Fique de olho nas principais tendências de RH para o ano de 2022
VB - 17/12/2021
O ano de 2020 foi um ano que pegou todos desprevenidos por circunstâncias claras e que já fazem parte do nosso cotidiano, o que resultou em uma mudança completa de rotina até 2021. E é nesse sentido que reunimos as principais tendências de RH para 2022.
As adequações de prevenção e saúde impostas tiveram que ser implementadas com rapidez. E não foram apenas as empresas que precisaram se adaptar, vários colaboradores tiveram que aprender a trabalhar com restrições. O RH, por exemplo, foi um dos setores que mais penou para lidar com essa demanda, pois é responsável por gerenciar todo o capital humano das instituições.
Quer ficar de olho nas maiores tendências de recursos humanos para 2022? Neste conteúdo, reunimos tudo que você precisa saber para evitar ser pego de surpresa de novo. Acompanhe.
Home office definitivo
Devido ao cenário atual, muitas companhias enxergaram o home office como uma solução definitiva. Isso porque os gestores notaram rapidamente as vantagens desse recurso, como diminuição de custos operacionais, autonomia para os profissionais tomarem decisões e flexibilidade para cada um montar sua rotina. Tudo isso sem a necessidade de ir para a sede da empresa.
Nesse sentido, é preciso dar instruções e providenciar os materiais necessários para que o trabalho seja executado com eficiência. Uma maneira de deixar os funcionários mais próximos dos colegas e líderes é fazer reuniões à distância por meio de aplicativos de videoconferência. Isso também deve ser feito para alinhar projetos, metas e objetivos operacionais que precisam ser atingidos no prazo determinado.
Treinamentos e processos seletivos online
Por ser muito prático, o treinamento online está consolidado e será utilizado com frequência em 2022. Ele é mais flexível e econômico, pois não precisa de um ambiente físico ou de reunir um grupo de alunos no mesmo horário.
As organizações não deixarão de qualificar suas equipes, pois o foco é aumentar a produtividade e melhorar o desempenho (individual e coletivo). Outra vantagem desse tipo de instrução é que os funcionários se sentem mais valorizados e motivados.
O cenário no qual vivemos forçou mudanças de execução em relação ao recrutamento e seleção de novos talentos, que passou a ser feito 100% online. Esse processo facilita muito a vida dos recrutadores, permitindo entrevistar um número maior de candidatos, o que aumenta as chances de sucesso com a ocupação das vagas, fazendo com que esse recurso continue entre as tendências de RH para 2022.
Benefícios flexíveis
Por conta do novo modelo de trabalho híbrido (um período em casa, outro na empresa), os benefícios que atraem funcionários mudaram. Isso significa que um simples pacote de bonificações com vale-alimentação e vale-transporte não fideliza esses profissionais.
As necessidades mudaram, especialmente para quem seguirá carreira em home office. Existem diversas opções de benefícios que se adaptaram a essa modalidade, mas é necessário permitir que cada colaborador escolha o que mais atende às suas demandas do momento.
Responsabilidade social
A responsabilidade social está ganhando muita força. As pessoas estão cada vez mais atentas e adeptas às marcas que defendem as causas sociais. No entanto, essa prática não deve ser algo somente estratégico para melhorar a imagem do negócio. Pelo contrário, precisa ser algo vinculado aos pilares institucionais da empresa a fim de incentivar os funcionários.
Como resultado, essa atividade pode influenciar produtos ou serviços e também no modo como a companhia se posiciona no mercado, o que pode favorecer todos os envolvidos.
Soft Skills
Empatia, liderança, flexibilidade, proatividade e resiliência. Esses são os fatores que ganharam destaque recentemente e são cada vez mais buscados pelo RH durante o recrutamento. As soft skills são habilidades que evidenciam as características interpessoais dos candidatos.
A situação atual trouxe à tona a necessidade de ter talentos com essas qualidades dentro das equipes. Indivíduos com domínio emocional podem melhorar o desempenho organizacional com o desenvolvimento de liderança, com a resolução de conflitos e uma atuação humanizada.
Gestão de saúde mental
A saúde mental é uma demanda sensível que precisa ser tratada com cuidado, pois empresas que não se preocupam com o bem-estar de seus profissionais podem sofrer com altas taxas de absenteísmo e rotatividade.
Isso porque o surgimento de transtornos de ansiedade e depressão está cada vez mais constante, e muito disso tem a ver com a sobrecarga no trabalho. Felizmente, há muitas soluções que podem ser implementadas, como:
- acompanhamento psicológico para detectar indícios de problemas emocionais ainda no início;
- capacitação de líderes para lidar com situações de maneira empática e humanizada no ambiente de trabalho;
- divulgação de campanhas contra assédio moral e bullying;
- inovação nos espaços de descanso;
- incentivo a alongamentos e exercícios físicos;
- realização de atividades lúdicas para diminuir a tensão em dias difíceis.
Alguns dos efeitos do descuido com a saúde mental no trabalho são:
- clima organizacional pesado;
- dificuldade de harmonizar assuntos pessoais e profissionais;
- relações interpessoais difíceis.
People Analytics
O People Analytics é uma metodologia que pode ser explorada pelo RH. Ao usar dados gerados e coletados em ferramentas de Big Data, é possível desenvolver inteligência organizacional para fazer uma gestão de pessoas de qualidade.
Após analisar e interpretar dados de funcionários e candidatos, você compreende melhor o comportamento individual de cada integrante da equipe para dar instruções pontuais — uma solução e tanto para potencializar o desempenho do time.
Automatização dos processos
O software de automação melhora as operações de rotina do RH. Afinal, eles ajudam a:
- descomplicar as atividades com a automatização de processos;
- gerenciar todo o setor, demandando menos espaço físico para a documentação dos arquivos e direcionando a servidores digitais;
- deixar o trabalho mais móvel, já que tudo pode ser acessado a qualquer hora e lugar;
- ter insights por meio de relatórios gerados automaticamente.
É a junção de tecnologias integradas que levam a soluções multifacetadas para o desenvolvimento competitivo não somente do departamento de recursos humanos, mas também da empresa toda. Essa é uma tendência essencial e obrigatória para atender às novas demandas do mercado profissional e corporativo.
E então, o que achou das principais tendências de RH para 2022? Algumas já existem há tempos, mas foram melhoradas para lidar com as necessidades que surgiram ultimamente. O segredo para uma gestão eficiente é acompanhar tudo aquilo que está se consolidando no mercado. Faça pesquisas, converse com outros gestores do ramo para implementar as ferramentas que mais se adéquam à empresa e suas equipes.
Se este artigo foi útil pra você, compartilhe com seus colegas e profissionais de RH nas redes sociais para que eles fiquem por dentro das tendências do ramo para este ano.
Destaques
Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?
Além de levar o colaborador a um afastamento, a síndrome de burnout no ambiente de trabalho precisa ser vista com cautela, empatia e, princi…