Entenda o que significa benefício e por que ele é tão importante

Montar uma política de recompensas para os colaboradores da sua empresa é uma estratégia vital em meio ao mercado de hoje. Com a ampla concorrência, o seu negócio não quer perder a chance de conquistar uma boa imagem nem de reter os melhores talentos, concorda? Por isso mesmo, é importante entender o que significa benefício e por que o seu oferecimento deve fazer parte das ações internas da organização.

Neste post, além de falarmos sobre plano de benefícios, explicaremos os motivos pelos quais você deve começar desde já a planejar uma carteira atrativa para os funcionários. As vantagens são inúmeras e se refletem não só em nível de produtividade, como também de lucratividade, employer branding, clima organizacional, entre outros. Vamos conferir?

O que significa benefício

O benefício corporativo é uma forma extra de recompensar o funcionário pelo trabalho exercido na empresa, além do salário. Existem diversas possibilidades de benefícios, sendo os principais voltados para alimentação, saúde, transporte, bem-estar e lazer. Por isso mesmo, ajudam bastante na saúde financeira do colaborador — uma vez que esses aspectos costumam consumir uma fatia significativa da remuneração de qualquer um.

Importância dos benefícios para as empresas

Ao criar uma política de benefícios, a empresa faz um investimento de alto retorno: e explicaremos agora mesmo o porquê. Qualquer negócio só funciona e obtém bons resultados porque conta com um time de colaboradores dispostos a cumprirem com as suas funções. Não importa se o produto ou serviço for inovador ou de última qualidade, as organizações precisam de pessoas que os produzam, aperfeiçoem, promovam, vendam etc.

Se esses times não recebem o incentivo necessário para continuar dando o melhor de si, a produtividade cai, o ambiente de trabalho fica desarmônico, a empresa deixa a desejar com os clientes, o orçamento organizacional sofre interferências, entre vários outros problemas. É preciso deixar de lado a ideia equivocada de que o salário é o único combustível para que os trabalhadores produzam.

Pode ser que a sua empresa ofereça remunerações compatíveis com a média do mercado, mas esteja perdendo excelentes funcionários para a concorrência porque lá, mesmo ganhando um salário igual, eles receberão incentivos a mais — como uma política de benefícios corporativos atraente. Se esses motivos não foram suficientes, separamos no próximo tópico outras vantagens de investir nessa estratégia.

4 vantagens dos benefícios corporativos

Caso não tenha ficado claro como uma estratégia de recompensas está diretamente ligada ao sucesso de uma empresa, listamos abaixo 4 vantagens de montar e oferecer uma carteira de benefícios atraente para os funcionários. Veja!

1. Motivação para os colaboradores

O trabalhador motivado tende a produzir mais e em melhor qualidade. Isso não é segredo algum, visto que há incentivo para que ele se esforce e continue trabalhando para a empresa. Ao oferecer benefícios como os que falaremos mais adiante no post, você conta com times devidamente valorizados e satisfeitos: o que os leva a fazer melhores entregas.

2. Engajamento com o trabalho

O engajamento com o trabalho é muito importante, pois gera nos funcionários uma sensação de pertencimento. Sentindo que são peças essenciais para o funcionamento da companhia — que demonstra se preocupar com eles ao oferecer benefícios corporativos —, os times se conectam melhor com as suas funções e até mesmo com as missões, os valores e os objetivos do negócio.

3. Retenção de talentos

Perder trabalhadores excelentes para a concorrência é uma das principais dificuldades enfrentadas pelas empresas que ainda não oferecem benefícios corporativos. Como comentamos, uma política voltada justamente aos anseios do trabalhador pode ser critério decisivo para que ele permaneça com você ou opte por se desligar da organização.

4. Employer branding potencializada

O conceito de employer branding está ligado ao modo como o público interno enxerga a sua empresa, ou seja, se ela é um bom lugar para trabalhar ou não. Oferecendo uma carteira de benefícios, os funcionários têm motivos não só para produzir mais e melhor, como também para propagar a imagem da companhia como ótima empregadora a outras pessoas e a potenciais talentos.

5 principais benefícios oferecidos pelas empresas

Ok, você já entendeu o que significa benefício e por que eles devem ser oferecidos aos funcionários. Mas o que será que os colaboradores mais desejam receber? Reunimos a seguir os principais benefícios corporativos ofertados pelas organizações com base nas necessidades dos times de trabalho.

1. Vale-alimentação

O vale-alimentação é um benefício concedido em forma de cartão magnético que funciona como uma ótima alternativa às cestas básicas. Prático, o vale permite que os colaboradores façam as suas compras de gênero alimentício em estabelecimentos como supermercados, mercearias, entre outros. O saldo é recarregado mensalmente.

2. Vale-refeição

O vale-refeição segue a lógica do vale-alimentação. Por isso, muitas vezes, ambos os benefícios são ofertados em conjunto. A diferença é que, com o vale-refeição, o funcionário custeia a sua alimentação em restaurantes, lanchonetes, padarias (inclusive, próximos à empresa) etc., sem precisar se preocupar com pagamentos em dinheiro.

3. Plano de saúde

A saúde é uma das principais preocupações de qualquer família. Afinal de contas, sabemos como consultas particulares pesam no bolso e que, muitas vezes, o sistema público não consegue atender a todas as demandas com prontidão. Por isso mesmo, oferecer um plano médico como benefício é uma estratégia eficaz adotada por muitas empresas.

4. Plano odontológico

Quando falamos em saúde, também precisamos nos lembrar da bucal. Problemas dentários podem acontecer com qualquer um. No entanto, ao oferecer um convênio odontológico aos funcionários, a empresa dá a eles uma ferramenta preventiva para cuidar dos dentes. Assim, os times não são acometidos por condições que, além de dolorosas, acarretam faltas e atrasos para a realização do tratamento.

5. Vale-transporte

Diferentemente de todos os benefícios que falamos até aqui, o vale-transporte é um benefício obrigatório de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Isso significa que o empregador deve fornecer ao funcionário o valor que ele necessita para ir e voltar todos os dias à empresa, de acordo com os custos do transporte público.

Agora você já sabe o que significa benefício corporativo e compreende a importância dessas recompensas como parte de uma estratégia de melhorias na empresa. Sendo assim, inicie o planejamento para montar uma carteira atraente. Conduza pesquisas internas, entendendo o que os seus colaboradores anseiam, e conte com o auxílio de uma prestadora de serviços especializada em gestão de benefícios para implementar e acompanhar a ação.

Gostou das dicas do post? E se te falarmos que temos um e-book completo com ainda mais informações úteis para a montagem da estratégia? Faça agora mesmo o download gratuito do nosso Guia de Benefícios Corporativos!

Destaques

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?
Sem Parar Empresas: homem em frente ao computador, com as mãos apertando os olhos, sinalizando que está tendo uma síndrome de burnout no ambiente de trabalho
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?

Além de levar o colaborador a um afastamento, a síndrome de burnout no ambiente de trabalho precisa ser vista com cautela, empatia e, princi…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos