O profissional de Recursos Humanos e sua área de atuação

post_rh

O dia 3 de junho homenageia o profissional de RH, responsável pelo principal ativo de uma organização: as pessoas. Cabe ao profissional de RH a gestão de pessoas e o gerenciamento de carreiras e talentos. Nos últimos anos, esses profissionais vêm ganhando mais destaque, assumindo papel estratégico nas organizações.

A data escolhida para comemorar o Dia do Profissional do RH celebra a criação, em 1976, da World Federation of People Management Association (WFPMA). No Brasil, o responsável pela efeméride foi Genézio Lucone, fundador da Associação Paulista de Administração de Pessoal, atual ABRH-SP.

Neste post vamos mostrar como funciona a carreira destes importantes profissionais que tem como principal característica, gostar de gente.

 

O curso de gestão de RH

Com duração de três anos, o curso tem uma grade curricular ampla, que aborda temas como relações trabalhistas, gestão de benefícios, liderança, negociação, contabilidade, ética, legislação, informática, psicologia e administração.  Com a necessidade cada vez maior de uma atuação estratégica, também há espaço para profissionais como formações diferentes, como administradores, advogados, engenheiros entre outros.

O que faz um profissional de RH

O escopo de atividades do profissional da área de RH evoluiu muito nas últimas décadas. Cada vez mais ele tem participação ativa no desenvolvimento e capacitação dos colaboradores, contribuindo decisivamente para a melhora da produtividade e dos resultados gerais da organização.

Entre as suas diversas funções, compete ao profissional de RH a responsabilidade pelos processos de seleção, contratação, coordenação e treinamento de funcionários, além do desenvolvimento de técnicas e estratégias para a construção de relações sustentáveis nos diferentes ambientes hierárquicos, e administração de talentos.

Por meio de técnicas de treinamento e motivação, o profissional tem também a função de desenvolver equipes satisfeitas com o trabalho que exercem, colaborando para o crescimento das empresas.

Dependendo perfil da empresa, a organização de eventos e a gestão da comunicação interna também são atribuições dos profissionais de RH

A consultoria para empresas também é uma possibilidade de atuação do profissional de RH. Neste caso, eles ajudam a organização na contratação de profissionais, realizando entrevistas e aplicando provas e dinâmicas de grupo, podendo incluir testes vocacionais e psicológicos, além de aplicação de métricas para medir e avaliar o desempenho profissional.

A rotina dos profissionais de RH pode incluir ainda tarefas mais operacionais, relacionadas ao departamento de pessoal, como cuidar dos documentos e da parte burocrática relacionada à contratação e demissão de funcionários. Além disso, garantem que os tributos, salários e benefícios, sejam pagos corretamente aos colaboradores.

Áreas de atuação da Gestão de RH

  •  Recrutamento e Seleção
  • Analista de Recursos Humanos
  • Analista de cargos e salários
  • Analista de desenvolvimento humano
  • Analista de benefícios
  • Técnico de segurança do trabalho
  • Gerente de RH
  • Diretor de RH

Analista de Recursos Humanos

É responsável pela administração de processos relacionados ao setor e as atividades variam desde a seleção de pessoal até ações de desenvolvimento humano.

Recrutamento e Seleção

Realiza o processo de admissão de um novo funcionário, desde o recrutamento de candidatos, entrevistas e seleção, até a contratação efetiva após a contratação, ajuda na gestão de performance dos profissionais junto a gestão.

Analista de cargos e salários

Responsável por definir e revisar os cargos existentes na empresa e seus respectivos salários. Faz parte do seu trabalho levantar informações e descrever as funções de cada cargo.

Analista de desenvolvimento humano

As funções estão relacionadas à implantação e manutenção de treinamentos e desenvolvimento, eventos de integração e acompanhamento do plano de desenvolvimento individual dos colaboradores.

Analista de benefícios

Sua função é gerenciar os benefícios aos quais os colaboradores terão direito. Para isso, precisam realizar uma análise crítica dos benefícios disponíveis e adequá-los a necessidade dos usuários.

Técnico de segurança do trabalho

É responsável pela implementação de programas que evitem acidentes de trabalho, os programas de prevenção.

Coordenador de RH

Sua função está diretamente ligada à observação e cumprimento das leis trabalhistas, processos de aposentadoria, contratação, renovação de contratos e desligamentos.

São de sua responsabilidade as atividades do departamento de pessoal, no que diz respeito a salários, comissões, empréstimos e outros.

Gerente de RH

Esse é o profissional responsável por gerir pessoas, gerir custos, criar políticas de RH, articulando as atividades dos profissionais do RH. Além disso, o gestor de RH tem que possuir os skills de liderança para direcionar a sua equipe em prol dos objetivos da empresa, acessibilidade possuindo uma política de portas abertas para que os colaboradores de dialogar para expor suas idéias e críticas, delegação de tarefas para deixar de executar tarefas operacionais e visão privilegiada,  ampliando a capacidade de visualizar todos os objetivos e metas da corporação que trabalha. Dessa forma, ele tem mais recursos para trazer mais retorno.

 Mercado de trabalho

Não são apenas as grandes empresas que veem a necessidade de contratação de profissionais de RH. Por conta da complexidade da lei trabalhista, micro, pequenas e médias empresas também contratam especialistas em RH para ajudar a lidar com folha de pagamento, relacionamento com funcionários e sindicatos, além do gerenciamento de competências.

O gestor de RH pode atuar em várias áreas dentro da empresa tais como Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Remuneração e Benefícios, Cargos e Salários, Relações Trabalhistas. Por exemplo, cabe ao profissional de Remuneração e Benefícios cuidar do cartão-alimentação, cartão refeição, vale transporte, seguro-saúde, seguro de vida entre outros.  Já o analista de Relações Trabalhistas deve acompanhar e monitorar as negociações coletivas observar as cláusulas sindicais.

Destaques

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?
Sem Parar Empresas: homem em frente ao computador, com as mãos apertando os olhos, sinalizando que está tendo uma síndrome de burnout no ambiente de trabalho
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?

Além de levar o colaborador a um afastamento, a síndrome de burnout no ambiente de trabalho precisa ser vista com cautela, empatia e, princi…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos