Comunicação digital nas empresas: saiba por que ela é tão importante

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Pense rapidamente e tente estimar quantas mensagens por dia você troca com amigos, parentes e colegas de trabalho por meio de aplicativos ou nas redes sociais. Mesmo sem acesso ao número exato, a quantia certamente é bem grande, não é mesmo? Isso é parte do fenômeno decorrente da transformação digital dos meios de comunicação.

Mas, além das relações de caráter pessoal, essa evolução atinge também os negócios. Portanto, neste texto, mostraremos por que a comunicação digital nas empresas é tão importante e quais são os seus principais pilares. Boa leitura!

O que é comunicação digital?

De maneira bem resumida e até um pouco óbvia, a comunicação digital é, em primeiro lugar, o processo de digitalização pelo qual os meios de informação passaram nas últimas décadas e de forma mais acelerada nos últimos anos, principalmente com a popularização da internet, dos smartphones e das conexões móveis.

Dessa forma, a comunicação digital integra as seguintes dimensões: as páginas da internet, as redes sociais, os aplicativos de troca de mensagens e os dispositivos móveis. No ambiente corporativo, toda a estratégia de comunicação deve estar alinhada a uma visão global definida previamente e que seja capaz de gerar conteúdo otimizado para esses canais.

Tal percepção sobre esses meios de comunicação deve orientar tanto as conversas entre os colaboradores no ambiente de trabalho quanto junto aos consumidores, que exigem cada vez mais da presença digital das marcas.

Quais são os 4 pilares da comunicação digital?

Listamos abaixo os 4 pilares da comunicação digital e como eles ajudam a estruturar esse processo dentro dos negócios de forma eficiente. Acompanhe!

1. Engajamento

Toda comunicação, mesmo por meios digitais, deve ser baseada em fortes laços de engajamento. Isso garante o aumento da fidelidade entre clientes e empresas. Internamente, o engajamento dos colaboradores melhora a sensação de pertencimento de cada um deles ao negócio, melhorando o seu desempenho na função.

2. Relacionamento

A presença nas redes sociais da empresa deve se dar de maneira que permita ao consumidor ser ouvido, dar sugestões e saber o que há de novo no universo daquela marca. No ambiente de trabalho, tal pilar diz respeito ao alinhamento de todos os colaboradores com a cultura do negócio.

3. Conteúdo

Os conteúdos que circulam nos meios de comunicação digital precisam ser bem elaborados e atraentes, principalmente aqueles que objetivam o público externo. Páginas sem atualização, sites abandonados e respostas demoradas geram frustração e não colaboram em nada com a imagem da empresa.

4. Presença

Com cada vez mais pessoas conectadas à internet, por meio dos mais diversos dispositivos, será necessário desenvolver a presença das empresas em todos os canais que se mostrarem relevantes, para que a marca atinja precisamente o público que pretende alcançar.

Por que investir em comunicação digital?

Com a tecnologia definindo e interferindo de maneira cada vez mais intensa em todos os setores da nossa sociedade, o investimento em comunicação digital está se tornando incontornável para empresas de todos os portes.

É possível obter alguns benefícios da digitalização desses canais, uma vez que eles têm custo menor, têm retorno mais rápido, são flexíveis, permitem atingir diferentes públicos e são mensuráveis, o que torna viável avaliar se os investimentos estão surtindo efeito.

A comunicação digital nas empresas, se feita de maneira estratégia, tem o potencial de melhorar o ambiente de trabalho, otimizar processos internos e melhorar a imagem do negócio perante o público. Logo, quem não se atualizar nesse setor tende a perder espaço e ficar para trás da concorrência.

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