10 hábitos saudáveis no trabalho que você precisa adotar

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Muitos profissionais que cumprem uma longa jornada laboral acabam não desenvolvendo hábitos saudáveis no trabalho. Essa condição contínua pode desencadear quadros de desgaste, levando ao esgotamento e à queda de rendimento.

A rotina de trabalho não deve ser exaustiva para ninguém. Ter um cotidiano profissional sobrecarregado causa doenças emocionais, como ansiedade, estresse e depressão, além de manifestações físicas, como hipertensão e insônia.

Por isso, é preciso adotar e promover hábitos saudáveis no trabalho, a fim de garantir um cotidiano profissional mais seguro e eficiente. Confira as recomendações a seguir.

1. Pratique atividades físicas

Nunca é demais reforçar que a prática de exercícios físicos é indispensável. Afinal de contas, a movimentação concentrada do corpo melhora a qualidade de vida. Com frequência, tal prática gera bem-estar, previne doenças e dá ânimo para exercer outras atividades do dia a dia.

Para quem trabalha em período integral, alinhar os exercícios com a rotina parece impossível, mas não é. Basta separar alguns minutos do dia para o corpo se adaptar ao novo hábito. O segredo está em procurar algo de que você gosta para gerar estímulo, como praticar caminhada, pedalada, patinação, yoga, artes marciais etc.

Também é interessante colocar gatilhos na sua rotina para iniciar a prática, como vestir roupas e calçados adequados ou simplesmente sair de casa. Tais condições ajudam você a converter essa atividade em rotina e a não se esquecer de fazê-la.

2. Durma bem

Uma noite mal dormida prejudica nossa concentração, enfraquece a imunidade, descontrola as emoções, compromete a memória e eleva riscos de doenças cardíacas e AVC. Garantir um sono de qualidade permite ter uma vida melhor e mais longa. Para isso, é importante ter bons hábitos antes de se deitar, como evitar dispositivos digitais e “esvaziar” a mente a partir de uma meditação.

3. Tenha uma alimentação saudável

Os alimentos consumidos determinam o tipo de energia e disposição que teremos ao longo do dia. Trabalhar fora ou por longos períodos aumenta a probabilidade de criar maus hábitos alimentares. Seja por conveniência ou falta de tempo, consumir o que estiver mais acessível, mesmo que sejam produtos artificiais ou extremamente processados, acaba se tornando a alternativa mais viável.

Contudo, alimentar-se dessa maneira com frequência pode trazer problemas, inclusive para o desempenho no trabalho. Se a dieta não for rica em cereais, vegetais, fibras e proteínas, nossa saúde fica comprometida, gerando problemas relacionados à ausência nutritiva.

Tomar um bom café da manhã, priorizar alimentos frescos e naturais, consumir pequenas porções, não pular refeições, entre outras práticas simples, são atitudes essenciais para conservar bom humor e disposição.

4. Cultive laços sociais positivos

Construir e manter relacionamentos saudáveis é uma prática que beneficia todas as áreas da vida. Ter uma rede de contatos variada com amigos, familiares e colegas de trabalho é importante para nos sentirmos bem. Fazer parte de uma sociedade coletiva nos faz agir com propósito e gera o ânimo necessário para iniciarmos nossa rotina.

Portanto, separe alguns momentos para estar com as pessoas que você gosta e vivenciar bons momentos com elas, mesmo em meio à correria do dia a dia — happy hour no meio da semana pode revigorar as energias. O tempo que você perderia para resolver problemas no trabalho pode ser diminuído com o bem-estar gerado por práticas como essa.

5. Alongue-se durante o dia

Exercer uma mesma função constantemente pode causar diversos problemas físicos. Passar horas ininterruptas sentado pode lesionar a coluna, comprometer a circulação das pernas, gerar dores musculares, entre outras condições negativas. Todo esse sedentarismo se acumula e diminui o rendimento no trabalho.

Movimentar os dedos, braços e pernas, andar pelas escadas e caminhar por 5 minutos a cada 30 minutos sentado são atividades que você precisa realizar na sua jornada laboral para ter uma boa qualidade de vida.

6. Procure a psicoterapia

A terapia psicológica é essencial para compreender e solucionar questões emocionais. Por meio desse apoio, é possível desenvolver estratégias mentais para lidar com o estresse diário e com os desafios da vida pessoal, profissional e familiar. Também serve de apoio ao passar por momentos difíceis ou desafiadores, como uma transição de carreira ou o luto.

7. Faça pausas regulares e programadas

Quando falamos de hábitos saudáveis no trabalho, falamos também de foco laboral. Afinal de contas, ninguém consegue ficar concentrado em uma função por horas ininterruptas. Trabalhar sem pausas deixa os profissionais sobrecarregados e gera problemas.

Aqui, a recomendação é fazer pausas regulares para esvaziar a mente, reciclar ideias e se distrair um pouco. O segredo está em desapegar da necessidade de concluir todas tarefas em prazos reduzidos, a fim de diminuir desgastes. É importante pensar no seu bem-estar laboral para entregar resultados de qualidade, sem se deixar dominar pela quantidade.

8. Adote ações de Segurança e Saúde do Trabalho (SST)

As normas de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) precisam ser seguidas para garantir a integridade de todos os profissionais que fazem parte da empresa. Boas práticas de ergonomia e uso de equipamentos de proteção (EPIs) evitam o surgimento de lesões e acidentes que comprometem a saúde da equipe e geram afastamentos. Definir uma política de ações saudáveis e orientar todos os times a respeito disso é a melhor forma de garantir a harmonia física e mental no ambiente empresarial.

9. Beba muita água

Parece simples, mas muitos profissionais não consomem a quantidade de água necessária para o bom funcionamento do organismo, que é cerca de 2 litros por dia. Fazer a hidratação necessária deixa o cérebro mais produtivo, além de trazer vantagens como: prevenção de cãibras, controle da pressão sanguínea, melhora na absorção de vitaminas, melhora no funcionamento do intestino, resistência física, entre muitas outras.

A dica é deixar uma garrafa de água sempre cheia em seu local de trabalho. Se você ainda não adquiriu o costume de se hidratar, ative alarmes para se lembrar de beber água a cada meia hora ou baixe um aplicativo que ajude nessa função.

10. Afaste-se de pessoas negativas

É natural que, na jornada de trabalho, seja preciso ter uma relação positiva com colegas que não temos tanta afinidade. Mesmo nessas situações, muitas vezes surgem cenários desagradáveis que fazem com que a rotina laboral se torne estressante.

Evitar relacionamentos tóxicos com colegas é fundamental para garantir seu bem-estar. O ideal é tentar resolver situações negativas a fim de encontrar soluções agradáveis para os problemas. Caso isso não seja possível, não há nada de errado em construir uma relação estritamente profissional com pessoas que não querem conviver em harmonia com você.

E então, o que achou das recomendações relacionadas aos hábitos saudáveis no trabalho? Essas práticas são de grande importância para melhorar a performance e a qualidade de vida dos colaboradores. Nesse sentido, o RH deve montar uma estratégia para integrar tais hábitos na rotina das equipes.

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