Saiba como otimizar o transporte de carga da sua empresa

GettyImages-642294941-1-780x450

Saber como otimizar o transporte de carga é fundamental para manter a empresa competitiva no mercado. Afinal, a perda de tempo, de dinheiro e de recursos humanos representa enormes problemas. Com algumas práticas e ferramentas, é possível conseguir isso desde que haja muita dedicação.

Ao longo deste texto, vamos trazer alguns itens que são fundamentais na otimização do transporte de carga, mostrar algumas ferramentas bem úteis e muito mais!

Como melhorar a gestão do transporte de cargas?

Otimizar significa aperfeiçoar, ou seja, tornar algo melhor. Como fazer isso se vários erros são cometidos na gestão de cargas? Por isso, a primeira etapa para melhorar o transporte é identificar e corrigir possíveis falhas. A carga e descarga de materiais, por exemplo, costuma ser uma grande fonte dessa perda de agilidade.

Demoras no processo, perdas de materiais e veículos parados por muito tempo são péssimos para o negócio, e isso deve ser evitado. Por falar nos automóveis, investir na manutenção preventiva para evitar quebras é outra maneira de melhorar a gestão no transporte.

Apostar em ferramentas que auxiliem no controle, no monitoramento da carga e no planejamento do percurso também é muito importante na otimização de todo o processo. Não sabe quais delas utilizar? Então, continue com a gente e conheça algumas que são muito úteis!

Quais ferramentas utilizar?

Ferramentas como o Waze facilitam bastante na hora de traçar o melhor caminho. Porém, é preciso mais. Dispositivos que auxiliem no controle e na gestão de combustível também são fundamentais, como o Cartão CTF-BR Frota, que permite acompanhar tudo relativo aos abastecimentos em tempo real.

O monitoramento por câmeras também é uma ótima ferramenta para otimizar o transporte de carga. Além de trazer muito mais segurança, esse dispositivo acaba melhorando a eficiência dos motoristas, uma vez que a perda de tempo com desvios ou paradas não programadas é bem reduzida.

Outra ferramenta muito útil, mas que poucos dão atenção, é o treinamento. Sim, isso mesmo! Uma equipe qualificada comete menos erros. Isso por si só já melhora a eficiência de todos os processos que envolvem o transporte de cargas. Além disso, você consegue perceber a melhor utilização dos veículos.

Como resultado, além de uma diminuição no tempo de carga, descarga e do próprio trajeto em si, há uma economia significativa no uso de combustível e, principalmente, na quantidade de quebras e no número de horas parado por falta de veículos disponíveis.

Quais são os desafios para ter sucesso?

Bom, agora que você já sabe como e quais ferramentas usar para otimizar o transporte de carga, é hora de vermos alguns desafios para garantir o sucesso. O primeiro deles é a renovação da frota, que representa um custo, mas é muito necessária para manter o desempenho em alta.

O planejamento e a antecipação de demandas também são grandes desafios, mas fundamentais para a manutenção da competitividade da empresa. É muito importante estar à frente da concorrência e se preparar para as mudanças no setor e, como um bom gestor, você já deve ter passado por muitas.

Manter o transporte de carga funcionando como um relógio, perfeitamente sincronizado, não é uma tarefa simples. No entanto, como você viu, isso é possível se for dada muita atenção a alguns detalhes. Coloque em prática tudo o que aprendeu hoje e tenha a certeza de que os resultados virão.

Quer ver como melhorar ainda mais o transporte de carga? Então, entre em contato com o time da Sem Parar! Temos a solução ideal para você!

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios