Fique por dentro das principais ferramentas de gestão de RH que existem

Sem Parar Empresas: Fique por dentro das principais ferramentas de gestão de RH que existem

Muita coisa mudou no setor de RH durante os últimos anos. Hoje, processos operacionais, documentos impressos e atividades burocráticas saíram de cena para uma atuação mais estratégica, que se utiliza da tecnologia para trazer resultados e valorizar pessoas.

As ferramentas de gestão de RH fazem parte desse novo cenário. E ajudam muito a encarar a complexidade das tarefas e demandas do setor: há menos chances de erro humano, a produtividade da equipe aumenta e as tomadas de decisões se tornam mais assertivas.

Mas quais ferramentas escolher para usar e potencializar resultados e engajamento por parte da equipe? Neste artigo, você conhece as principais! Vamos lá?

Quais são as principais ferramentas de gestão de RH para otimizar o RH?

As ferramentas de gestão de RH são variadas e desenvolvidas de acordo com as exigências de cada área desse importante setor. Conheça, a seguir, algumas delas, suas funcionalidades e benefícios para o trabalho da equipe.

Plataforma de treinamento

Investir na capacitação de colaboradores é indispensável para que eles se mantenham motivados e engajados no trabalho. Essa é uma ação que demonstra que a empresa se preocupa com o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um.

A plataforma de treinamento pode ser utilizada para este fim. Geralmente, ela consiste em um software que abriga materiais e downloads de treinamentos e capacitações que podem ser acessados pelos colaboradores, durante 24 horas por dia, durante o período que for necessário.

Software de recrutamento e seleção

O software de recrutamento e seleção faz com que essa atividade, que é um tanto quanto analítica e burocrática, seja mais simples. Ele inclui todas as etapas de um processo seletivo: da separação de currículos até a inserção do colaborador no processo de onboarding.

Entre suas funções, está o cruzamento de dados, o armazenamento de documentos e o compartilhamento de resultados. É possível até mesmo aplicar testes para os candidatos durante alguma etapa do processo seletivo.

Avaliação 360º

A avaliação 360º é uma das ferramentas de gestão mais fáceis de aplicar no RH. Ela serve para estabelecer uma rotina de feedbacks frequentes entre líderes e colaboradores.

O diálogo constante faz com que a equipe fortaleça sua união, e incentiva o hábito da escuta. A troca de ideias e experiências ajuda a identificar erros com mais agilidade e transparência, o que permite executar correções e soluções precisas que evitem erros e atrasos nos processos.

Plataforma de gestão de talentos

Outra função importante do RH é a gestão de talentos. Uma plataforma destinada para essa atividade facilita a identificação das competências de destaque de cada membro da equipe, assim como as necessidades de aprimoramento de cada um.

Além disso, essa plataforma permite o cruzamento de dados para verificar quais cargos da empresa estão disponíveis e quais profissionais estão aptos a preenchê-los. Assim, é mais simples realocar colaboradores e aproveitar melhor talentos e habilidades.

Pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional é fundamental para manter colaboradores engajados e interessados pelo trabalho. Com ela, é possível diagnosticar aspectos positivos e negativos no ambiente organizacional, colher opiniões sobre temas específicos e identificar o que impacta a qualidade de vida dos colaboradores.

A partir da análise dos resultados, o RH se torna capaz de desenvolver planos de ação e intervenções que ofereçam melhorias na rotina. Essa é uma forma de valorizar a equipe e ofertar condições de trabalho cada vez mais interessantes para ela. Afinal, motivar vai muito além de pagar um bom salário, certo?

Avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho também está entre as ferramentas de gestão mais estratégicas para o RH. Ela ajuda a mensurar resultados individuais e de equipes, para verificar como anda o desempenho e a performance dos colaboradores.

Essa avaliação oferece um feedback preciso para cada um, identifica talentos, sugere realocações e evidencia a necessidade de mais treinamentos e capacitação para os profissionais. É uma maneira de acompanhar resultados e a evolução do trabalho e das pessoas dentro da empresa.

Gamificação

A gamificação é uma novidade dentro do setor de RH. Por meio de elementos e técnicas de jogos, é possível reconstruir a rotina e os processos dos colaboradores. Os jogos são personalizados e se encaixam de acordo com o perfil de cada colaborador.

Além disso, respeita as determinações da organização, mesmo que seja de cunho lúdico. Ao atingir metas e objetivos, os colaboradores ganham recompensas, também personalizadas, para deixar o dia a dia mais leve e servir como motivação.

Plataforma de gestão de benefícios

Utilizar uma plataforma de gestão de benefícios poupa tempo e esforços nas atividades do RH. Com ela, é possível administrar todo o portfólio de benefícios da empresa, como vale-transporte, cartões alimentação, refeição, combustível, entre outros.

As recargas podem ser programadas e o cadastro de novos colaboradores é muito mais prático. Também é possível acessar relatórios mensais, acompanhar os custos de cada setor, entre outras funções que ficam sempre registradas na própria plataforma para consultas eventuais.

O que considerar para escolher as ferramentas de gestão certas?

Mas diante de tantas opções, o que levar em conta na escolha das ferramentas de gestão de RH certas? Avalie os seguintes pontos:

  • em que área do RH você precisa reduzir custos?
  • a plataforma escolhida ajuda a aumentar a produtividade da equipe?
  • armazenar dados com segurança é uma prioridade?
  • padronizar processos ajudará a ter uma rotina mais otimizada?

Se a resposta para cada uma dessas questões for positiva, você pode implementar todas essas ferramentas na empresa, de acordo com a demanda. Na medida em que perceber resultados e começar a perceber o retorno sobre o investimento, pode priorizar as demais, conforme a escala de necessidades.

Não se esqueça, por fim, de contar sempre com softwares e plataformas seguras, desenvolvidos por empresas parceiras de confiança e com experiência de mercado. Assim, você garante processos que realmente tragam benefícios práticos para a empresa e principalmente para o RH.

E então, gostou de saber um pouco mais sobre as principais ferramentas de gestão de RH que existem? Agora que você já conhece cada uma mais a fundo, pode começar a estudar as possibilidades de implementação e acompanhar a evolução de todos os processos do setor.

Aproveite também para conhecer outras 6 ferramentas para PMEs que não possuem um setor de RH! Dessa forma, você complementa seus conhecimentos sobre gerenciamento de processos e pessoas em todos os tipos de empresa.

Destaques

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?
Sem Parar Empresas: homem em frente ao computador, com as mãos apertando os olhos, sinalizando que está tendo uma síndrome de burnout no ambiente de trabalho
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?

Além de levar o colaborador a um afastamento, a síndrome de burnout no ambiente de trabalho precisa ser vista com cautela, empatia e, princi…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos