Com os diversos bloqueios nas estradas em decorrência à insatisfação dos resultados eleitorais de 2022, várias manifestações aconteceram e, com isso, diversas vias do país foram bloqueadas, o que atrapalhou o trabalho e trânsito de quem estava nas estradas.
Os pontos de concentração dos bolsonaristas já perderam a força, mas é sempre interessante entender como agir nesses casos. Neste material, você confere algumas dicas em relação às melhores estratégias para lidar com esses infortúnios, além de entender como se manter em segurança caso precise lidar com algum bloqueio nas estradas.
Siga a leitura e confira o que e como fazer!
Comunique quem está esperando
No auge das manifestações, diversos trabalhadores ficaram presos nas estradas. Se este for o seu caso em algum momento, o primeiro passo é conversar com quem está te esperando no ponto de chegada. Converse com a sua família, equipe de trabalho e superiores.
Sabemos que os atrasos não são vistos de uma maneira positiva, por isso é importante documentar o que está acontecendo e tranquilizar as pessoas importantes para você e para o seu trabalho.
Denuncie o bloqueio
De acordo com o artigo 253-A do Código de Trânsito Brasileiro, é considerado infração gravíssima a ação de perturbar e impedir passagem de qualquer via. Além das outras problemáticas relacionadas a tais manifestações, o bloqueio de passagem é crime e precisa ser denunciado.
Portanto, caso tenha sido vítima de algum bloqueio nas estradas, entre em contato com a polícia pelo telefone 191 ou, em casos presenciais, procure algum posto de atendimento da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Mantenha a calma
É de extrema importância saber que não é responsabilidade sua terminar com o bloqueio. Não é recomendado que você saia do caminhão e tente fazer justiça com as próprias mãos. Se possível, então, retire o seu veículo da via, encoste em algum lugar seguro e mantenha a calma.
Situações como essas podem ser bastante estressantes, por isso, procure descansar e relaxar. Considere ouvir uma música e se distraia com outras coisas (como falar com a sua família) para passar o tempo de espera para as ações policiais.
Rode com segurança
Embora atrasar não seja ideal, não tente compensar o tempo do caminhão parado com acelerações e atalhos indevidos. Respeite o seu tempo no volante e dirija com cautela.
Os bloqueios nas estradas são incidentes externos, assim como as chuvas fortes ou acidentes nas estradas, logo não são de sua responsabilidade. Rode com calma para chegar em segurança, combinado?!
Falando em rodar com calma e segurança, apostar em soluções no volante é também um bom jeito de você, caminhoneiro(a), tornar a sua rotina nas estradas mais simples. Uma delas é a TAG Sem Parar Pedágio. Com ela, você não precisa mais pegar filas e pode chegar nos seus destinos de maneira ainda mais ágil, mesmo com os bloqueios nas estradas.
Gostou das nossas dicas de hoje?! Para ficar por dentro de todos os materiais da Sem Parar Empresa e conferir sempre as novidades do blog, assine a nossa newsletter. Você também pode nos acompanhar nas redes sociais, como o LinkedIn e o Facebook. Fica a dica!