Legislação contábil: 10 dicas para você se manter atualizado

Você está com dificuldades para acompanhar as constantes mudanças na legislação contábil? Não se sinta só. A falta de tempo para se manter antenado acerca das atualizações quase que diárias na área da contabilidade é uma das maiores queixas de contadores e gestores de diversas empresas.

Como nós sabemos, o sistema tributário brasileiro é um dos mais complexos do mundo. Além disso, as disputas ideológicas travadas na esfera política vez ou outra resultam em reformas radicais na legislação contábil, considerando as instâncias federal, estadual e municipal.

Foi o que ocorreu, por exemplo, em 2007, quando a legislação contábil sofreu transformações importantes após a promulgação da lei 11.638/07, que adequa as disposições da Lei das S.A, sobretudo em relação às regras contábeis. Poderíamos citar muitas outras mudanças e reformas que ocorreram nos últimos anos.

Mas a questão é: como se manter atualizado diante de tantas mudanças e de uma rotina estressante, agitada e que a maior parte do tempo é dedicada ao trabalho? Pensando nisso, preparamos 10 dicas infalíveis para você. Confira!

1. Estabeleça um horário de estudo

Para quem mora nos grandes centros urbanos, encontrar um horário para estudar pode parecer utopia, não é mesmo? Mas é preciso dar um jeito. Não se atualizar a respeito da legislação contábil pode comprometer as estruturas de sua empresa ou de seus clientes. Agora, quanto mais atualizado você estiver, melhor será a sua capacidade para fazer a gestão de despesas do negócio e outras práticas que lhe forem pertinentes.

Procure estabelecer um horário específico para estudar. Nem que seja 20 minutos diários, mas faça esse exercício intelectual. Essa disciplina fará toda a diferença na qualidade de seu trabalho. Você pode aproveitar, inclusive, as facilidades que o celular proporciona para acompanhar notícias, ler artigos e colunas nos intervalos.

2. Leia constantemente

Nesse sentido, a próxima dica é que você leia constantemente, sem preguiça nem protelação. Os profissionais de destaque se diferenciam, na sua esmagadora maioria — independentemente da área —, pelo conhecimento que têm, não é?

Seja um deles, busque incansavelmente por conhecimento. Acompanhe as mudanças na legislação contábil, entenda os bastidores, os processos e veja como isso fará a diferença no desempenho de seu trabalho.

3. Siga fontes confiáveis

Mas não adianta apenas ler. É preciso buscar fontes confiáveis, correto? Em tempos de redes sociais e de democratização do acesso à produção em massa, qualquer pessoa pode escrever sobre a legislação contábil, sem mesmo entender do assunto.

Se não tomarmos esse cuidado, estaremos sujeitos a consumir informações descontextualizadas, sem fundamento técnico-jurídico e até mesmo falsas.

Para se proteger contra esses riscos, é preciso ter critério e rigor ao selecionar as fontes de leitura. Quer algumas sugestões?

Confira, periodicamente, boletins técnicos de empresas como a editora Econet, especializada em conteúdos voltados para as áreas fiscal, contábil e trabalhista. Outras opções interessantes para obter informação segmentada são o Portal Cenofisco, o site Fiscosoft, do Grupo Thomson Reuters, entre outras companhias.

Ah, e continue acompanhando o nosso blog também, pois sempre abordamos temas na área de gestão e contabilidade, a exemplo do artigo no qual falamos sobre como calcular encargos sociais na empresa.

4. Invista em capacitações

Além de se manter atualizado por meio de veículos especializados, é muito importante procurar capacitações. Com os avanços tecnológicos, há muitos cursos rápidos oferecidos em plataformas online, no formato EAD (ensino à distância).

As próprias entidades de classe oferecem qualificações voltadas para as normas e legislações contábeis. Basta acessar, por exemplo, o site do Conselho Federal de Contabilidade e você encontrará o Programa de Educação Continuada. O objetivo do projeto consiste em atualizar e expandir os conhecimentos técnicos e as competências profissionais.

5. Inscreva-se em eventos

Nessa perspectiva, podemos dizer que participar de eventos da área não é menos importante. Assim como os cursos, há muitos seminários e congressos promovidos pelas entidades da classe contábil, credenciadas para atuarem em conformidade com as normas.

Entre elas, podemos citar o Conselho Federal de Contabilidade, os Conselhos Regionais de Contabilidade, o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, a Fundação Brasileira de Contabilidade, Academia Brasileira de Ciências Contábeis, Federações, Sindicatos e Associações da área contábil, Instituições de Ensino Superior credenciadas no MEC, entre tantas outras.

6. Discuta o tema com outros profissionais

Participando desses eventos, você tem a oportunidade de discutir os mais variados assuntos da legislação contábil com colegas e profissionais de outras áreas, como o Direito Tributário, por exemplo.

Essa participação é muito importante para trocar informações, manter-se antenado e ainda expandir a famosa prática no universo empresarial conhecida como networking.

7. Participe de fóruns e redes sociais sobre o tema

Ainda nesse sentido, aproveitando os avanços tecnológicos, você pode participar também de fóruns e páginas nas redes sociais dedicados a tratar de assuntos sobre a área da contabilidade.

Se faltar tempo e dinheiro para ir a eventos, é possível fazer parte de grupos em plataformas como o Facebook e o LinkedIn. Assim, você consegue se manter atualizado sem precisar sair de casa nem gastar recursos financeiros.

8. Entenda as necessidades do seu trabalho

Nada mais adequado do que unir teoria e prática, não é verdade? Aplicar os seus conhecimentos técnicos com foco nas demandas de seu trabalho e nas necessidades de seus clientes é sempre muito relevante.

Essa prática vai melhorar o seu desempenho e fará você alcançar resultados melhores, sem dúvidas. Para tanto, procure entender as necessidades e demandas que apareçam na sua rotina de trabalho. Anote e faça estudos de caso, para encontrar as melhores soluções, preencher as lacunas na sua formação, revisar conhecimentos e analisar novas variáveis.

9. Aprenda outros idiomas

Dominar outros idiomas não é um requisito qualquer. Isso porque o mundo é cada vez mais globalizado, o que aumenta a necessidade de aprendermos línguas diferentes. Na prática, precisamos saber principalmente o inglês. Mas por quê?

Em primeiro lugar, para ter um diferencial competitivo no mercado. Além disso, existem muitos materiais importantes (e gratuitos) relativos à área contábil em inglês, como cursos online, artigos, livros etc.

10. Domine a gestão contábil

Por último, vale a pena ressaltar que, além de se manter atualizado acerca da legislação contábil, você precisar investir em técnicas e práticas para dominar cada vez mais e melhor a gestão da contabilidade de sua empresa.

Portanto, afora o conhecimento, é necessário recorrer a recursos tecnológicos e softwares que otimizam a gestão contábil, como fazer registro de diários e balanços, apurar impostos e envio de declarações, emissão de notas fiscais, entre outras atividades que podem ser feitas de forma eletrônica e, dependendo do sistema, automatizada.

Busque por essas novidades e enriqueça o seu trabalho. Tal investimento trará resultados a médio e longo prazo.

Nosso objetivo aqui foi mostrar a você que existem maneiras objetivas de se manter atualizado a respeito das constantes atualizações da legislação contábil. Esperemos que você tenha gostado, que o conteúdo seja útil e que você coloque as dicas em prática.

Compartilhe este artigo com seus amigos nas redes sociais! Afinal, todo conhecimento só útil quando é espalhado, não é?

Destaques

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?
Sem Parar Empresas: homem em frente ao computador, com as mãos apertando os olhos, sinalizando que está tendo uma síndrome de burnout no ambiente de trabalho
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?

Além de levar o colaborador a um afastamento, a síndrome de burnout no ambiente de trabalho precisa ser vista com cautela, empatia e, princi…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos