Como identificar tendências de mercado e por que ficar de olho nelas?

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Saber como identificar tendência de mercado é essencial para as empresas, pois tal prática funciona como bússolas que detectam oportunidades e evidenciam se uma determinada solução (produto ou serviço) tem chances de fazer sucesso. Esse estudo também aprimora decisões importantes e aponta as direções mais promissoras. Qualquer marca, independentemente do porte e segmento, é influenciada pelas últimas novidades.

Na ascensão de uma nova modalidade de consumo (como é o caso das compras online) ou no surgimento de alternativas em pagamentos (tal com cashback e pontos de fidelidade), há tendências nascendo constantemente. O desafio é descobrir se elas permanecerão em alta.

Para ajudar você neste estudo, reunimos dicas e informações relacionadas à identificação das novidades do mercado. Confira.

O que são tendências de mercado?

Tendências mercadológicas não surgem de forma repentina. Elas são estruturadas a partir das necessidades de inovação do público-alvo. Ou seja, são estritamente relacionadas às demandas dos clientes e às ofertas das empresas.

O ato de pensar no futuro não é um achismo. Tem muito estudo, muito trabalho e muita atenção aos sinais de comportamento da sociedade e suas condutas de consumo. Só após uma análise panorâmica do cenário são definidas as previsões para um futuro próximo.

Tendências são pistas, sinais de que alguma coisa está mudando ou precisa mudar. Elas correspondem a uma movimentação do mercado e são detectadas por meio de rastros em situações culturais, sociais e econômicas. Ao identificá-las, a empresa tem a chance de prever e se adaptar às demandas que o mercado terá futuramente.

Como são classificadas as tendências?

As tendências apresentam características que as diferenciam. Confira as classificações a seguir.

Macrotendências

Popularmente chamadas de tendências de base, consistem em movimentos globais de larga escala, que são apresentadas de forma sólida no mercado e na sociedade, influenciando intensamente a cultura comercial. Atingem diversos setores ao mesmo tempo, mas demoram para ser aderidas em sua totalidade, mudando totalmente o modo como as pessoas lidam com determinada demanda.

Um exemplo é o surgimento dos smartphones com telas touchscreen. Tais aparelhos praticamente extinguiram o interesse comercial pelos celulares com teclados físicos de forma gradual.

Microtendências

Microtendências são mudanças que levam ao surgimento de soluções disruptivas, como novos empreendimentos, novas mercadorias ou novos serviços. São modificações que influenciam a rotina da sociedade de forma gradual. É a estratégia mais comercial de apresentar as macrotendências às pessoas.

Um exemplo evidente é a adesão ao carro elétrico por meio da comercialização de automóveis com motores híbridos (bateria e combustível).

Modismo

É um tipo de tendência que tem os dias contados para acabar. O modismo ganha popularidade de forma repentina e desaparece rapidamente. É facilmente detectado no segmento da moda (calça boca de sino), gastronomia (paletas mexicanas) e na mídia (seriados e filmes de sucesso imediato).

Contratendência

Muitas tendências provocam contratendências, que são manobras comerciais opostas e complementares idealizadas para se oporem a tendências dominantes. A cultura hippie foi contraposta pelo estilo punk, por exemplo.

Como identificar tendências de mercado?

Confira as recomendações a seguir para detectar as tendências relacionadas ao ramo de atuação da sua empresa.

Monitore os influenciadores do seu nicho de mercado

O primeiro é acompanhar personalidades que vasculham as novidades do seu segmento. Para isso, acesse as plataformas de contato dessas pessoas (blogs, podcasts, mídias sociais etc.) para ficar por dentro das possíveis tendências. Desenvolva o costume de verificar as postagens desses influenciadores para ficar a par de tudo.

Faça pesquisas com os clientes

Os consumidores são grandes indicadores de tendências. O feedback do seu público-alvo ajuda a detectar expectativas a respeito dos itens que fazem parte do catálogo da sua empresa. Afinal, quando um cliente está insatisfeito com alguma característica ou recurso do seu produto, você pode realizar melhorias para que a sua próxima versão eleve o nível de satisfação do seu nicho.

Acompanhe os concorrentes

Outra prática necessária é acompanhar o que a concorrência está fazendo. Para isso, você precisa investigar todas as abordagens e mercadorias que seus rivais de mercado utilizam para vender. O objetivo é levantar as estratégias mais promissoras e o público as avalia. Tais referências ajudam a compreender melhor o mercado e as suas particularidades.

Observe os padrões de consumo

É válido analisar os padrões de consumo para não cair em modismos na hora de criar novos produtos ou inserir novos itens no seu catálogo de ofertas. Além disso, é preciso definir uma estratégia para diferenciar o que é passageiro e o que é uma tendência de mercado. Assim, você não perde tempo e dinheiro.

Use sites especializados em tendências

Existem sites específicos para monitorar, coletar e analisar dados sobre as tendências mercadológicas. Assim, você pode usar tais referências durante a idealização das suas estratégias comerciais.

Em detalhe é não ficar restrito às páginas brasileiras. Afinal, tendências globais são lançadas primeiro no exterior. Por isso, não hesite em acessar sites americanos e europeus.

Veja algumas sugestões:

  • Mindminers: marca que reúne pesquisa e tecnologia para analisar o comportamento humano. Oferece diversos materiais gratuitos com temas comerciais bastante relevantes. É uma ferramenta extremamente útil para observar pessoas e suas condutas de consumo;
  • Springwise: uma página que conta com equipes qualificadas no mundo todo a fim de apresentar as mais novas tendências em tempo recorde. Existem recursos pagos, mas é possível consultar o blog gratuitamente;
  • WGSN Insider: um dos maiores sites de previsão de mercado da atualidade, focado no ramo da moda. Também aborda comportamentos relacionados ao estilo de vida e prevê estratégias que podem inspirar o desenvolvimento de novas soluções. A WGSN tem um blog em inglês, espanhol e português que aborda diversos assuntos e demandas do cotidiano.

Utilize ferramentas para identificar as tendências

Além dos sites existem inúmeras ferramentas para você identificar tendências de mercado. Entre elas podemos mencionar os recursos do Google, como o Google Alerts, Google Analytics e o Google Trends.

Ao utilizá-los, você pode monitorar quais são os assuntos ou palavras-chaves mais buscados, indicando qual é o interesse do público naquele momento. Também é aconselhável usar um gerenciador de relacionamento com o cliente (CRM) para avaliar o padrão de demanda comercial dos seus atuais compradores.

E então, gostou das nossas sugestões para saber como identificar tendências de mercado? Esperamos que sim! A dica final é fazer com que seu público-alvo esteja sempre no centro da estratégia para definir e entregar as melhores soluções em relação a atendimentos, experiências, pós-venda e satisfação.

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