O que são benefícios adicionais e quais são as suas vantagens?

Sem Parar: O que são benefícios adicionais e quais são as suas vantagens?

Quem está à frente da gestão de recursos humanos de uma empresa sabe como os benefícios oferecidos aos colaboradores fazem toda a diferença não só na satisfação dos contratados, como na atração e retenção de novos talentos. Não por menos, quem quer contar com diferenciais no mercado deve ir além daqueles obrigatórios e investir nos chamados benefícios adicionais.

Desse modo, vale entender como essas vantagens extras podem fazer parte da sua política de benefícios e por quais razões implementá-las. Além disso, apontamos alguns dos adicionais mais utilizados por empresas líderes nos seus setores de atuação. Acompanhe.

O que são os benefícios adicionais?

Visando ao bem-estar dos funcionários e à atratividade de todas as vagas, cabe à empresa desenvolver uma política de benefícios. Isso vai desde o planejamento até a distribuição das vantagens oferecidas ao time de colaboradores.

Quase sempre essa política de benefícios é dividida entre aqueles benefícios considerados obrigatórios (ou seja, cuja distribuição é determinada e regulamentada por alguma legislação em vigor) e os chamados benefícios adicionais, que como não são oferecidos por qualquer empresa, costumam ser um diferencial e tanto.

Para recapitular, os benefícios obrigatórios mais conhecidos são o vale-transporte, o FGTS, as férias remuneradas, o 13º salário, a licença-maternidade e o pagamento de horas extras.

Já entre os benefícios adicionais, há bem mais liberdade na hora de escolher entre o que oferecer ou não ao time de colaboradores. De qualquer forma, as empresas podem escolher entre montar um pacote de vantagens extras e distribuí-las igualmente entre toda a equipe ou, ainda, fazer uma lista e deixar que cada um escolha as opções disponíveis.

Na hora de definir os benefícios adicionais oferecidos, vale também levar em conta que alguns deles não são considerados como renda tributável, enquanto outros precisam entrar no cálculo para o pagamento de impostos. Isso faz toda a diferença na hora de estimar os custos da sua política de benefícios, então fique atento.

Mais abaixo vamos falar sobre quais são os benefícios adicionais mais comuns e que geram os melhores retornos entre grandes empresas que já têm essa prática na sua gestão de recursos humanos. Porém antes vamos dar alguns motivos para mostrar por que você deve oferecê-los.

Por que oferecer benefícios adicionais?

Se bem aplicada, uma política de benefícios que vá além daquilo que é considerado obrigatório pela legislação é vantajosa tanto para os colaboradores quanto para a empresa. Por isso, todo novo acréscimo no que é oferecido deve ser sempre considerado como um investimento. Duvida? Nos tópicos abaixo, vamos dar várias razões para reforçar isso.

Aumento no engajamento da equipe

Quase sempre os benefícios adicionais incluídos no pacote de vantagens têm como intuito garantir aos colaboradores um algo a mais. E isso é excelente para mantê-los motivados e engajados no dia a dia.

Em muitos casos, benefícios relacionados ao bem-estar ou à criatividade custam pouco e já têm impacto direto nesse quesito. É o caso, por exemplo, de espaços para descanso na sede da empresa ou uma folga no dia do aniversário do colaborador, com um vale para que ele possa comprar um presente para si mesmo.

Se antes tal tipo de benefício era reservado a empresas de perfil ligado à inovação, hoje cada vez mais negócios percebem que colocar esses recursos à disposição torna o ambiente de trabalho mais acolhedor

Ganhos na qualidade de vida

Outros benefícios adicionais podem acrescentar uma melhor qualidade de vida, aumentando a disposição no dia a dia e até mesmo reduzindo o absenteísmo do trabalho devido a problemas de saúde.

Nesse grupo de benefícios estão os planos de saúde e os seguros de vida, entre outros. Para isso, considere a faixa de idade dos funcionários e leve em conta também preocupações com a saúde mental, tópico cada vez mais importante hoje em dia.

Incremento na satisfação interna

Os benefícios adicionais têm o potencial de melhorar significativamente os indicadores de satisfação interna de toda a equipe. Ademais, com a implementação dessas vantagens extras, o setor de RH pode acompanhar uma queda nos índices de faltas ao trabalho e de turnover, além de ganhos na produtividade e na qualidade do resultado do trabalho entregue.

Assim, são menores as chances de colaboradores insatisfeitos pedirem para sair ou renderem aquém do espero por ter algo dentro da empresa que esteja lhes desagradando.

Melhoria na percepção da marca

Os benefícios adicionais também ajudam na construção de uma boa imagem da empresa, reforçando sua reputação mesmo entre quem não trabalha ali.

Quando se sentem valorizados, os colaboradores, em certa medida, tornam-se embaixadores da sua empresa e podem exaltá-la no “boca a boca” do dia a dia, colaborando com o desenvolvimento dessa impressão positiva.

Diferencial de mercado

Na competição pelos melhores talentos, os benefícios adicionais certamente pesarão a favor da sua empresa e tornarão suas vagas mais atrativas para os melhores profissionais do mercado.

Claro que ninguém escolhe um emprego apenas pelos benefícios oferecidos, mas eles certamente entram na equação na hora de assinar o contrato.

Excelente custo-benefício

Se bem planejados, os custos de não oferecer nenhum benefício adicional são maiores do que se eles tivessem sido implementados antes.

Basta pensar nos dias de afastamento de um profissional sem acesso adequado a serviços de saúde. Além disso, esse pacote adicional pode ter certa flexibilidade, de acordo com o orçamento disponível.

Quais são os principais benefícios adicionais?

Como já mencionamos, na hora de oferecer benefícios adicionais, a criatividade ajuda bastante. E muitos deles sequer envolvem recursos financeiros. Jornadas de trabalhos flexíveis, licenças maternidade e paternidade estendidas, salas de lazer e musculação e férias ilimitadas estão entre algumas das tendências em empresas líderes de mercado.

Outra forma de incrementar o pacote de benefícios adicionais é por meio de mentorias, cursos e outros itens que ajudam o profissional a se desenvolver. No final, isso se reverte também em ganhos para a empresa.

Seja como for, ao implementar sua política de benefícios adicionais, é importante contar com o suporte de uma empresa capacitada para gerir esse aspecto fundamental de qualquer negócio. Com isso, é possível ter sempre à mão as melhores soluções da forma mais eficiente possível.

Então, não perca mais tempo e entre em contato com a VB agora mesmo para saber como podemos ajudá-lo a obter os melhores resultados!

Destaques

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?
Sem Parar Empresas: homem em frente ao computador, com as mãos apertando os olhos, sinalizando que está tendo uma síndrome de burnout no ambiente de trabalho
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?

Além de levar o colaborador a um afastamento, a síndrome de burnout no ambiente de trabalho precisa ser vista com cautela, empatia e, princi…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos