Um dos principais setores afetados pela revolução digital foi o de recursos humanos. Entre as várias facilidades para a gestão e avaliação de desempenho dos funcionários de uma empresa, também foram aprimorados os processos de recrutamento e seleção, especialmente por meio da internet. Quer saber como? Confira estas informações:
Era digital nos processos da empresa
Como você já deve estar acostumado, a era digital chegou para revolucionar diversos processos de uma empresa. Desde a organização logística para a venda de produtos e prestação de serviços, até mesmo a comunicação interna de funcionários, há várias ferramentas tecnológicas com as quais contar hoje em dia.
No setor de recursos humanos, esses impactos também são substanciais, a começar pelos procedimentos de recrutamento e seleção de novos colaboradores. Profissionais de RH que já se adaptaram a essas novas características percebem diversos benefícios e desafios nesse horizonte.
Vantagens do recrutamento e seleção na era digital
LinkedIn
Essa ainda é uma das plataformas mais tradicionais de recrutamento online. Por meio de interações online e uma rede bastante ampla de profissionais cadastrados pelo mundo, o LinkedIn concentra um grande rol de currículos e empresas, que podem servir como base inicial de pesquisa para muitos headhunters. Vale a pena explorar essa ferramenta!
Entrevistas online
Por meio da internet, apps como Skype e Google Hangouts são excelentes mecanismos para a realização de entrevistas de emprego, especialmente se o seu processo de recrutamento tem uma abrangência nacional.
Esses programas têm uma qualidade cada vez maior, permitem muita economia de tempo e de recursos, além de facilitar também a vida dos candidatos.
Maior segmentação de candidatos
Ao estabelecer procedimentos de seleção online, também fica mais fácil segmentar seus candidatos de acordo com formação, idade, experiência e quaisquer outros aspectos eventualmente relevantes para sua empresa — assim, o processo fica todo automatizado.
Geolocalização e home office
Se você precisa priorizar candidatos com menor tempo de deslocamento da residência até a empresa, critérios de geolocalização também podem ser inseridos nos procedimentos de seleção. Por outro lado, a contratação de funcionários para home office é outra facilidade proporcionada pela era digital, com comunicação e gestão remota de atividades.
Desafios para o futuro
Há, claro, diversos desafios para o futuro nessa área. O principal deles continua sendo a própria adaptação do profissional de RH a essas novas tecnologias.
Adaptação a tecnologias em constante evolução
É preciso estar em constante atualização para acompanhar essa evolução das tecnologias, seja no processo de recrutamento, seja para os processos internos de uma empresa. Não negligencie as novidades do mercado e procure estar em constante comunicação com o setor de TI para descobrir o que pode ser feito para aprimorar seu trabalho.
Atrair talentos em um contexto cada vez mais competitivo
Outras empresas também têm percebido as vantagens dessas ferramentas tecnológicas em seu dia a dia. Por isso é importante não ficar para trás. Os melhores talentos serão cada vez mais disputados.
Centralizar informações e processos
É imprescindível que um bom processo de recrutamento acompanhe as necessidades e o cotidiano da empresa. O profissional de RH precisa estar a par dessas realidades para fazer as melhores escolhas para a organização. Para isso, centralize informações organizacionais e incorpore-as aos critérios de seleção e retenção de talentos.
E sua empresa, como realiza os processos de recrutamento e seleção na era digital? Já estão adaptados a essa nova realidade? Para fazer ainda mais por sua empresa, aproveite para baixar o Guia definitivo do profissional de RH!