O mercado automobilístico está em constante evolução e vem oferecendo opções interessantes de modelos que garantem o máximo de conforto sem perder o desempenho. Pensando nisso, preparamos este post com 4 das mais importantes dicas sobre como usar o câmbio automático.
Esse sistema vem se tornando cada vez mais popular e, diferentemente do câmbio tradicional, realiza todo o processo de seleção de marchas de maneira automatizada, sem a necessidade de interferência dos condutores por meio de pedais da embreagem ou de alavancas da transmissão. Continue sua leitura e descubra como utilizá-lo!
1. Separe um tempo para aprender
O primeiro passo para usar o câmbio automático é separar um tempo para aprender, sobretudo quando você nunca teve contato com o sistema. O ideal é experimentar aos poucos em um local seguro para depois encarar diferentes condições da estrada e situações mais complexas.
É nesse momento que você aprenderá, por exemplo, sobre um fenômeno conhecido como “creeping”, no qual o automóvel se movimenta sozinho quando o câmbio fica na posição “D”. Sem esse conhecimento, você poderia levar um susto ou até mesmo ter um pequeno acidente.
2. Tome cuidado com o R e o P
O câmbio automático conta com algumas diferenças diante da versão tradicional, como as posições P, de parking, e a R, de reversing (ou marcha ré). No entanto, embora isso seja o padrão dos modelos, você deve ter cuidado especial com ambas.
Jamais selecione o R e o P com o automóvel em movimento, mesmo em situações de engarrafamento ou trânsito lento. Se for preciso puxar o freio de mão ou acionar a ré, isso gera um grande tranco em tais veículos, o que prejudica muito o sistema.
3. Não utilize o N nas descidas
Outra posição que existe nos modelos de câmbio automático é o N, que significa neutro. Assim como pode acontecer em carros tradicionais, algumas pessoas gostam de deixar o carro na popular “banguela”, ou seja, descer com ele desengrenado para economizar combustível.
Além de ser uma prática pouco eficiente, ela é perigosa, principalmente nos automáticos, pois exige ainda mais dos freios, que precisarão segurar sozinhos um peso maior. A recomendação das montadoras é retirar do D (drive) e passar para uma marcha mais forte.
4. Verifique o óleo do câmbio
Por fim, não dá para dar dicas sobre como usar o câmbio automático sem falar que é muito importante verificar, sempre que possível, o nível do seu óleo. Alguns modelos têm a necessidade de fazer a troca, o que pode ser checado no manual ou com a montadora.
De qualquer jeito, não é nada indicado rodar com níveis baixos, pois você pode ficar na mão. Redobre a atenção independentemente da marca ou ano do automóvel, uma vez que existe o risco de vazamentos.
Pronto! Agora você já sabe como usar o câmbio automático! Não se esqueça de sempre fazer uma boa manutenção para manter o carro em pleno funcionamento e evitar problemas.