EVP (Employee Value Proposition): o que é e como aprimorar?

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Você já ouviu falar em Employee Value Proposition (EVP), ou Proposta de Valor ao Empregado? Trata-se da capacidade de uma empresa atrair e reter os melhores talentos do mercado, o que é fundamental para o sucesso das atividades de um negócio. 

Como as empresas já entenderam que para se manterem competitivas precisam dos melhores profissionais, as práticas de EVP têm sido uma constante nas organizações que desejam se destacar em seus mercados de atuação. Para isso, contam com o apoio dos profissionais de RH para identificar e implantar as melhores práticas, que gerem valor para os empregados e seus públicos de relacionamento.

Para ajudar você a entender o que é EVP e como aprimorá-lo, preparamos este artigo. Acompanhe!

O que é EVP?

Employee Value Proposition, ou EVP, significa em uma tradução literal “proposta de valor ao empregado”. Trata-se do oferecimento de valores ao público interno, o que torna a empresa um lugar cobiçado para trabalhar. Se bem implementadas, as propostas de EVP são capazes de elevar a marca empregadora da empresa no mercado e, para isso, envolvem vários aspectos, como:

  • um ambiente de trabalho autônomo e que privilegie o equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
  • benefícios flexíveis, prêmios e promoções;
  • salários acima dos praticados no mercado;
  • oportunidades de desenvolvimento, práticas de avaliação, plano de carreira e feedback;
  • cultura da organização pautada no propósito da companhia, sendo um deles a retenção dos colaboradores.

Para que o EVP seja consistente, ele precisa ser revisto de forma periódica, a fim de acompanhar o crescimento e o amadurecimento da organização. 

Qual a importância do EVP?

A importância do EVP vai muito além da oferta de bons benefícios e salário. É preciso evidenciar para os empregados o valor da empresa e como ela pode contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de seus trabalhadores. Assim, caso bem implementadas, as práticas de EVP podem trazer resultados consistentes para a companhia. Veja a seguir!

Atração de talentos

As práticas de EPV podem atrair talentos diferenciados do mercado. Isso acontece porque as pessoas gostam de ser valorizadas e, quando isso acontece, elas tendem a se motivar mais e, consequentemente, a serem mais produtivas, o que é ótimo para a organização.

Engajamento e produtividade dos colaboradores

Contar com o engajamento dos colaboradores é um sinal de que eles estão satisfeitos e felizes no trabalho, o que incentiva os profissionais a se comprometerem com novos projetos. Com isso, podem alcançar resultados e bater metas no seu cotidiano. Nesse cenário, o EVP se revela de fundamental importância para assegurar uma troca saudável entre funcionários e empresa.

Fortalecimento da cultura organizacional

O EVP é uma espécie de índice de reputação da empresa, ou seja, a forma como os empregados e o mercado percebem a marca. Assim, se bem implementada, essa estratégia é capaz de colaborar com uma boa cultura organizacional, o que coloca a marca da companhia em evidência e, consequentemente, é possível atrair os melhores talentos do mercado, além de manter aqueles que já fazem parte da organização.

Melhora no clima organizacional

Um clima organizacional positivo é fundamental para que a empresa se mantenha produtiva e alinhada com os objetivos da organização. Quando as estratégias de EVP são bem implementadas, impactam a satisfação dos colaboradores, que se empenham mais em suas tarefas diárias.

Nesse cenário, o Employee Value Proposition contribui para um clima organizacional positivo, favorecendo a comunicação entre os pares, os feedbacks e até mesmo o plano de carreira, que é um importante incentivo para os funcionários.

Como aprimorar o EVP?

Em primeiro lugar, as estratégias de EVP devem ser consistentes e, de fato, vivenciadas na organização. Isso porque apenas o marketing institucional não é capaz de sensibilizar as pessoas. Elas desejam e vão em busca de locais onde verdadeiramente possam se desenvolver e ter felicidade no trabalho.

Para isso, é preciso estar atento às práticas de EVP e aprimorá-las de forma constante. A seguir, separamos para você algumas dicas para aprimorar o EVP nas empresas. Acompanhe!

Defina o EVP ideal da empresa

Para definir o EVP ideal, você precisa entender o contexto da organização. Para isso, é preciso responder a algumas questões:

  • Quais são os desafios para contratar talentos? 
  • Qual o perfil dos profissionais desejados? 
  • Como é a competitividade salarial da companhia? 
  • Os benefícios estão alinhados com o que é praticado no mercado? Podem melhorar?

Para que consiga organizar melhor esses dados, você pode montar uma matriz SWOT, evidenciando quais são as forças e as fraquezas da organização e como os orçamentos podem ser otimizados.

Conheça as necessidades dos colaboradores

Para que o EVP tenha sucesso, é preciso considerar quais são as reais necessidades das pessoas que fazem parte do time de trabalho da companhia. Dessa forma, será possível entregar o valor prometido, o que também contribui para otimizar a gestão de talentos. Nesse sentido, é possível começar a implantar o EVP desde os processos de recrutamento até as devolutivas de avaliação de desempenho.

Invista em employer branding

EVP e marca empregadora são complementares, por isso, é preciso alinhar as estratégias, a fim de que a imagem e a reputação da empresa estejam sempre em evidência. Também é preciso atuar junto aos profissionais, fazendo com que eles percebam o valor das ações da companhia, em prol de proporcionar um bom lugar para trabalhar. Para tanto, é possível aplicar as ações abaixo. Acompanhe:

  • melhorar os processos de recrutamento e seleção;
  • criar um portal de candidatos;
  • fortalecer a cultura organizacional;
  • pensar na experiência do candidato.

 Faça revisões

Como adiantamos, o EVP deve ser revisado periodicamente. Assim, é possível garantir que ele estará alinhado com as necessidades do mercado e dos colaboradores. Além disso, o EVP precisa ser pensado para além das práticas de atração de talentos, sendo algo realmente vivenciado no dia a dia das organizações. Dessa forma, será possível contar com uma equipe mais produtiva, engajada com os objetivos da organização e produtiva.

Ademais, é preciso ter em vista que o EVP impacta diretamente os processos de recrutamento e seleção, já que os candidatos escolhem onde desejam trabalhar e optam pelas empresas que oferecem o melhor ambiente para isso, bem como benefícios, além de privilegiarem o desenvolvimento pessoal e profissional. Nesse cenário, falsas promessas podem surtir o efeito contrário, afastando os talentos.

Viu como o EVP pode ser um grande diferencial para as organizações, tornando-as mais produtivas, ao mesmo tempo em que elas atraem e retêm os melhores talentos do mercado? Estando atento à sua importância, implementação e correta manutenção, as chances de consolidar a marca são aumentadas.

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