Geração Z no mercado de trabalho: saiba como o RH pode se preparar!
VB - 26/2/2020
Muito se fala sobre a divisão das gerações em grupos com características peculiares e que são responsáveis por moldar e conduzir mudanças sociais. Com certeza, você já se deparou com termos sobre os Baby Boomers, geração Z, X e Y.
Cada uma delas pertence a um período histórico e apresenta diferenças que são resultados dos impactos provocados pela geração anterior. Você conhece as principais características desses grupos?
Atualmente, o mercado de trabalho está recebendo profissionais da Geração Z, e isso tem ocasionado mudanças no relacionamento das empresas tanto com seus colaboradores como com seus clientes. Continue a leitura e saiba como preparar seu RH para essa nova geração!
As gerações ao longo dos anos
Para podermos nos aprofundar sobre as questões da Geração Z, primeiramente, você precisa conhecer mais as suas antecessoras. Isso é essencial para entender as particularidades dela e como atuar em ambientes tão dinâmicos, inclusive, compostos por profissionais de várias gerações. Abaixo, confira as principais características daquelas que precedem a Geração Z. Vamos lá?
Baby Boomers
Não existe uma tradução muito certa sobre o termo, mas podemos entender a expressão Baby Boomers como algo similar à “Explosão de Bebês”. Essa geração compreende as pessoas nascidas no pós-Segunda Guerra Mundial (1945) até a década auge da Guerra Fria (1960). Isso porque, com o fim da Segunda Grande Guerra e o retorno dos soldados para seus lares, registrou-se um elevado crescimento nas taxas de natalidade durante esse período.
O histórico de guerras
Como você pode ver, esse período foi marcado por muitos conflitos entre países, e o mundo vivia uma polarização política e econômica: de um lado, os Estados Unidos; de outro, a extinta União Soviética. Foi um período de muita tensão, em que todo o mundo viveu o receio de ver uma nova guerra mundial eclodir.
Nessa época, as grandes potências usavam o solo estrangeiro para se enfrentarem. Além disso, o período foi marcado por um avanço considerável nas ciências, principalmente, na tecnologia de comunicação, com o surgimento da Internet — ainda restrita — e dos primeiros computadores, e na astronomia. Era uma guerra ideológica que alavancou o surgimento de inovações.
Suas características
Esse histórico de conflitos e insegurança fez com que a Geração Baby Boomers se tornasse mais conservadora e em busca de estabilidade. São profissionais focados em desenvolver a carreira em uma mesma empresa, ficando 20, 30 anos atuando nela. Mas, ao mesmo tempo, foi uma geração que rompeu barreiras buscando fortalecer o papel da mulher e dos jovens na sociedade.
A Geração Baby Boomers é muito focada no trabalho, interessada em prosperar no lado financeiro e, muitas vezes, priorizando isso. Apresenta boa tendência ao consumo, uma vez que sua época foi marcada por promessas de um milagre econômico. No contexto do Brasil, por exemplo, essa geração viu as grandes inovações trazidas pelo presidente Juscelino Kubistcheck. O período foi marcado pelo sonho americano.
Para sintetizar essa geração, podemos fazer alusões à cultura da época, que foi marcada pela explosão do rock. Personalidades como os Beatles, Chico Buarque e The Rolling Stones mostram bem as características da Geração Baby Boomers: a juventude que começou a luta por causas sociais, pela igualdade, e são os responsáveis por muito do que temos e vemos nos dias de hoje.
Geração X
Sucessora dos Baby Boomers, a Geração X corresponde aos nascidos durante a década de 60 até o final da década de 70. No entanto, há estudiosos que estendem esse período até o início de 1980, mais precisamente o ano de 1981. Os jovens da Geração X são marcados pela sua vontade em aprender, ou seja, estão sempre buscando o conhecimento.
O termo Geração X se deve ao fato de que ela é considerada sem identidade, ao menos é o que afirma o escritor John Ulrich. Essas pessoas nasceram durante as décadas auges da Guerra Fria e viram a tecnologia começar a se democratizar. Isso significa que ela passou a ser comercializada, como é o caso dos primeiros computadores domésticos e o surgimento dos primeiros modelos de celulares.
O X no dia a dia
A Geração X no seu dia a dia é marcada pelo respeito à hierarquia das funções e dos cargos — apesar de serem menos rígidos —, busca por estabilidade, independência e uma maior predisposição a relacionamentos — uma herança deixada pelos Baby Boomers que foi marcada pela influência hippie durante a década de 1960.
Aqui, podemos dizer que a maior diferença entre a Geração X e os Baby Boomers é a forma de alcançar o sucesso profissional. Como são mais propensos às relações, os integrantes da X já se questionam sobre a qualidade de vida e buscam o crescimento da carreira tentando conciliar com a vida pessoal. Já não estão tão preocupados em fazer horas extras, mas são marcados pelo espírito empreendedor.
Geração Y
Ela compreende os nascidos durante a década de 1980 até meados da década de 1990, geralmente, o ano corte considerado é o de 1995. A Geração Y já conhece bastante sobre tecnologia: cresceu com o videogame, viu a Internet chegar às casas, além de acompanhar o salto tecnológico dos anos 2000.
Também conhecida como Millenials, a Geração Y apresenta algumas características peculiares ocasionadas pelo avanço tecnológico. Foram os primeiros a conhecer as redes sociais — quem não se lembra do Orkut e do MSN? — e a usar a Internet como um estilo de vida. Essa geração presenciou as principais mudanças da transformação digital.
Millenials no trabalho
A Geração Y é aquela que já tem bem claro em mente que não quer o emprego a qualquer custo. São ambiciosos, porém flexíveis no que se refere ao contexto de trabalho. Devido ao seu crescimento em meio ao desenvolvimento das principais tecnologias, esses profissionais têm a habilidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo.
Os Millenials buscam a estabilidade e o sucesso profissional ao mesmo tempo que querem trabalhar com aquilo que gostam. Pesam muito a questão de benefícios oferecidos pelas empresas, são inovadores e grande parte busca assumir uma posição de destaque ou de liderança no mercado do trabalho.
Por serem a primeira geração considerada conectada globalmente, eles não se prendem tanto a empregos. Isso quer dizer que, caso encontrem uma oportunidade melhor, que dê liberdade e autonomia, vão optar por ela. A Geração Y busca a qualidade de vida como um dos pilares do seu sucesso profissional.
As características da Geração Z
Diferentemente das suas antecessoras, a Geração Z é a única que já nasceu em uma realidade marcada pela conexão entre o real e o virtual. Ela originou-se imersa em meio à velocidade da informação graças à Internet, aos smartphones, aos tablets e aos computadores. Por isso, uma das principais características da Geração Z, ou Zoomers, é o “zapear”.
Eles conseguem manter a concentração em várias atividades diferentes simultaneamente, sendo denominados como multitarefas. A Geração Y também tem essa habilidade. No entanto, com sua sucessora, isso é potencializado: os Z’s conseguem assistir a televisão, ler um artigo de blog no notebook e responder uma mensagem nos grupos de WhatsApp.
A Geração Z é marcada pela pouca delimitação entre o espaço e o tempo. Com certeza, você já ouviu a expressão “teletransporte”, não é mesmo? Para a realidade dos Zoomers, isso é como se as coisas e situações estivessem sendo teletransportadas, seja por uma chamada de vídeo ou pelo uso de um aplicativo para fazer as compras do mês.
Essas são algumas das características facilmente observadas na Geração Z. Para ajudar seu RH a acertar no recrutamento e seleção ao conhecer ainda mais esses novos profissionais que estão chegando no mercado de trabalho, nós separamos para você os principais perfis comportamentais observados nessa geração. Confira!
Imediatistas
Por terem nascido em uma época marcada pela velocidade das informações, a Geração Z é naturalmente imediatista. A facilidade de acesso a produtos e serviços faz com que ela seja mais “impaciente”. Os Zoomers são nativos digitais e estão familiarizados com um alto fluxo de conteúdo. Por um lado negativo, isso faz com que eles sejam mais ansiosos.
Pragmáticos
Quando falamos que alguém é pragmático, estamos dizendo que sua principal característica é ser voltado para ações de ordem prática e real. Isso significa que a Geração Z é realista, além de ser independente: eles são autodidatas natos, aprendendo o que querem navegando pela Internet, seja acompanhando as notícias de blogs ou vídeos nos canais do YouTube. As fontes de conhecimento são ilimitadas.
Conversadores
Com a quantidade surpreendente de ferramentas de comunicação e aplicativos, os Zoomers estão imersos no diálogo. Assim, eles são comunicadores por excelência: estão sempre criando conexões. Há alguns anos, uma das críticas mais comuns feitas ao avanço tecnológico era o distanciamento dos relacionamentos, deixando-os mais frios. Mas, para os Z’s, isso não é verdade: eles usam a inovação para fortalecer laços.
Líderes
Graças ao seu forte senso de independência, a Geração Z tem o senso de liderança bem apurado. Isso quer dizer que se considera responsável pelo seu próprio futuro e assume mais riscos se comparada às suas antecessoras. Diferentemente da Geração Y, os Zoomers têm uma vontade latente de construir sua vida por si só: fora dos olhos atentos dos pais.
Empreendedores
Como almejam muito a independência e querem crescer sem depender dos pais, os Zoomers apresentam muita vontade de empreender. Destemidos, eles não têm medo de se arriscar e, com o conhecimento que absorvem facilmente pela Internet, acreditam que contam com muito mais chances de acertar nas suas decisões.
Desprendidos
A Geração Z vive em uma dualidade: buscam a estabilidade profissional e financeira, mas não têm como meta fazer carreira em uma só empresa. Isso vai em contramão às principais características observadas nos Baby Boomers e nos X’s, não é verdade? Sendo assim, os Zoomers buscam por trabalhos que deem autonomia e mobilidade. Muitos estão procurando opções home office, porque, assim, sentem-se mais livres.
Indefinidos
Os Zoomers são considerados a geração mais tolerante até o momento. Mas isso não é à toa: eles buscam não se definir, uma vez que isso seria sinônimo de se limitar. Eles são “rebeldes” ao quebrarem os estereótipos e buscarem por mais igualdade de gênero e respeito às culturas.
A Geração Z no mercado de trabalho
Com todas as características expostas acima, você percebeu que a Geração Z é um grande desafio para as organizações, não é verdade? Os profissionais Zoomers estão buscando oportunidades que permitam com que eles possam exercer a sua individualidade sem que isso impacte negativamente na sua carreira.
Eles são “militantes” da diversidade e da quebra de padrões preconceituosos e infundados. Assim, os ambientes de trabalho que mais atraem esses profissionais são, por exemplo, as startups. Conceito em alta no mercado, então, se você ainda não conhece uma, precisa fazer isso o mais breve possível.
Os Zoomers e as startups
As startups não são somente novas empresas, como muitos acreditam. Elas são inovadoras, apresentam um custo de manutenção baixo e são repletas de Zoomers. Isso mesmo! Com um ambiente mais descontraído e tecnológico, esse modelo de negócio tem atraído muitos profissionais da Geração Z.
Inclusive, muitas das características de configuração do espaço físico e da forma da marca se relacionar com seus colaboradores desenvolvidas pelas startups estão sendo levadas para as empresas tradicionais. Afinal, o mercado percebeu que é necessário se modificar para receber esses novos profissionais, que são os líderes do futuro.
Os desafios do RH com a Geração Z
Com a transformação digital, o departamento de Recursos Humanos está se tornando cada vez mais estratégico. A automatização de processos, possível graças a tecnologias como o machine learning (aprendizado da máquina), está realocando as funções do setor. Até pouco tempo, o RH era conhecido como uma área de custos e operacionalizada.
Agora, ela está se moldando para uma estrutura mais analítica e voltada, de fato, para o gerenciamento inteligente do capital humano das empresas. E isso veio na hora certa! Sabe por quê? Com a entrada da Geração Z no mercado de trabalho, o setor de Recursos Humanos precisa se adequar para conseguir atrair e reter esses talentos na empresa.
As empresas tradicionais devem fazer um movimento para inovar na sua cultura e para atender à demanda dos seus novos colaboradores, bem como dos seus clientes. É válido lembrar que os novos consumidores do negócio também são da Geração Z. Por isso, o posicionamento da empresa, seus produtos e suas soluções devem acompanhar as demandas desse novo público. Caso contrário, esses negócios vão perder espaço no mercado.
Retenção de talentos
Graças à sua constante necessidade por liberdade e independência, os Zoomers apresentam a tendência de não querer criar raízes em uma empresa. Dessa forma, os negócios precisam utilizar as ferramentas analíticas para conhecer mais o comportamento da Geração Z no mercado e, principalmente, no seu negócio.
Com os resultados obtidos, a empresa tem o insumo necessário para conseguir desenvolver estratégias para a retenção desses talentos. É preciso ouvi-los para entendê-los e, assim, poder criar soluções internas no gerenciamento de pessoais mais certeiras. O RH nunca precisou tanto realizar, de fato, a gestão inteligente de pessoas como agora.
Hierarquia horizontal
Lembra que, nas principais características dos Zoomers, falamos sobre o perfil de liderança? Então, devido a isso, eles também enxergam uma diferença entre o conceito de líder e de chefe: valorizam muito mais os profissionais que conquistam sua confiança e estimulam seu crescimento em detrimento daquelas que praticam a “cultura do medo”.
Assim, é natural que respeitem sim a hierarquia, porém eles se sentem mais à vontade para lidar com seus superiores se comparado com as outras gerações. Para os Zoomers, é nítido que o desempenho do negócio depende também deles. Dessa forma, a gestão horizontal deve fazer parte da sua cultura.
Feedbacks
No item anterior, falamos brevemente sobre o quanto a confiança e o apoio ao seu desenvolvimento profissional são importantes no relacionamento com os Zoomers. Os feedbacks se tornam uma demanda feita por esses profissionais: eles querem saber onde precisam melhorar e como podem fazer isso.
Desse modo, o posicionamento da liderança é essencial para reter esses talentos nas empresas. O líder deve usar o feedback como uma ferramenta essencial para potencializar os resultados da sua gestão ao permitir mais interação entre o profissional e o negócio. Dessa forma, ele se sente valorizado e fica mais engajado. Lembre-se de que, para os Zoomers, o principal papel da liderança é ser uma referência e apoiá-los no seu desenvolvimento profissional.
Preparando o RH para a Geração Z
Todos os desafios proporcionados pela entrada da Geração Z no mercado de trabalho impactam a configuração das empresas e, principalmente, o seu desempenho financeiro. Para tanto, seu departamento de Recursos Humanos deve estar preparado para receber esses novos profissionais. Afinal, eles já estão começando sua jornada na carreira.
A hora para fazer as mudanças é agora! Pensando nisso, realizamos o mapeamento de quatro pontos que são essenciais para que os Zoomers se sintam atraídos pelo seu negócio. Para ficar por dentro e começar a revolução no seu RH, continue a leitura e confira como fazer isso!
Comunicação
A comunicação é uma das características presentes de mais destaque na Geração Z. Anteriormente, falamos sobre o quanto eles estão conectados, valorizando a velocidade, fluidez e qualidade das informações. Por isso, seu RH precisa alinhar com a Comunicação Corporativa um discurso que se aproxime mais desse novo público.
Para isso, pode-se, e deve-se, recorrer às ferramentas tecnológicas para otimizar a comunicação, tanto interna quanto externa para o employer branding na atração e retenção de talentos. Os e-mails já não são o principal meio de comunicação em uma organização. Por isso, aposte em uma rede social interna e outros tipos de aplicações.
Benefícios
Esse é um dos pontos que atraem não somente a Geração Z, mas também os Millenials. Ambos buscam ambientes de trabalho em que possam conciliar a carreira com a vida pessoal, com um clima corporativo agradável e marcado pela cooperação, além de poderem contar com outros benefícios como a jornada flexível, plano de saúde, vale-alimentação, possibilidade de fazer home office etc.
Como a Geração Z é muito dinâmica, o mais indicado é o que seu negócio tenha uma variedade na gestão de benefícios. Uma dica interessante é o vale-presente como uma forma de reconhecer o desempenho dos seus colaboradores. Esse é um modo de não deixar as opções de gratificações engessadas.
Oportunidades
É essencial que seu RH construa novos planos de carreira na empresa, além de possibilitar a entrada desses profissionais por frentes diversas, seja pelo processo seletivo padrão ou por programas de estágio e trainee. Os Zoomers valorizam muito o seu desenvolvimento e estão buscando organizações que permitam a eles essa oportunidade.
É importante não se restringir somente em estratégias para a atração, focando na entrada da Geração Z no seu negócio. O RH deve construir soluções para o desenvolvimento de quem já faz parte do negócio. Uma forma de fazer isso é promover a divulgação interna de vagas, realizando uma primeira etapa com os colaboradores da empresa. Outra maneira é investir em um plano de cargos e salários.
Diversidade
Além de ser uma das condições para atrair os profissionais da nova geração, você sabia que a diversidade potencializa os resultados do negócio? Ela é um grande diferencial competitivo. Isso porque um ambiente diverso conta com a visão de mundo de vários segmentos da sociedade. Assim, sua marca consegue criar produtos e soluções que atendam vários públicos distintos.
O papel do RH para a Geração Z
Para os Zoomers, está claro que o departamento de Recursos Humanos já não é mais uma área de negócios responsável apenas pela parte burocrática: admissões, férias, 13º salário e rescisões. Para a Geração Z, o RH é essencial para o desenvolvimento das pessoas e a humanização das relações nos ambientes corporativos.
Quanto mais acolhedor, com um bom employer branding, onboarding e ferramentas que valorizam a importância do colaborador para o sucesso da empresa, seu negócio está apto para atrair e reter esses novos talentos. A inovação deve fazer parte da cultura da sua empresa. Afinal, esses jovens são criativos por natureza.
A transição geracional tende a acontecer de forma mais rápida: o espaço de anos entre uma geração e outra está se encurtando. O que esperar das próximas gerações? Enquanto aguardamos o que está por vir, não deixe de utilizar a transformação digital no seu negócio para lidar com a Geração Z.
Se você quer saber mais sobre como reter talentos no seu negócio, precisa conferir, em primeira mão, nosso artigo sobre como a gestão de benefícios pode ser essencial para isso! Acesse nosso post e tenha uma boa leitura!
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