Inbound recruiting: entenda o que é e como funciona
VB - 17/8/2020
O setor de Recursos Humanos é responsável por uma série de processos estratégicos dentro de uma empresa. Entre eles está o de recrutamento e seleção, com o objetivo de trazer para o quadro de funcionários os candidatos mais alinhados aos objetivos e à cultura da organização.
Aqui, uma tendência que chegou para potencializar as chances de uma contratação acertada é o inbound recruiting — técnica importada do marketing digital.
E você, já ouviu falar nesse termo? Caso ele ainda não seja familiar para você, não se preocupe e continue com a gente! Neste post, explicaremos o que é e como funciona o inbound recruting, mostraremos quais são os seus benefícios e listaremos algumas dicas para implantá-lo em sua empresa. Acompanhe!
O que é inbound recruiting?
O inbound recruiting é uma abordagem cada vez mais presente no RH moderno. Por meio dela, a empresa aplica estratégias em seu processo de recrutamento e seleção para atrair o candidato desejado, fazendo com que ele mesmo tome a decisão de trabalhar naquela organização.
Isso não só aumenta as chances de uma contratação acertada, como otimiza o tempo dos times de Recursos Humanos, entre outros benefícios.
Como a prática funciona?
Lembra que, logo no início do post, comentamos que o inbound recruiting é uma abordagem importada do marketing digital? Pois é: a metodologia segue a mesma lógica do inbound marketing — estratégia que visa a atração e conversão de clientes por meio de um relacionamento mais estreito e de conteúdos relevantes.
Para isso, é necessário que a marca entenda exatamente quem é o seu público-alvo, ou seja, o cliente que deseja atrair, bem como suas necessidades e anseios. A partir desse conhecimento, torna-se mais fácil criar conteúdos — como blogposts, e-books, e-mails etc. — para educá-lo sobre o produto ou serviço oferecido pelo negócio, direcionando-o na jornada de compra.
No inbound recruiting, a ideia é a mesma. A empresa fará com que o candidato ideal chegue até ela ao seguir passos como traçar o perfil desejado de colaborador, captar leads que se encaixem nesse perfil e produzir materiais de qualidade para estreitar os laços entre os talentos disponíveis no mercado e a organização.
No próximo tópico, você entenderá exatamente quais são esses passos e como colocá-los em prática!
Como implementar o inbound recruiting na empresa?
Implementar o inbound recruiting em uma empresa é um processo que requer planejamento e foco. No entanto, os benefícios, como veremos mais adiante, são significativos e fazem toda a diferença para o sucesso da contratação — e, consequentemente, para os resultados da organização.
Veja o passo a passo que reunimos abaixo e como o seu RH pode adotar essa modalidade de recrutamento!
Trace uma persona e comece a captar leads
Assim como no inbound marketing, o primeiro passo da estratégia de inbound recruiting é a captação de leads. Só que, neste caso, os leads não serão clientes, mas sim aqueles profissionais que têm potencial para serem contratados pela empresa. Para isso, é necessário traçar o perfil exato de colaborador que a sua organização procura, incluindo exigências, requisitos mínimos, habilidades e competências desejadas etc.
Uma dica bastante relevante nessa etapa (também importada do inbound marketing) é a criação de uma persona: pessoa fictícia que representará esse candidato ideal. Por exemplo: “Ana (nome fictício), pós-graduada em Administração de Empresas, com experiência no setor de vendas, inglês fluente”. Tendo essa persona, você já pode começar a atrair leads em sites de carreira e recrutamento online, LinkedIn, banco de currículos etc.
Aposte em estratégias de engajamento
Para que o inbound recruiting de fato funcione, é fundamental manter um relacionamento mais próximo com os leads captados. Mas, como iniciar esse relacionamento? Aqui, mais uma vez o marketing entra como influência e grande aliado. No site e redes sociais da empresa, aposte no oferecimento de conteúdos web valiosos e informativos, que tenham grande relevância para os potenciais candidatos.
Você pode disponibilizar e-books gratuitos, webinars, testes, vídeos informativos, entre outros. Para recebê-los, o talento deverá fornecer em troca algum de seus dados de contato, mais comumente o e-mail. Lembre-se de que, se ele forneceu tal dado, é porque se interessa por aquele material. A partir daí, a empresa consegue abrir um canal de comunicação e engajamento com o candidato em potencial, tornando possível a criação de um laço mais estreito e despertando nele a vontade de trabalhar na organização.
Foque na conversão desses leads
Aberto o canal de comunicação, comece o contato com esses profissionais, mesmo que não exista nenhuma oportunidade em aberto naquele momento. Mantenha-os nutridos por meio de e-mails personalizados que despertem sua atenção, com um conteúdo variado, a fim de aportar informações sobre a empresa e outros assuntos relevantes. Continuar investindo nesse engajamento é crucial para que os candidatos se lembrem da organização.
A partir dessa nutrição de leads, as chances de que eles se interessem por uma vaga aberta na organização são maiores. Com os talentos sabendo o que encontrarão na organização e com o RH tendo a certeza de que o perfil desses profissionais é exatamente o desejado pela empresa, todos os lados saem ganhando. A integração dos novos funcionários é mais fácil, entre outros benefícios que listaremos abaixo.
Quais são os benefícios do inbound recruiting?
Antes de falarmos sobre os benefícios do inbound recruiting, é interessante destacarmos o quão prejudicial as contratações ineficazes são para um negócio. Com a saída de um colaborador, além dos custos referentes ao desligamento, serão necessários mais tempo e esforços dos times de RH para encontrar e treinar o funcionário que entrará em seu lugar. Agora, imagine isso acontecendo de forma recorrente!
Por isso mesmo, a alta rotatividade é uma das principais vilãs de qualquer organização. E é aqui que o inbound recruiting entra como uma solução de alto retorno. A seguir, entenda quais são os seus benefícios:
- retenção de talentos: atraindo justamente o perfil ideal de candidato, as chances de que ele permaneça na organização são maiores, reduzindo as taxas de turnover;
- maior produtividade: funcionários satisfeitos com a empresa em que trabalham têm mais motivação para darem o melhor de si, produzindo mais e em melhor qualidade;
- redução de custos: os processos de recrutamento e seleção inevitavelmente envolvem custos com anúncio e divulgação da vaga, ferramentas para a seleção etc. Por meio do inbound recruiting, grande parte desses custos são eliminados;
- otimização de tempo: a agilidade é um dos principais benefícios do inbound recruiting. Com os próprios candidatos mais alinhados chegando até a organização, os processos de recrutamento se tornam mais rápidos e os times de RH podem focar em outras atividades igualmente importantes.
Viu só como o inbound recruiting é uma estratégia extremamente vantajosa? O melhor de tudo é que esse tipo de processo de recrutamento e seleção tem chances muito altas de sucesso, otimizando o trabalho das equipes de Recursos Humanos e colaborando com os resultados empresariais no geral. Sendo assim, considere as dicas do post e traga essa inovação para a sua organização.
Que tal aproveitar para conhecer outro conceito de RH que vem ganhando destaque? Acesse o post e confira nosso guia completo com tudo o que você precisa saber sobre recrutamento inteligente!
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