A segurança de um veículo de carga depende de vários fatores, como uma boa condução, rodovias bem estruturadas, manutenções em dia e capacidade de carga respeitada.
É normal que um caminhão que carrega um peso além daquele para o qual foi projetado corra mais riscos de acidentes. Ele não tem a mesma estabilidade e pode tombar, inclinar-se, derrubar parte da carga, ter dificuldades de parar, colidir com outro veículo, entre outros incidentes.
Por isso, existe a tabela de capacidade de carga dos caminhões. É sobre ela que vamos falar neste artigo. Faça a leitura até fim e tire suas dúvidas!
O que é a tabela de capacidade de carga?
A tabela de capacidade de carga é um material que resultou de algumas resoluções, das quais falaremos mais adiante. Na verdade, existem mais de uma a observar pelo setor de transportes.
A Tabela DNIT, por exemplo, apresenta informações sobre o arranjo de peso em cada eixo, o carregamento bruto em sua totalidade e a espécie de veículo conforme diferentes fabricantes. Trata-se de uma tabela de quantidade de carga voltada para caminhões. DNIT, vale recordar, é a sigla de Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.
A Tabela ANTT mostra as cargas mínimas para o modal rodoviário e fixa os preços mínimos para fretes de acordo com a Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT).
O que a lei diz a respeito da capacidade de carga?
A tabela de capacidade de carga do DNIT se desenvolveu a partir das seguintes resoluções do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito):
Por meio dessas resoluções, o CONTRAN regulamentou alguns artigos do Código de Trânsito Brasileiro (99 e 100), em que se definem limites para o tamanho, peso bruto e peso por eixo dos veículos de carga. Conforme a legislação, os limites podem ser considerados por eixo. O peso dividido corretamente por eixo é importante para reduzir os impactos causados nas estradas.
Principais tipos de caminhão e suas cargas máximas
As capacidades de carga dos caminhões variam bastante, conforme o tipo de veículo e os eixos disponíveis. Também é necessário observar que existem diferentes marcas de caminhão e modelos de caminhão, o que também influi no cálculo da carga máxima.
Além disso, precisamos entender que, ao falarmos sobre a capacidade de carga, estamos nos referindo à lotação, já que existem outros conceitos:
- tara é o peso do veículo sem a carga (peso morto);
- lotação é a soma da carga em si + motorista + passageiros;
- Peso Bruto Total (PBT) é a soma da tara + lotação;
- Peso Bruto Total Combinado (PBTC) é a soma da tara + lotação + peso dos cavalos mecânicos do reboque, ou peso da carreta;
- Carga Máxima de Tração (CMT) é o máximo de carga que pode ser rebocado.
No transporte de carga, percebemos que o peso do condutor e passageiros é praticamente irrelevante para o cálculo da lotação. Ele só vale efetivamente para veículos que transportam pessoas (ônibus e vans).
Na tabela de capacidade de carga DNIT, há mais detalhes que vale a pena consultar para realizar uma viagem segura, com os pesos divididos corretamente pelos eixos. No Guia do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC), temos uma tabela que contempla ainda os modelos e as marcas de caminhões.
Agora, consideremos a capacidade de carga máxima (em kg) dos principais tipos de caminhão:
- VUC (menor caminhão, circula em rodovias e vias públicas): 3 mil kg;
- toco (caminhão com um eixo na dianteira e um eixo na traseira): 6 mil kg;
- truck ou 6/2 (caminhão com dois eixos que suporta mais peso que o toco): 10 a 14 mil kg;
- bitruck (caminhão com quatro eixos): 22 mil kg;
- cavalo mecânico simples (carreta simples, com dois eixos): 25 mil kg;
- carreta LS, ou cavalo mecânico (três eixos): 32 mil kg;
A tabela de capacidade de carga é um valioso referencial para o setor de transporte. Conhecer e respeitar os limites máximos ajuda a evitar acidentes e penalidades.
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