Alugar ou financiar carro para empresa? Descubra qual a melhor opção!

Sem Parar: Alugar ou financiar carro para empresa? Descubra qual a melhor opção!

A dúvida entre alugar ou financiar carro para empresa não é nova. Na verdade, ela já existe há algum tempo e é uma das principais questões que impedem o gestor de dar o próximo passo na hora de fornecer veículos para seus funcionários.

Antes de tudo, é preciso dizer que não existe uma alternativa universalmente correta. É preciso avaliar os gastos da sua região, suas necessidades e, até mesmo, a saúde financeira do seu negócio antes de progredir com a escolha.

Nesta postagem, nós falaremos como você pode fazer um balanço rápido para começar a quantificar os custos e as principais diferenças entre essas duas escolhas. Esperamos que no final você tenha mais preparo para tomar uma decisão. Tem interesse no assunto? Continue sua leitura até o final!

Vantagens e desvantagens de alugar um carro

Atualmente, vemos um número crescente de pessoas que preferem alugar um carro. As razões para isso são variadas, mas todas elas se concentram em algumas das principais vantagens desse tipo de abordagem.

A primeira delas é que o cliente não se preocupa com manutenções preventivas, com toda a parte burocrática (como emplacamento, pagamento de IPVA e demais custos e responsabilidades que o proprietário deve ter), e somente faz o pagamento mensal do veículo.

Apesar das vantagens, o cliente fica refém das tarifas e da quilometragem utilizada, o que pode fazer com que o custo salte bastante. Também é preciso avaliar o modelo e as necessidades da empresa antes de optar por essa linha de pensamento. 

Prós e contras do financiamento

O financiamento automotivo é sempre um tópico delicado, especialmente, quando falamos sobre a compra de automóveis para uma empresa. A princípio, escolher por essa abordagem depende de uma série de fatores.

O primeiro deles é a utilização da frota. Se sua empresa faz o serviço de logística ou transporte, ter um veículo pode ser indispensável e, até mesmo, mais barato que o aluguel. Em contrapartida, existem juros do financiamento, custos com a manutenção e toda a preocupação com a parte burocrática do licenciamento do veículo.

O financiamento também compromete parte da renda do seu negócio por alguns anos. Para não errar, é preciso ver com cuidado o retorno sobre o investimento e todos os riscos dessa operação.

Apesar das dificuldades, você não ficará preso com quilometragens, taxas e outras preocupações que variam de acordo com o contrato. Os veículos também se tornam parte do patrimônio da empresa e podem servir como um diferencial na realização do seu serviço, o que são outros fatores a serem considerados.

Escolha do melhor para seu negócio

Como você pode ver, a escolha ideal para seu negócio depende de muitos fatores: sua área de atuação, rodagem mensal, objetivo com o uso dos carros e uma série de outros pontos que somente você pode definir.

De maneira geral, companhias que não trabalham com logística ou transporte podem tentar fazer a locação de um veículo para seus funcionários, para avaliar os custos e a adaptação dessa modalidade. Entretanto, aqueles que são do setor de logística dificilmente podem ter essa alternativa, uma vez que o uso é muito mais intenso que o habitual.

Alugar ou financiar carro para empresa depende de um planejamento financeiro bem fundamentado e pautado nas escolhas que estão ao seu redor. Na dúvida, converse com seu contador e leve em conta todas as variáveis que mencionamos antes de tomar uma decisão acertada e que realmente trará bons frutos ao seu negócio.

Gostou da postagem? Siga nossas páginas no LinkedIn e no Facebook, e assine nossa newsletter para não perder mais nenhum conteúdo!

Destaques

Passo a passo da transferência de veículos para CNPJ
Sem Parar Empresas: chave sendo entregue ao comprador que fará a transferência de veículos para seu CNPJ
1 - Novembro - 2023

Passo a passo da transferência de veículos para CNPJ

Empresas que possuem seus próprios veículos para operações externas precisam estar atentas à regularização dos automóveis. Afinal, eles são …

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios