Como a tecnologia auxilia os profissionais no RH?

post_thumbnail-f8b26541acd879c7579a098b144d8bfb-1110x508

Nos últimos anos, as soluções tecnológicas têm mostrado para as companhias que são essenciais para otimizar os seus resultados. Se antes eram implementadas em alguns departamentos específicos, hoje, elas marcam presença em todos os setores, a exemplo da tecnologia no RH, que surgiu para desburocratizar as atividades e obrigações da área.

A gestão de RH lida com diversos processos rotineiros, que vão desde o recrutamento e retenção de talentos até o controle dos benefícios concedidos. Por meio de sistemas e recursos de ponta, tornou-se possível aprimorar e agilizar todas essas obrigações, garantindo uma execução mais eficiente e dinâmica.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo repleto de informações sobre como a tecnologia auxilia os profissionais que atuam no departamento de Recursos Humanos. Confira.

O que é tecnologia em RH?

Parece bastante óbvio, mas é essencial compreender bem esse conceito. A tecnologia no RH corresponde ao uso de aplicativos, softwares e equipamentos que permitem que tarefas antes realizadas manualmente sejam feitas de forma digital. Permitindo, assim, uma execução mais rápida, segura e eficaz das atividades, além de gerar economia de tempo e dinheiro para a instituição.

O diferencial dessa automação é a sua essência estratégica, pois com o apoio de funções automatizadas e instantâneas é possível que os funcionários do RH tenham mais tempo para analisar as demandas das equipes e definir metodologias para promover a cultura empresarial, aprimorar a experiência dos colaboradores, melhorar a gestão de benefícios corporativos e reduzir índices de absenteísmo e turnover.

Tudo para garantir que todo o time tenha o melhor ambiente laboral possível e fique satisfeito com a empresa, produzindo mais e ajudando a companhia a atingir suas metas e objetivos.

Qual a importância da tecnologia no RH?

A importância da tecnologia no Recursos Humanos pode ser contemplada nas vantagens que recursos e ferramentas de ponta oferecem ao negócio. Confira os destaques mais evidentes.

Automatiza atividades repetitivas

Um dos grandes desafios do RH corresponde ao volume de atividades burocráticas com as quais é preciso lidar diariamente. Há pouco tempo, o time do departamento era obrigado a cuidar de pilhas de documentos, formulários e planilhas — condição que demandava muito tempo para ser concluída pelos colaboradores.

Com o uso de plataformas digitais, esse tipo de expediente foi extinto. Isso porque os programas implantados integram e centralizam os dados em único ambiente, agilizando o acesso às documentações da área. Também é possível preencher formulários, fazer cálculos e emitir relatórios automaticamente.

Assim, a equipe pode se dedicar às pesquisas e treinamentos a fim de aprimorar o conhecimento dos demais funcionários da companhia e elevar os índices de retenção.

Permite a mensuração de resultados

Observar os resultados gerados para iniciativas de RH é essencial para saber se determinadas estratégias foram bem-sucedidas. As soluções tecnológicas são grandes aliadas nesse sentido, pois simplifica a mensuração do Retorno sobre Investimento (ROI) e agiliza análises relacionadas ao custo-benefício.

Outro diferencial é a possibilidade de acompanhar os resultados das contratações para tornar recrutamentos futuros mais estratégicos. Por meio de tecnologias específicas para a seleção de talentos, é possível gerenciar a qualidade curricular dos candidatos e armazenar dados dos profissionais que se destacaram durante a entrevista para futuras contratações.

Oferece dados precisos para a tomada de decisão

Do mesmo modo que qualquer outro setor, o RH precisa de informações relevantes para compreender sua situação atual a fim de tomar decisões mais embasadas. A tecnologia facilita a obtenção de dados, garantindo o armazenamento de referências sobre as atividades realizadas pelo departamento.

Com a emissão de relatórios detalhados, o gestor e seu time de RH podem se basear em dados referentes à realidade da empresa para potencializar decisões. Assim, é possível ter plena condição de detectar possíveis erros e desafios, reagindo prontamente para revertê-los antes que causem problemas maiores.

Facilita a gestão de benefícios

Descuidos com o gerenciamento dos benefícios concedidos aos funcionários pode trazer muita dor de cabeça e, dependendo da gravidade, até gerar multas. Por isso, é necessário contar com recursos práticos de transação para controlar as bonificações, de modo que sejam entregues corretamente.

Quais são as tecnologias em gestão de Recursos Humanos?

Conheça as ferramentas tecnológicas que não podem faltar na gestão de RH da sua empresa.

Big Data Analytics

A internet permitiu o acesso a uma grande quantidade de dados, que podem ser utilizados a favor do seu empreendimento para detectar falhas e otimizar processos. A tendência é que essa análise se torne mais otimizada e crescente em breve. Assim, a filtragem dessas referências extrairão demandas disruptivas que colocarão sua empresa na frente da concorrência.

A mesma premissa pode ser aplicada no RH, pois de acordo com as avaliações de desempenho, os resultados apresentados e as vagas de emprego de companhias similares, é possível cruzar dados estratégicos. Dessa forma, você compreende quais competências precisam ser desenvolvidas para garantir maior produtividade e inovação.

Virtualização laboral

O acesso à internet e aos programas organizacionais que permitem o trabalho dentro da própria casa promovem a virtualização laboral. Hoje, os profissionais podem trabalhar em quaisquer lugares nos quais se sintam confortáveis.

Para a organização, é uma ótima solução. Além de reduzir custos com máquinas e instalações, o colaborador atua remotamente garantindo mais flexibilidade e qualidade de vida, elevando sua produtividade.

Além disso, oferecer o home office como modalidade de trabalho pode atrair diversos talentos para o seu negócio. Nesse cenário, o desafio do RH tem a ver com o controle da execução das tarefas, alinhamento com equipe e uma boa comunicação.

Inteligência Artificial (IA)

A Inteligência Artificial otimiza diversas demandas do RH e torna as informações mais confiáveis, devido à precisão que proporciona ao usuário. Um exemplo prático é a utilização da biometria, na qual o registro do relógio de ponto é realizado por meio da digital do funcionário, garantindo precisão e evitando fraudes.

Outro uso evidente é em relação aos bots durante o processo de recrutamento e seleção. Os candidatos podem utilizar o chat no site da empresa para tirar dúvidas com o atendente virtual.

Treinamento e desenvolvimento à distância

Uma das principais funções do RH é estruturar treinamentos a fim de desenvolver competências e habilidades para o alcance das metas operacionais. Nesse sentido, as plataformas virtuais de ensino são excelentes, pois reduzem custos e facilitam o acesso aos conteúdos, garantindo que sejam conferidos em qualquer hora e lugar com o uso de um dispositivo conectado à internet.

Além disso, o formato da grade curricular EAD é bastante claro e objetivo, facilitando a compreensão pelos colaboradores. Dessa forma, os conceitos abordados podem ser praticados quase que imediatamente.

Concessão de benefícios corporativos

A gestão de benefícios corporativos precisa ser muito bem executada para garantir a satisfação dos funcionários. Para isso, existem recursos tecnológicos que tornam a obtenção de bonificações mais satisfatória, por meio de cartões.

Nesse sentido, a Sem Parar Empresas pode ser sua grande aliada, pois oferecemos um portfólio amplo de soluções em benefícios coporativos, como vale-alimentação, vale-refeição, vale-transporte, vale-presente, e uma linha completa de benefícios voltados à saúde e bem-estar do colaborador. Quando oferecidos pelo RH, tornam a experiência dos colaboradores mais eficiente devido à melhor qualidade de vida e saúde física, mental e financeira.

Acesse nosso site para conhecer todos os nossos diferenciais e solicitar uma proposta sem compromisso.

Destaques

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?
Sem Parar Empresas: homem em frente ao computador, com as mãos apertando os olhos, sinalizando que está tendo uma síndrome de burnout no ambiente de trabalho
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?

Além de levar o colaborador a um afastamento, a síndrome de burnout no ambiente de trabalho precisa ser vista com cautela, empatia e, princi…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos