Conheça as vantagens de ter um aplicativo corporativo

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Atualmente, a tecnologia define os rumos do mercado e de toda a economia. Seja na forma de máquinas avançadas, de sistemas automatizados, de recursos sofisticados de segurança e muitas outras coisas.

Os aplicativos estão entre os recursos mais usados pelas pessoas. E há diferentes aplicativos que já servem aos propósitos de uma organização. Essas ferramentas simples, mas eficientes, podem efetivamente fazer toda a diferença na hora de se comunicar e transmitir informações.

Todas são móveis e podem ser acessadas de um smartphone, notebook, tablet ou computador. Existem, inclusive, aplicativos online (tecnologia cloud computing). Diante de tudo isso, será que compensa, então, investir em um aplicativo corporativo? Leia o nosso post e entenda!

O que é um aplicativo corporativo?

O aplicativo corporativo é um software móvel fabricado exclusivamente para o mundo dos negócios, sendo ideal para uso nos mais diferentes tipos de empresas. Assim, eles podem atender diferentes setores, como financeiro, RH, departamento pessoal, comercial, estoques, relacionamento com o cliente, produção/vendas e assim por diante.

Geralmente, o seu uso é intuitivo, o que faz com que todos os funcionários e gestores se sintam satisfeitos com o manuseio e, mais ainda, com os resultados. Na verdade, há uma alta demanda por esses produtos e muitos desenvolvedores procuram oferecer soluções cada vez mais personalizadas.

Quais são as vantagens de um aplicativo corporativo?

Podem ser elencadas diferentes vantagens no uso dessas ferramentas. Confira algumas.

Aumento de produtividade

A versatilidade do aplicativo possibilita um trabalho mais eficaz, já que a comunicação otimizada alcança toda a equipe em qualquer setor e em qualquer horário. Fica mais fácil passar mensagens, transferir dados, consultar relatórios, centralizar as informações.

A produtividade é resultado justamente de uma equipe engajada, que recebe as informações em tempo real e trabalha de forma orientada, evitando assim erros e retrabalhos.

Maior engajamento de colaboradores

De acordo com pesquisa feita pela empresa Nokia, o usuário olha em média o celular 150 vezes ao dia. Em qualquer organização, essa ação promove maiores possibilidades de se manter conectado a todos os funcionários que não estão dentro do prédio (trabalhando em áreas isoladas ou em trabalho de campo).

Assim, é fomentada a comunicação indireta por meio da tecnologia móvel. Considere, por exemplo, que nem todos os funcionários tenham um smartphone. Mesmo assim, o gestor pode divulgar um aviso importante e os outros funcionários que têm celular passam a mensagem para os seus colegas que ainda se mantêm “desconectados”.

Maior retenção de talentos

Devido ao dinamismo que o aplicativo corporativo oferece, os funcionários tendem a se sentir mais motivados a trabalhar. Logo, sentindo-se bem com a metodologia aplicada e com a facilidade e flexibilidade que ela permite, os colaboradores acabam fidelizados, ou seja, o índice de rotatividade cai.

Isso é interessante para a organização, que certamente não deseja arcar com custos de desligamento e de novas contratações. Além disso, nem sempre se consegue substituir um profissional talentoso por outro do mesmo quilate.

Impulso ao feedback

O aplicativo corporativo é uma importante ferramenta para obter feedback dos funcionários. Esses feedbacks acontecem por meio de mensagens instantâneas, pesquisas em tempo real e chats. Além disso, 53% dos e-mails são abertos em aplicativos móveis (conforme pesquisa da Litmus).

Outra avaliação, efetuada pela Greenbook, mostrou que 19% das pesquisas online em nível global são respondidas em um aparelho celular. Esses dados revelam a alta conectividade que os usuários mantêm com os seus aplicativos.

Facilidade para mensurar campanhas internas

Aplicativos de empresas também são uma boa alternativa para analisar e mensurar o desempenho das campanhas de comunicação interna do setor de RH e de todo o Departamento Pessoal. Pode-se aplicar, por exemplo, o Big Data ou Business Intelligence para obter resultados mais precisos.

O aplicativo permite criar um piloto limitado a um setor específico ou a um determinado grupo de funcionários. Ao final de três meses, o volume de métricas e de informações produzidas por essa ferramenta contribui para agregar um alto valor estratégico aos processos de comunicação interna, considerando a abrangência, os arquivos baixados, a cobertura e outros critérios.

O aplicativo corporativo é uma ferramenta que está ganhando mais espaço no mundo empresarial, substituindo os aplicativos mais genéricos.

Já que estamos abordando sobre o mundo digital e as suas soluções, fique conhecendo sobre RH digital e como ele otimiza processos dentro da empresa!

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