer. Confira!
1. Compreensão do mercado
O benchmarking é uma ferramenta de gestão que estuda a concorrência de forma estratégica, buscando identificar como estão sendo desempenhadas as suas práticas e quais são as fragilidades encontradas. A intenção é compreender e avaliar o mercado, partindo de uma comparação acertada entre os mais fortes concorrentes.
2. Qualidade organizacional
A qualidade organizacional é um processo de pesquisa, contínuo e sistemático, para avaliar métodos de trabalho, produtos, serviços, aprimorar a atividade das empresas e conquistar a excelência em relação à concorrência.
Sendo assim, é importante que as organizações desenvolvam estratégias e façam uso de modelos de referências, buscando alternativas e elaborando as melhores práticas de administração como forma de ganhar vantagens competitivas. “Dantotsu” é uma palavra empregada pelos japoneses para explicar o fenômeno do benchmarking, cujo significado é: lutar para se tornar “o melhor do melhor”.
3. Análise de perfil profissional
Essa análise é essencial para que você possa verificar se a atuação de suas atividades está sendo desempenhada dentro do que é esperado pelo mercado. O seu sucesso dependerá da sua capacidade de identificar se os profissionais da sua equipe, os serviços e os produtos da sua organização estão em conformidade ou não com as oportunidades e ameaças que o ambiente impõe.
4. Diminuição de erros
A utilização do benchmarking faz a organização perceber se existe compatibilidade com as práticas conhecidas como as melhores realizadas em seu mercado de atuação. Isso possibilita realizar melhorias em seus negócios, maximizando as suas estratégias e permitindo tomar decisões mais eficazes perante a concorrência. Eliminar os erros que foram cometidos pelos adversários é muito vantajoso e garante vantagem competitiva.
5. Cultura aberta a novas ideias
O benchmarking incentiva as organizações a irem além de seus planejamentos. Ao contrário de outras ferramentas, ele influencia a busca constante de resultados e produtividade. A meta é eliminar os métodos que não estão agregando valor à empresa.
Gerar novas ideias para consolidar, fortalecer processos e abordagens em seus negócios é parte valiosa da gestão para reduzir custos, aumentar lucros e garantir a satisfação e fidelidade dos clientes.
6. Melhora no nível organizacional
O propósito do benchmarking — além de avaliar as suas próprias atividades em relação a de seus concorrentes — é ter uma visão interna dos processos que podem ser melhorados.
As organizações coletam informações sobre a sua própria performance diante do mercado em que atuam. Em diferentes etapas e circunstâncias, isso possibilita identificar quais são as áreas do seu negócio que necessitam de fortalecimento.
7. Identificação de objetivos e prioridades
Definir prioridades é indispensável para garantir organização e produtividade em sua empresa. O benchmarking permite a conscientização de suas falhas em relação ao mercado de atuação. Elaborar um planejamento estratégico de posse de todos os dados que foram coletados amplia a sua visão para definir e alinhar os objetivos e as prioridades mais urgentes do seu negócio.
8. Ampliação de perspectiva operacional
Na busca pela excelência, as organizações encontram no benchmarking técnicas capazes de ampliar perspectivas e elevar a companhia ao nível superior das demais concorrentes. A finalidade dessa ferramenta é corrigir problemas e melhorar os procedimentos para que a empresa se torne a “melhor das melhores”.
9. Implementação de novas ferramentas
Com o passar do tempo, a logística tornou-se uma importante ferramenta operacional, contribuindo para a implementação de melhorias e para a redução de custos. A cada dia, novos aplicativos de gestão surgem expandindo, aprimorando e otimizando o ambiente organizacional.
10. Visão externa para a empresa
O benchmarking é uma ferramenta de gestão que define técnicas inteligentes de estratégias em favor das organizações. É importante que as empresas desenvolvam métodos para se adaptar a esse ambiente tão inconstante e, consequentemente, alcançar os seus objetivos.
As transformações que ocorrem no ambiente externo criam incertezas, fazendo com que as empresas busquem possibilidades para a sua sobrevivência. O seu sucesso dependerá da sua habilidade de identificar, analisar e responder, procurando afastar ou não as oportunidades e ameaças impostas pelo ambiente em que a empresa se encontra.
Portanto, são vários os benefícios trazidos pelo benchmarking às organizações, devido à competitividade mundial, que vem aumentando significativamente nos últimos anos. Esse acontecimento faz com que as empresas busquem uma melhoria contínua em seus processos, seus produtos, seus serviços e suas inovações tecnológicas, além da capacitação constante de seus colaboradores.
Tudo para se tornarem mais competitivas, satisfazerem as necessidades de seus clientes e assumirem uma posição de liderança em seus mercados. Pode-se dizer que o benchmarking tornou-se uma das principais ferramentas no gerenciamento de processos de qualidade total.
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