RH dos sonhos: veja os benefícios que sua empresa pode oferecer

Sem Parar: RH dos sonhos: veja os benefícios que sua empresa pode oferecer

O time de Recursos Humanos de uma empresa está sempre preocupado em garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores, assim como busca observar o que está impactando na produtividade e a retenção de talentos. Podemos dizer que o objetivo é ter o RH dos sonhos, equilibrando vantagens e obrigações, de modo que empregador e funcionários fiquem satisfeitos. 

Quer saber como alcançar esse propósito de forma satisfatória? Neste post vamos explicar o que é o RH dos sonhos, se ele é uma utopia, quais são as vantagens desse tipo de iniciativa e como a sua empresa pode alcançá-lo. Confira a seguir!

Como ter o RH dos sonhos?

Todas as iniciativas planejadas pelo time de Recursos Humanos visam alguns objetivos, como:

  • retenção e atração de talentos;
  • melhora da satisfação;
  • aumento da produtividade;
  • atingir os resultados esperados;
  • desenvolvimento profissional dos colaboradores;
  • promoção do bem-estar e qualidade de vida;
  • maior flexibilidade e autonomia do colaborador.

A fórmula para começar a construir o RH dos sonhos é aliar os objetivos da empresa às necessidades dos colaboradores. Isso não quer dizer, porém, que a empresa tenha que agir como uma “instituição de caridade”. 

Sabemos muito bem que toda empresa tem como foco a geração de lucros e constante crescimento. No entanto, para que isso aconteça de maneira satisfatória e estratégica, investir no capital humano é essencial e faz toda a diferença nos resultados alcançados.

Como veremos no próximo tópico, uma das formas de se fazer isso é investir em benefícios corporativos.

Quais benefícios oferecer na empresa?

Os benefícios corporativos apresentam grande potencial em diferentes frentes de uma empresa. Eles se tornam um diferencial competitivo tanto para agradar aos colaboradores atuais quanto para aqueles que devem ser atraídos e encantados, sendo um complemento para o salário ofertado.

Podemos dividi-los entre os legais, previstos na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e os que são espontâneos ou facultativos, que cada empresa pode optar por oferecê-los.

Benefícios legais

Vale-transporte

Responsável por garantir a locomoção do colaborador entre a própria casa e o ambiente de trabalho, o valor do vale-transporte levará em consideração o gasto necessário para realizar o trajeto.

O custo será compartilhado entre empresa e funcionário, sendo descontado 6% do salário. Ele pode ser disponibilizado via crédito eletrônico, em cartões que contemplam ônibus e metrô, por exemplo, em dinheiro ou até como vale-combustível, caso o empregado prefira usar o próprio carro ou o da companhia.

A forma de pagamento desse tipo de benefício pode ser estabelecida pela empresa e, se necessário, é possível solicitar o comprovante de uso do benefício em casos de disponibilização via dinheiro ou vale-combustível.

Férias

Todo trabalhador contratado no modelo CLT tem direito a 30 dias corridos de férias após a conclusão de um ano de serviço. Trabalhador e empregador devem seguir as regras e obrigações da CLT, de modo que não sejam geradas multas e taxas.

Horas extras

As horas extras não devem ser incentivadas, muito pelo contrário, na verdade elas precisam ser desestimuladas, já que podem provocar o cansaço, estresse e insatisfação das pessoas.

Via de regra, caso ocorram, é preciso combinar se será feito o pagamento ou se serão aprovadas folgas para zerar o banco de horas.

Benefícios espontâneos

Vale-alimentação ou refeição

Muitas são as dúvidas em relação à disponibilização do vale-alimentação e refeição. De acordo com as regras da CLT, esse tipo de benefício corporativo não é obrigatório.

No entanto, os benefícios espontâneos estão entre os que apresentam maior capacidade de aumentar a satisfação do colaborador e de contribuir para a qualidade de vida, já que a alimentação é uma das maiores preocupações e pontos de impacto na produtividade.

Vale-presente e bonificação

Seja em momentos comemorativos, seja quando a pessoa bate uma meta, o vale-presente pode ser uma iniciativa interessante para a retenção de talentos. A bonificação, quando atrelada ao plano de carreira, também é uma forma de mostrar ao funcionário que ele está alcançando objetivos profissionais e que o seu empenho está sendo reconhecido.

Plano de saúde e odontológico

Contar com os planos de saúde e odontológico promove maior tranquilidade e praticidade no dia a dia. Esse é um benefício bastante importante, apesar de não ser obrigatório, e que pode se tornar um grande diferencial competitivo na hora de atrair talentos.

Vale-academia e cultura

Esses tipos de vales promovem um estilo de vida saudável além do aprendizado constante. Quando se pensa na saúde mental e no entretenimento do colaborador, certamente serão percebidos benefícios na realização das demandas diárias no trabalho.

Horário flexível e possibilidade de home office

Desde o início da pandemia, em 2020, a adoção do modelo de trabalho home office ou remoto se tornou uma realidade para muitas empresas tradicionais. Continuar com esse tipo de trabalho, agora que a situação está melhorando, é essencial. Além disso, permitir um horário flexível contribui para maior autonomia e capacidade de organização do colaborador, podendo mesclar sem problemas a vida profissional e pessoal.

Porém, para que essas ações funcionem é ideal ter acordos e analisar se as entregas necessárias estão acontecendo devidamente.

Como escolher os benefícios?

O RH dos sonhos não é uma fantasia. Para entender o que será estratégico para os seus funcionários, rode uma pesquisa e conheça a fundo suas necessidades e anseios.

Com o resultado em mãos, veja o que está ao alcance da sua empresa disponibilizar. É imprescindível analisar os resultados obtidos e os impactos percebidos. Dessa forma, o desenvolvimento será constante e será possível apresentar para a diretoria o custo-benefício dessas ações.

Como podemos observar, não é tão difícil ter o RH dos Sonhos, não é mesmo? Ao adotar um planejamento que leve em consideração as demandas da empresa, as necessidades do colaborador e encontrar o equilíbrio perfeito entre as iniciativas que têm como intuito promover a produtividade e as entregas, mas também aquelas que visam o bem-estar e a qualidade de vida, sua equipe terá como resultado um setor de Recursos Humanos que é ideal para todos — inclusive para quem faz parte do setor que promove essas ações!

Vamos continuar o bate-papo sobre o assunto? Compartilhe aqui nos comentários quais são as ações que a sua empresa promove para ter o RH dos sonhos!

Destaques

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?
Sem Parar Empresas: homem em frente ao computador, com as mãos apertando os olhos, sinalizando que está tendo uma síndrome de burnout no ambiente de trabalho
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?

Além de levar o colaborador a um afastamento, a síndrome de burnout no ambiente de trabalho precisa ser vista com cautela, empatia e, princi…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos