Conheça 8 dicas práticas e diretas de como encantar um cliente
VB - 27/10/2022
Saber como encantar um cliente se tornou uma prática indispensável para garantir sucesso no mercado. Afinal, oferecer uma experiência satisfatória e marcante ao público é uma maneira inteligente de fazer com que ele volte a comprar e indique sua marca para outras pessoas.
Ao contrário do que alguns gestores comerciais pensam, não basta somente conquistar novos consumidores, é necessário investir em ações estratégicas para encantar aqueles que já fazem parte da sua empresa, buscando uma forma eficiente de fidelizá-los.
Pensando nisso, selecionamos as melhores dicas e recomendações para você despertar o interesse contínuo do seu nicho de mercado a respeito dos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa. Confira.
1. Conheça bem o seu cliente
O processo de encantamento surge a partir do conhecimento prévio do público que compra de você. Portanto, saiba quem é ele por meio de pesquisas de campo e online a fim de detectar padrões de consumo e comportamento.
Aqui, o objetivo é levantar anseios e demandas das pessoas que procuram ou tendem a procurar as soluções que sua marca oferece no mercado. Colete dados importantes relacionados à idade, poder aquisitivo, gênero e produtos de interesse. Após esse estudo, crie personas (perfis fictícios de clientes ideais) para definir abordagens comerciais e de marketing com alto nível de conversão.
2. Aposte em um atendimento de excelência
Se você conhece seus consumidores e tem um time capacitado, fica mais fácil prestar atendimentos que encantam. Não é exagero afirmar que os clientes devem vivenciar uma experiência ágil e precisa em qualquer contato que tiverem com a sua empresa, seja para dar feedback, seja para tirar dúvidas ou solicitar suporte.
As orientações para um bom atendimento são:
- o consumidor deve ser ouvido com atenção;
- as solicitações precisam ser atendidas com agilidade e eficiência;
- os funcionários devem se comportar de maneira prestativa;
- todos os canais de contato devem estar alinhados e integrados para garantir uma comunicação eficaz;
- as informações devem se repassadas com clareza.
3. Pense na experiência de compra
A experiência de compra é um processo que deve ser planejado de ponta a ponta. Pois ela começa desde o momento que o público chega até você por meio de pesquisas em mecanismos de busca, redes sociais, propagandas e indicações. Ou seja, é preciso saber como lidar com as pessoas quando elas decidem dar atenção para a sua marca. Para isso, mapeie toda a jornada comercial a fim de encontrar pontos que podem ser trabalhados para gerar uma boa impressão e encantar seu público.
4. Crie conexões emocionais
Demonstrar empatia e confiança é a chave para os clientes notarem que são realmente importantes para você. Nesse sentido, a dica é investir em recepções agradáveis que fomentem a identificação do consumidor com sua mercadoria ou serviço. Aproveite para fazer demonstrações, expor as qualidades da solução e dar informações detalhadas. Afinal, o segredo é fazer com que o público realmente sinta que sua marca faz o possível para agradá-lo.
Para criar conexões emocionais de forma natural existem algumas abordagens:
- criar enquetes rápidas em mídias sociais;
- comentar bate-papos;
- enviar e-mail marketing focado na sugestão de conteúdos ricos;
- fazer questionamentos a respeito de demandas e necessidades para iniciar conversas;
- interagir em fóruns.
É possível também criar conexões emocionais por meio de conteúdos produzidos pelos clientes, como vídeos de unboxing e uso dos produtos. Por fim, responder rapidamente os comentários dos consumidores nas redes sociais é indispensável, pois essa agilidade faz com que se sintam valorizados a respeito do que foi dito.
5. Aceite críticas e sugestões
É importante que a instituição crie maneiras de fazer com que as pessoas se sintam à vontade para fazer elogios, deixar críticas e sugerir melhorias. E não basta somente agradecer pela contribuição, é necessário considerar as ideias para providenciar mudanças significativas.
Quando um cliente faz contato para expor insatisfações é porque ele confia nos propósitos da sua empresa e pretende continuar como parceiro. Acatar as críticas é essencial para garantir o crescimento e a maturidade do negócio.
Além disso, oriente a equipe para notar a diferença entre escutar para entender e ouvir para responder. Os consumidores desejam respostas alinhadas com as suas expectativas, logo, é importante ter inteligência emocional para reconhecer críticas a fim de transformá-las em soluções.
6. Invista no pós-venda
Engana-se quem acha que o contato com o público termina após a venda ser concluída e, o que acontece após ela também é decisivo para que o cliente retorne ou não. A pós-venda é o suporte prestado após comercialização de produtos ou serviços, sendo uma oportunidade de ouro para a empresa encantar ainda mais as pessoas. Nesse caso, é preciso elaborar estratégias para manter (ou superar) prestatividade que foi oferecida durante toda a jornada comercial.
7. Solucione o problema do cliente
A rapidez e a excelência são formas genuínas de gerar encantamento. Seja no processo de venda ou na resolução de problemas, agilidade e precisão indispensáveis. Uma maneira de entregar esse resultado é oferecer de atendimentos efetivos, por onde os clientes possam conversar diretamente com sua equipe de suporte, seja por ligação ou mensagens de texto.
O segredo para satisfazer e reter consumidores é por meio da liberdade de contato, que pode ser estabelecida por meio de chat online, e-mail, mensagem de texto e ligação telefônica. Além disso, o prazo de resposta deve ser priorizado para que a experiência seja boa e não comprometa a qualidade do serviço.
8. Respeite a privacidade e a segurança de seus clientes
Muitas marcas prosperam em abordagens comerciais e vendas a partir da obtenção de dados fornecidos por seu público-alvo. Mas para que a relação entre ambas as partes seja confiável e próspera, é preciso prezar pela privacidade e segurança. Sendo assim, invista em sistemas e servidores que protegem informações sensíveis.
Além disso, fuja de abordagens invasivas na hora de vender seus produtos, como postagens excessivas nas redes sociais, promoções exageradas em aplicativos de mensagem e ligações em horários inapropriados. Respeite a privacidade daqueles mantêm a economia do seu empreendimento girando.
Com o auxílio das dicas práticas de como encantar um cliente, você certamente trará bons resultados comerciais e econômicos para sua marca. Por fim, a última recomendação é medir a performance dos atendimentos e da jornada comercial após a adoção de melhorias. Para isso, elabore pesquisas de satisfação e de engajamento para saber como seu público-alvo está reagindo e providenciar melhorias.
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