Como dar um feedback negativo e sem gerar constrangimentos?

Sem Parar Empresas: Como dar um feedback negativo e sem gerar constrangimentos?

Feedbacks são essenciais no processo de evolução de qualquer profissional. Essa prática fornece insumos para que cada um saiba no que deve melhorar para conseguir evoluir na carreira. Todavia, eles nem sempre serão positivos. Por isso, saber dar um feedback negativo sem gerar constrangimentos é uma habilidade interessante.

Para saber como lidar com a dificuldade que todos nós temos de ouvir críticas e fazer isso sempre de forma construtiva, acompanhe, neste conteúdo, o que considerar na hora de aplicar um feedback negativo. Boa leitura!

Qual o objetivo de um feedback?

Todos estamos cansados de saber, mas não custa recapitular: o feedback é uma prática de comunicação que consiste em fornecer retorno ou avaliar determinado comportamento, ação ou tarefa realizada. Ter um espaço para dar e receber feedbacks é saudável tanto para as empresas quanto para seus colaboradores.

Para as empresas, eles são úteis para aprimorar processos internos, evoluir e permitir que tanto colaboradores quanto clientes exponham sua visão sobre o negócio. Já para os profissionais, eles são parte essencial para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de habilidades, técnicas ou pessoais, o que aumenta seu engajamento e eleva sua produtividade.

O que é um feedback negativo?

É normal que gostemos de dar boas notícias, então, dar um feedback positivo é mais simples. Na prática, ele acaba servindo como um reforço para práticas que devem ser incentivadas. Por isso, ele sempre oferece uma recompensa, nem que seja um elogio rápido.

Todavia, estamos aqui para falar dos feedbacks negativos, que podem ser doloridos não apenas para quem recebe, mas também, para quem aplica. Por isso, é importante entendê-lo melhor e conhecer estratégias certeiras para não causar estragos.

Enquanto o positivo reforça aspectos que devem ser mantidos, o negativo destaca aquilo que não está de acordo com o esperado (seja uma meta não alcançada, seja um comportamento não aquedado) e, portanto, deve ser melhorado.

Muito da repulsa ao feedback negativo acontece pelo fato de que, se ele não for aplicado de forma estratégica, pode ser visto apenas como uma bronca ou mesmo um ataque pessoal. É como se quem fizesse a avaliação ruim não estivesse fazendo uma crítica pertinente ao trabalho, e sim, à pessoa que o realizou.

Quando isso acontece, quem recebe o feedback pode ficar chateado e assustado, o que dificulta que ele absorva as orientações e passe a adotá-las na sua rotina. Logo, o que era pra servir como incentivo a melhoria se torna, na pior das hipóteses, uma fonte de ressentimento nas relações profissionais, prejudicando a felicidade no trabalho e a saúde mental de todos.

Como dar um feedback negativo sem gerar constrangimentos?

Dar um feedback negativo eficiente, sem causar conflitos, é difícil. Porém, com algumas estratégias, é possível tornar essa ferramenta de comunicação mais humanizada, o que promove o bem-estar no trabalho e aumenta as chances de que ela surta o efeito esperado. Abaixo, listamos quais os pontos indispensáveis para isso.

Construa boas relações

Se todas as relações profissionais forem baseadas no respeito e no coleguismo, fica mais fácil ter abertura tanto para dar quanto para receber um feedback negativo, sem que isso cause ruídos indesejados.

Sobretudo, são menores as chances de a crítica construtiva ser confundida com um ataque. O desenvolvimento dessas relações sinceras passa pela manutenção de um ambiente profissional aberto, sustentado sempre pela sinceridade.

Seja objetivo

Adotar um tom objetivo, impessoal e transparente também facilita a compreensão do feedback negativo. Isso não significa ser rude ou insensível, mas evita que o tom da conversa se torne um problema para a sua imagem.

Para argumentar, baseie-se sempre em fatos, dê exemplos e evite adjetivos fortes. Seja direto, mas quando possível, tente também indicar aspectos positivos, para que o conteúdo da mensagem seja útil na evolução de quem a está recebendo.

Pontue as características fortes

Pontuar as características positivas e o que o colaborador tem feito de bom dentro da empresa são tópicos que devem estar presentes sempre durante um feedback negativo. Isso reforça o sinal de que ele é importante ali dentro e que a crítica é referente a questões pontuais, e não ao trabalho todo.

Nesse sentido, a estratégia do feedback sanduíche pode ser útil. De forma simplificada, essa técnica consiste em dividir a mensagem em camadas: ela começa com um elogio, é “recheada” com a ação que deve ser melhorada e, por fim, reforça o tom positivo e indica o caminho para a melhoria da performance, lembrando o que de bom vem sendo feito até o momento.

Liste os pontos a serem aperfeiçoados

Deixe bem claro que é normal ter que fazer correções no trabalho desenvolvido e, depois disso, aponte o que precisa ser melhorado. Faça um esforço para que não fiquem dúvidas sobre esses pontos após a conversa.

Esteja aberto para oferecer ajuda e demonstre que você também está interessado na evolução do colaborador. Se for o caso, determine novas metas e indique por quais métricas o desempenho será avaliado nas próximas vezes. Com essas informações em mãos, quem recebe o feedback negativo tem no que se basear para buscar a melhoria esperada.

Elabore um roteiro

Para não se atrapalhar, faça um roteiro com tudo o que precisa ser dito durante a conversa. Estruture as ideias, colete dados e faça um histórico de avaliações passadas, se elas existirem.

Nesse roteiro, abra espaço, também, para ouvir o que o colaborador tenha a dizer. Um feedback, positivo ou negativo, deve ser visto sempre como um momento valioso de diálogo.

Tenha sensibilidade

Trabalhe a sensibilidade e demonstre empatia sempre. Não é por causa de um desempenho aquém do desejado que a outra pessoa não deva ser tratada com respeito. Muitas vezes, o trabalho ruim é motivado por problemas pessoais, que devem ser compreendidos e cuja resolução deve ser apoiada pela empresa, dentro do possível.

Portanto, investir em estratégias eficientes de comunicação e combinar objetividade com sensibilidade são as melhores formas de não transformar um feedback negativo em uma fonte de transtornos. A partir disso, eles serão extremamente relevantes para tornar os colaboradores mais produtivos e alinhados com a cultura da empresa.

E você? Como costuma fazer na hora de dar um feedback negativo? Conte-nos sobre sua experiência deixando um comentário!

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