E-learning: entenda o que é e quais são os benefícios

Sem Parar Empresas: E-learning: entenda o que é e quais são os benefícios

Você já deve estar cansado de saber que o aprendizado constante de novas habilidades é um elemento-chave na evolução de qualquer profissional e no ganho de produtividade dentro de uma empresa. No entanto, por diversas circunstâncias, tal aperfeiçoamento nem sempre pode se dar por meios tradicionais.

Nesse cenário, o e-learning pode desempenhar um papel fundamental. Se você quer entender melhor o que é e-learning, como funciona essa modalidade de aprendizado mediado pela tecnologia e quais são os seus benefícios, continue a leitura!

O que é e-learning?

Nunca ouviu falar em e-learning? Não se preocupe. Apesar de ser um termo estrangeiro, não é difícil compreender esse conceito e como ele é aplicado. Em poucas palavras, o e-learning é uma modalidade de ensino a distância que usa diferentes recursos tecnológicos para garantir o aprendizado dos participantes.

A própria tradução do termo em português ajuda a entender melhor o seu propósito: e-learning é a contração da expressão “electronic learning”, que pode ser livremente traduzida como “aprendizado eletrônico”.

Além da mediação por diferentes recursos eletrônicos (como videoaulas, áudios e outros conteúdos interativos), o e-learning tem como um dos seus pilares o autoaprendizado. Dessa maneira, cada aluno determina qual será o seu ritmo ao avançar no programa de aulas, bem como quais serão as suas prioridades ao estudar por conta própria.

É importante também que o e-learning não seja confundido com o já muito conhecido ensino a distância (EAD). Embora tenha ganhado popularidade nos últimos anos, principalmente com a pandemia de Covid-19, o EAD não necessariamente implica o uso de ferramentas tecnológicas.

É possível, por exemplo, que essa modalidade se dê por meio de cursos por correspondência.

O e-learning, por sua vez, envolve a adoção de um ambiente digital. Logo, ambos os termos não devem ser vistos como sinônimos. Por outro lado, não é errado afirmar que o e-learning é uma possibilidade para a implementação de regimes EAD ao lançar mão das ferramentas digitais disponíveis.

Como o e-learning funciona na prática?

Como dissemos, o e-learning depende, sobretudo, da utilização de um ambiente digital para mediar as relações entre o conteúdo e quem está fazendo o curso. Isso demanda a disponibilização de uma plataforma virtual, que normalmente é chamada de Learning Management System (Sistema de Gestão do Aprendizado, em uma tradução livre).

Para ser funcional, esse espaço deve garantir acesso a uma série de funcionalidades que permite que o aluno acesse os conteúdos, receba as orientações necessárias, pratique o que foi aprendido e troque experiências, seja com professores e tutores, seja com outros estudantes.

Ainda que todo o conteúdo possa ser disponibilizado de forma 100% online, em determinadas propostas, há espaço para que sejam aplicadas atividades presenciais. Tal prática recebe o nome de blended learning — ou aprendizado misto.

Com o aprimoramento das ferramentas de comunicação e as demandas geradas pela pandemia, não foram só instituições de ensino que perceberam o potencial do e-learning. A presença dessa modalidade de aprendizado é crescente também no ambiente corporativo.

As empresas usam cada vez mais o e-learning para treinar e aperfeiçoar as habilidades dos seus times de colaboradores, o que permite o desenvolvimento de novas competências dentro da equipe contratada.

Dessa forma, o e-learning faz parte de um novo contexto, cujas organizações investem em uma realidade em que o aprendizado nunca termina e utilizam os meios de comunicação digitais para viabilizá-lo de forma ágil, eficiente e com custos mais acessíveis.

De que forma o e-learning pode ser utilizado em treinamentos no meio corporativo?

Complementando o tópico anterior, em razão do movimento de transformação digital pelo qual estamos passando, é possível afirmar que, todos os dias, surgem conceitos tecnológicos novos. Além disso, é inegável que as mudanças comportamentais não estão limitadas às formas de consumo e aos relacionamentos pessoais, impactando também as relações de trabalho.

Nesse cenário, torna-se indispensável que as organizações acompanhem esse ritmo, o que é viável — em meio à implementação de outras iniciativas — a partir da utilização do e-learning. Na prática, a ferramenta envolve abordagens de ensino que auxiliam no alinhamento da percepção e do pensamento crítico dos profissionais no que diz respeito ao contexto no qual eles se encontram e à própria carreira.

Inclusive, hoje em dia, até mesmo pequenos negócios e empreendedores iniciantes vêm incorporando o e-learning como uma alternativa para a manutenção da sua vantagem competitiva no nicho de mercado em que atuam.

Afinal, a versatilidade do aprendizado eletrônico torna possível a ampla disseminação de inúmeros conteúdos personalizados, o que resulta na padronização das integrações e dos treinamentos corporativos. Então, lançando mão das incontáveis funcionalidades dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), as empresas conseguem disponibilizar aos seus colaboradores, por exemplo:

  • cursos voltados à reciclagem e à capacitação contínua;
  • palestras motivacionais;
  • orientações acerca de normas de conduta e ética a serem observadas no ambiente de trabalho;
  • instruções relativas à aplicabilidade de novos procedimentos;
  • campanhas de endormarketing;
  • treinamentos operacionais e também direcionados ao desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais etc.

Quais são as vantagens de aprender online?

Afinal, o que empresas e profissionais ganham ao escolher o e-learning como método de aprendizagem? Nos tópicos abaixo, explicamos as principais vantagens dessa escolha.

Redução de custos

Treinamentos e cursos podem custar caro para a empresa, principalmente se forem desenvolvidos na modalidade presencial, que exige o deslocamento de diversas pessoas e a utilização de um grande espaço. Isso sem falar na readequação de horários e escalas para que todos possam acompanhar a atividade de forma simultânea.

Levando tudo isso em conta, fica claro que o ensino mediado por recursos eletrônicos é menos oneroso, permitindo que a companhia faça mais gastando menos.

Aumento da disponibilidade

Os avanços tecnológicos e a ampliação do acesso à Internet foram alguns dos fatores que contribuíram para o aumento da disponibilidade de treinamentos remotos e informações, que se tornaram acessíveis de qualquer lugar a qualquer hora.

Diante disso, o e-learning se revela uma ferramenta aliada que oportuniza que os profissionais busquem conhecimento sempre que for conveniente — o que é vantajoso tanto para os colaboradores quanto para a organização.

Adequação à realidade atual

Além dos custos, o e-learning garante flexibilidade e adequação à realidade atual, na qual as medidas para o controle da pandemia de Covid-19 fizeram com que a maioria das empresas adotasse regimes de trabalho remoto.

Graças à tecnologia, os colaboradores podem fazer os treinamentos propostos de qualquer lugar, como dito, de acordo com a sua rotina, bastando apenas a conexão com a Internet. Todo o desenvolvimento pode ser acompanhado por meio da plataforma adotada.

Valorização e motivação dos colaboradores

O e-learning também pode fazer parte dos planos de benefícios oferecidos pela empresa. Isso reforça a sensação de que a companhia investe em seus colaboradores, propiciando a eles a chance de evoluir profissionalmente e conquistar postos mais avançados.

Tais possibilidades se traduzem em talentos mais motivados e capazes de gerir por conta própria o crescimento das suas carreiras, o que resulta em mais produtividade e na elevação da qualidade do trabalho.

Além disso, na prática, é como se a empresa estivesse investindo na carreira da sua força de trabalho com expectativas de alcançar o retorno dessa iniciativa por meio de resultados mais positivos. Nesse contexto, inclusive, a estratégia gera outras vantagens, como:

Construção de uma cultura organizacional direcionada ao aprendizado contínuo

No momento que vivemos atualmente — uma era de transformação digital marcada pelo surgimento de avanços em um ritmo altamente acelerado —, uma das características que mais se destacam é a constante busca pelo conhecimento. Nesse sentido, a grande facilidade de ter acesso a informações diversas impulsiona esse movimento.

Hoje em dia, todos nós pensamos e agimos em uma velocidade muito superior em comparação a qualquer outro período da sociedade. Os reflexos disso, por sua vez, são percebidos nos mais variados escopos, mas, principalmente, no modo de consumo.

Diante desse contexto, as empresas vêm apostando progressivamente em metodologias, recursos e ferramentas que possibilitem o acompanhamento dessas mudanças comportamentais. O principal objetivo é manter um olhar mais voltado às novas demandas que os consumidores digitais apresentam.

Como resultado, há a construção de uma cultura organizacional que é direcionada ao aprendizado contínuo — e, naturalmente, para o desenvolvimento de skills digitais — como mais uma vantagem da qual as companhias desfrutam a partir da utilização do e-learning para o treinamento do quadro de pessoal.

Como implementar o e-learning?

Agora que você sabe quais são os benefícios do e-learning, que tal conferir os passos essenciais para implementá-lo na sua empresa? Veja abaixo!

Avalie as necessidades da empresa

Para avaliar as necessidades da empresa, considere tanto o tipo de conteúdo a ser oferecido nos cursos quanto qual será o público-alvo. Além disso, leve em conta previamente quais são as necessidades de aprendizado mais urgentes.

Escolha uma plataforma

A plataforma escolhida deve ter as ferramentas necessárias para atender às suas necessidades. Você vai utilizar videoaulas? A plataforma deve, então, comportar esse conteúdo.

Veja também quais são as métricas e os indicadores de desempenho disponíveis em cada uma das opções.

Defina os processos

Todo curso aplicado via e-learning deve ter suas etapas delimitadas com antecedência, incluindo as metas para cada uma delas e os responsáveis pela elaboração e pelo gerenciamento do conteúdo. Isso evita falhas que comprometem o aprendizado.

Implemente os treinamentos e avalie os resultados

Com os primeiros treinamentos disponibilizados, é importante avaliar os resultados para se certificar de que a trajetória de aprendizado está surtindo os efeitos esperados. Entre os indicadores avaliados, é possível verificar o retorno financeiro do investimento, a taxa de adesão aos treinamentos e o grau de satisfação dos participantes.

Entendeu o que é e-learning? Basicamente, trata-se de uma ferramenta que tem tudo para ganhar cada vez mais espaço. No “novo normal”, é esperado que cada vez mais pessoas se interessem em investir na sua qualificação de forma remota e flexível com o auxílio da tecnologia. Então, para as empresas, cabe aproveitar essa tendência e trabalhar em conjunto aos colaboradores no crescimento profissional de todos.

A leitura foi produtiva? Então, aproveite para conhecer o portfólio de benefícios mais completo do mercado e solicite uma proposta!

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