Telemedicina: tire as suas dúvidas e veja as vantagens para as empresas

Sem Parar Empresas: Telemedicina: tire as suas dúvidas e veja as vantagens para as empresas

A saúde do trabalhador é uma constante preocupação das empresas, já que pessoas saudáveis têm uma qualidade de vida melhor e alcançam uma produtividade maior no trabalho. No entanto, as regras de distanciamento social para o controle da pandemia de Covid-19 fizeram com que alguns serviços deixassem de ser procurados.

Em muitos casos, esse problema pode ser contornado com o auxílio da telemedicina. Tire todas as suas dúvidas e confira as vantagens dessa opção. Boa leitura!

O que é a telemedicina?

No mundo atual, é cada vez maior o número de atividades que podem ser feitas de forma online. Desde solicitar um documento até conversar com amigos, vivemos um processo irreversível de digitalização das nossas atividades, sem dúvida, acelerado pela pandemia.

Nesse contexto, a telemedicina é uma forma de a prática médica se utilizar dessas ferramentas, tanto para se adaptar à nova realidade quanto para facilitar e agilizar procedimentos que antes poderiam tomar bastante tempo.

A telemedicina (também conhecida como telessaúde) é uma maneira de oferecer determinados serviços de saúde remotamente, por meio de plataformas de comunicação digital, utilizando vídeo, voz e conversas por texto. Ou seja, com um dispositivo conectado à internet (computador, tablet ou smartphone), é possível ter acesso ao cuidado necessário em diversas situações.

Embora importante, a telemedicina é vista como um complemento à medicina tradicional. Muitos procedimentos só podem ser feitos de forma presencial, mas a telessaúde ajuda a melhorar o suporte e o acesso ao atendimento médico.

De todo modo, em ambas as modalidades, o fator humano continua sendo o aspecto principal. Ou seja, a telemedicina, em nenhum momento, dispensa profissionais capacitados para desenvolver suas atividades.

No Brasil, a prática da telemedicina é regulamentada por resolução do Conselho Federal de Medicina. Em 2020, em decorrência da pandemia, foi sancionada uma lei federal que estabelece a utilização dessa tecnologia.

Como ela funciona?

Na prática, a telemedicina lança mão de ambientes digitais (com a devida segurança, utilizando senhas e logins para manter a confidencialidade entre profissional de saúde e médico) para prestar o apoio necessário. Ela costuma ser empregada em consultas, no fornecimento de laudos ou no acompanhamento de pacientes.

Dessa forma, uma pessoa pode procurar uma teleconsulta para que um médico avalie seus exames e forneça um laudo, um diagnóstico ou uma segunda opinião para a sua questão. Pode haver, também, orientações sobre determinados procedimentos ou para a administração correta de medicamentos.

Do mesmo modo, especialistas podem utilizar a telemedicina para avaliar exames e emitir laudos de forma mais ágil, sem que o paciente precise se deslocar levando o exame a ser avaliado de um lado para o outro. Por fim, a assistência de saúde remota é valiosa para acompanhar pacientes que estão em tratamento e precisam de um médico para avaliar a evolução do seu quadro de saúde.

4 vantagens da telemedicina para empresas

Para as empresas preocupadas com a saúde ocupacional dos seus colaboradores, a telemedicina pode ser uma aliada muito interessante. Entenda as razões para isso, nos tópicos a seguir.

1. Otimização de tempo e processos

Tanto médicos quanto pacientes podem usufruir dos ganhos obtidos por meio da otimização de tempo e processos proporcionados pelo bom uso da telemedicina. Vamos retomar a situação dos laudos para deixar isso mais claro: imagine que você precisa fazer um exame de sangue. Diante dessa necessidade, você marca a coleta do material no laboratório perto da sua casa.

Em uma situação normal, com o resultado em mãos, você iria ao consultório do médico. Para isso, seria necessário se deslocar até lá. Com a telemedicina, esse processo é encurtado: o laboratório envia uma cópia digital para o médico, que de forma remota já elabora o laudo e envia ao paciente, fornecendo as demais orientações necessárias, incluindo o eventual acompanhamento de outros especialistas ou algum tratamento.

Em uma empresa, isso pode ser útil também em situações de rotina, nas quais toda a equipe precisa passar por avaliações médicas. Em vez de parar tudo para que cada funcionário se desloque ao consultório, a avaliação pode ser feita por meio da telemedicina, garantindo o cuidado com a saúde de todos.

2. Redução de custos

Muitas ferramentas disponibilizadas pela telemedicina geram uma economia para a empresa. Como são exigidos menos recursos, as consultas e laudos costumam ter um custo menor, tanto para o colaborador quanto para a empresa, sem que isso comprometa o acesso a um serviço de qualidade.

3. Acessibilidade facilitada

Quem mora em áreas com menor disponibilidade de médicos ganha muito com a telemedicina. Um morador do interior pode ter acesso a diversos especialistas da capital sem precisar se deslocar até lá de forma constante, o que também contribui com a economia de tempo e recursos financeiros.

4. Preservação da saúde do colaborador

A agilidade da telemedicina também contribui com a saúde do colaborador, que não precisa esperar tanto tempo para ter acesso à assistência médica. Com uma avaliação mais ágil, é possível dar início precoce ao tratamento, providenciar o encaminhamento para outro especialista ou mesmo solicitar um atendimento presencial, se for necessário.

O que considerar ao escolher uma empresa de serviços de telemedicina?

Na hora de contar com o serviço de telemedicina, é importante verificar o que cada empresa do setor oferece. A partir disso, é possível contratar uma opção que esteja de acordo com suas necessidades.

É comum que existam empresas que ofereçam serviços de telemedicina apenas para determinada especialidade médica ou disponibilizem somente uma modalidade de atendimento (emissão de laudos, por exemplo).

Além disso, é preciso conferir em quais horários o suporte é oferecido e qual o tempo médio necessário para marcar um atendimento. Por fim, confira a reputação da empresa e certifique-se de que ela coloca em prática o que dizem as autoridades de saúde. Isso garante a seriedade do atendimento.

A telemedicina ainda é uma novidade, mas que gradualmente vai ganhando espaço. Nas empresas, essa forma de atendimento, certamente, contribuirá bastante para o incremento da saúde e da segurança de todos os colaboradores, o que deve ser uma preocupação constante.

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